BLOG

Pix para e-commerce: Vantagens e Desafios

Em recente pesquisa Spin Pay, cerca de 55% das lojas entrevistadas afirmaram que o Pix ajudou a aumentar as suas vendas no e-commerce.

O método gratuito para os pagadores, lançado em 2020, está se mostrando uma verdadeira vantagem para lojistas do Brasil.

Simples de usar e com alta adesão dos brasileiros, o Pix já está entre os meios de pagamento mais utilizados no país.

Além disso, ele é mais econômico para as empresas e o seu recebimento é à vista, contribuindo significativamente para o caixa dos negócios.

Mas, assim como existem aspectos benéficos, é preciso entender os desafios que estão por trás da sua adesão e como vencê-los.

Continue com a sua leitura para ver, com a gente, como o Pix pode ser vantajoso para o e-commerce e de que forma você pode aderir a ele com tranquilidade em sua loja.

O que é o Pix

O Pix é um método de transferência e pagamento online, que é realizado de modo instantâneo entre as contas bancárias digitais do pagador e do recebedor.

Lançado em 16 de novembro de 2020, ele permite a troca de dinheiro em poucos segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, o seu funcionamento é contínuo.

Em seu primeiro ano de operação, foi feito o volume de mais de 1,6 bilhão de transações e foram movimentados cerca de R$ 4 trilhões.

Com o Pix, é possível que pessoas físicas façam transferências a outras pessoas e empresas de forma totalmente gratuita.

As empresas, por sua vez, estão habilitadas a realizarem pagamentos entre si, para pessoas físicas e para governos.

No caso das pessoas jurídicas, apenas o Microempreendedor Individual (MEI) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) podem fazer transferências sem custos. Os outros formatos de empresas podem ser taxadas na utilização do Pix.

Para que a transferência ocorra, tanto o pagador quanto o recebedor precisam ter uma conta em banco – que pode ser conta corrente, poupança ou de pagamento pré-paga.

Assim, o Pix surgiu como uma nova alternativa para transferências e pagamentos online entre pessoas, empresas e o governo.

O que muda com o Pix

Simples de usar e gratuito para as pessoas físicas, o Pix conquistou grande parte dos brasileiros.

Com apenas um ano de implementação, o método já havia sido responsável por mais operações do que a soma de todos os boletos, TEDs, DOCs e cheques feitos ou utilizados no mesmo período.

Então, a principal mudança que podemos observar com a chegada do Pix é a perda de importância de outros meios. Como consequência, muda o mercado dos operadores e intermediadores de pagamento.

Além disso, a sua operacionalização fácil e instantânea faz com que as empresas tenham que se adaptar e ter processos mais rápidos e efetivos

Dessa forma, o Pix trouxe importantes mudanças para o mercado brasileiro de pagamentos.

Como utilizar o Pix no E-commerce

A pesquisa “A adesão do Pix como meio de pagamento nos e-commerces”, realizada pela Spin Pay, chegou a dados relevantes sobre o uso do método em lojas virtuais no Brasil.

De acordo com o levantamento: “a média de crescimento do uso do Pix no varejo eletrônico é de 50%” e a tendência é de mais aumento para os próximos períodos.

Ainda segundo o estudo, as vendas em mais da metade dos e-commerces respondentes aumentaram após a adesão ao Pix como um dos meios de recebimento da empresa.

Então, se a sua loja virtual ainda não adicionou o Pix para receber dos clientes, está na hora de pensar em mudar essa situação.

O método é aceito pelas principais plataformas de e-commerce. Entre elas, estão:

  • Vtex
  • Nuvemshop
  • Tray
  • Mercado Pago
  • Irroba
  • Magento
  • WooCommerce
  • e-Millennium
  • Vnda 
  • Bling

 

Para oferecer o Pix em sua loja virtual, algumas configurações precisam ser feitas. 

De acordo com a estrutura do site, apenas a instalação de plugins específicos já pode ser suficiente.

Em alguns casos, será necessário configurar a adesão ao Pix manualmente na plataforma da loja.

Outra alternativa é a contratação de um serviço intermediário para a utilização do Pix no e-commerce.

