BLOG

Como enviar lembretes de boleto pelo WhatsApp

Em recente pesquisa divulgada pela Folha, o boleto bancário segue como o 2º meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro em suas compras online.

Ficando atrás apenas do cartão de crédito e estando à frente do PIX e do cartão de débito, o boleto ainda tem uma forte adesão do e-shopper, representando 15% da escolha dos consumidores entre as opções disponibilizadas pelas lojas virtuais.

Mas, ao contrário dos outros tipos de pagamento, a operação com o boleto não é finalizada no exato momento da compra. Por isso, as taxas de conversão com este meio ainda não são as melhores.

É comum, por exemplo, que os compradores finalizem a transação utilizando este mecanismo, mas não paguem de imediato o valor sinalizado, desistindo da aquisição, dias depois.

Dessa forma, encontrar maneiras que possam lembrar o e-shopper sobre o pagamento ou que ofereça vantagens para a realização da compra com o boleto é importante para aumentar a sua efetividade.

No Brasil, o WhatsApp vem liderando o uso e a aceitação quando o assunto é aplicativo de mensagens. Então, enviar lembretes de boleto pelo app é uma ótima forma para ter bons resultados com este meio de pagamento.

Confira, a seguir, estratégias para ter melhores taxas de conversão enviando mensagens pelo WhatsApp para os compradores de sua loja virtual.

O boleto de pagamento na loja virtual

De acordo com dados apresentados pelo Mercado Pago, a taxa de conversão de boletos no Brasil é de 30%. Isto significa que, a cada 10 boletos gerados, apenas 3 são pagos.

Para os compradores, entre os motivos que os levam a escolher este meio de pagamento, um deles é que o boleto é uma forma fácil de finalizar a transação sem ter que retirar saldo da conta ou comprometer o limite do cartão.

Além disso, alguns e-shoppers gostam do método como uma maneira para garantir certa condição especial de compra ao mesmo tempo em que podem ter mais dias para pensar se realmente desejam finalizar a aquisição.

Por exemplo: uma loja faz uma promoção-relâmpago e oferece 50% de desconto em um item que o e-shopper