No Mercado Pago, por exemplo, basta que o lojista integre o meio de pagamento e logo ele aparecerá no Checkout Pro ou no Checkout Transparente oferecido no plano contratado.

Feito isso, a loja pode disponibilizar o Pix por meio de:

  • Chave Pix;
  • QR Code;
  • Copia e Cola;
  • Inserção dos dados (como ocorre hoje com o TED).

As opções de QR Code e “Copia e Cola” agilizam o trabalho do pagador já que elas preparam todos os dados necessários ao pagamento – como informações do recebedor e valor a pagar.

Então, com tudo configurado, é só divulgar que o Pix já está disponível no seu e-commerce. 

5 Vantagens de usar o Pix na Loja Virtual

O levantamento da Spin Pay revelou outras informações sobre o uso do Pix fornecidas por lojistas digitais. Para eles, as principais vantagens da adesão ao método são:

  • Menor custo por transação 
  • Recebimento na hora do valor do pagamento das compras
  • Agilidade do serviço
  • A possibilidade de aumentar as vendas pela conversão de pagamentos

Outro aspecto vantajoso do Pix, segundo alguns especialistas, é a possibilidade de uso do sistema pelos chamados desbancarizados – pessoas que não têm cartão de crédito nem acesso a outros serviços.

Sobre o tema, Daniel Davanço, head de Pagamentos Online do Mercado Pago, afirma que:

A chegada do Pix tem um enorme potencial para incluir no comércio eletrônico pessoas que antes não compravam online. O Pix será uma importante ferramenta para auxiliar no avanço do setor, além de contribuir para a rentabilidade desses empreendedores”.

Logo abaixo, vamos conferir detalhes sobre as vantagens de utilizar o Pix no e-commerce:

1 – Menor custo por transação

Como vimos, o Pix é gratuito para pessoas físicas, MEIs e EPPs. Mas, mesmo para os negócios dispensados dessa gratuidade, o meio é financeiramente vantajoso.

Ao usar o Pix, empresas podem ter economia de até 80% nos custos com transações financeiras em comparação ao custo das taxas de cartão de crédito e para a emissão de boleto, de acordo com E-commerce Brasil

Assim, empresas que oferecem o método em suas lojas virtuais conseguem reduzir significativamente os gastos da operação.

2 – Recebimento instantâneo

Outra grande vantagem do Pix é que, depois da transação feita, o dinheiro entra na hora para o lojista.

Além de ser um grande ganho para a liquidez do negócio, a sua instantaneidade agiliza bastante o processo.

Com boletos, por exemplo, a compensação do valor e a sua confirmação à empresa recebedora pode demorar até 3 dias úteis.

Já com o Pix, no entanto, a loja é notificada imediatamente após o pagamento e o valor entra em sua conta no mesmo instante.

3 – Agilidade do serviço de pagamento

A facilidade de uso do Pix é uma das grandes vantagens do método. Ele funciona de forma simples tanto para os pagadores quanto para os recebedores.

Para quem for efetuar a transação, basta ter uma conta digital em uma das mais de 730 instituições bancárias que aceitam a modalidade. 

Em seguida, a pessoa precisa inserir os dados da empresa que vai receber o valor – o que pode ser em chave pix ou copia e cola, por exemplo.

Como é tudo feito diretamente em seu próprio celular, os compradores se sentem seguros e confortáveis em realizar a operação.

Do outro lado, as empresas também contam com um sistema simples de manusear e rapidez na confirmação do pagamento.

4 – Possibilidade de aumentar as vendas

Segundo a pesquisa Spin Pay que conferimos, a adesão ao Pix trouxe resultados relevantes para as lojas virtuais que passaram a utilizá-lo.

Inclusive, o Pix já disputa o primeiro lugar como meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Dinheiro e cartão de débito agora têm um competidor à altura nesse favoritismo.

Assim, oferecer um meio de pagamento que está em ascensão é uma maneira de diversificar os serviços aos clientes atuais e oferecer novas entradas para potenciais clientes.

5 – Atender a novos públicos

No Brasil, uma prática muito comum entre familiares e amigos é o empréstimo de cartão de crédito.

Marcela Kawauti,  economista-chefe do SPC Brasil, afirma que: 

Cerca de 15 milhões de consumidores ficaram ou ainda estão com o nome sujo por emprestarem o cartão de crédito e o cartão de loja”.

A prática se dá, entre outros motivos, pela falta de acesso a serviços bancários.

Muitos compradores ainda não têm o cartão de crédito e, portanto, recorrem a pessoas próximas para realizarem as suas compras em lojas virtuais, por exemplo.

Mas, com o Pix, essa situação pode mudar. Uma das suas vantagens é que ele consegue alcançar até mesmo os desbancarizados.

Além deles, o método facilita a vida de quem não está muito familiarizado com o universo das compras digitais.

Luiz Figueira, diretor de Desenvolvimento de Plataforma e Ecossistema da Nuvemshop, afirma que:

Percebemos que o Pix está atraindo um novo público para o e-commerce, de pessoas que não estavam habituadas a comprar on-line e passaram a fazê-lo por conta da facilidade e da segurança”.

Dessa maneira, o método facilita a vida de quem não está muito familiarizado com o universo das compras digitais.

Desafios do Pix no E-commerce

Assim como acontece com todas as novidades, é preciso ter atenção à implementação e ao uso do Pix nas lojas virtuais.

A gente pode conferir que existem diversas vantagens na utilização do meio de transferência, como baixo custo, alta liquidez, boa usabilidade, potencial de aumento das vendas e ampliação do público.

Mas, o lojista deve estar atento aos desafios que o método também traz.

Antes de tudo, é preciso planejar a inclusão do Pix em seu e-commerce. Para isso, entre em contato com o desenvolvedor do site ou algum profissional de sua confiança.

Em segundo lugar, seja paciente durante o período de adesão. Apesar de já ser bastante usada pelos brasileiros, a novidade pode demandar tempo para que os novos compradores entendam o seu funcionamento.

Então, faça campanhas de divulgação e orientação sobre o uso do Pix em seu e-commerce.

Outra questão que pode ser desafiadora em relação ao meio de pagamento é a sua conversão.

Assim como acontece com o boleto, o usuário não precisa pagar no exato momento da finalização da compra.

Nesse sentido, ele pode abandonar o que estava comprando ou, até mesmo, simplesmente esquecer de pagar o Pix referente a seu pedido.

Uma maneira muito prática e eficiente para evitar abandonos de Pix é fazer o envio de lembretes de pagamento.

Com o Notificações Inteligentes, a sua empresa pode enviar mensagens 100% automáticas para os compradores que ainda não pagaram o Pix. Veja detalhes sobre o serviço!

Envie de lembretes de pagamento com o Notificações Inteligentes

O Notificações Inteligentes é um serviço de automatização de envio de mensagens pelo WhatsApp. Com ele, o atendimento online do seu e-commerce será agilizado e se tornará mais eficiente.

Isso acontece porque o nosso sistema é totalmente integrado às principais plataformas de loja virtual e infoprodutos da atualidade.

Dessa maneira, conseguimos sincronizar os envios a cada nova atualização nas vendas sem qualquer intervenção humana.

Isto é, de forma 100% automática, nosso sistema verifica mudanças nos pedidos – como “pago” ou “saiu pra entrega” –  e envia as mensagens, previamente configuradas, para o WhatsApp do cliente.

Entre as notificações, estão:

  • Atualização de status de pedido 
  • Atualização de status de entrega – disponível para algumas integrações
  • Abandono de carrinho
  • Lembrete de boleto

Agora, o Notificações Inteligentes também envia lembretes para pagamento de Pix.

Então, depois que a solicitação de pagamento é gerada, o sistema enviará mensagens horas antes e horas depois do prazo de vencimento.

Dessa maneira, o cliente receberá em sua conta do WhatsApp lembretes para pagar o Pix gerado no e-commerce.

Nossos usuários relataram ter aumento de até 80% na conversão de boletos, com a função de lembrador para esse tipo de pagamento.

Assim, além de ter todos os benefícios que o Pix naturalmente oferece, é possível converter ainda mais clientes com o Notificações Inteligentes.

Quer saber mais sobre a ferramenta de automação de mensagens no WhatsApp?

Então, acesse agora, conheça planos e outros detalhes do Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.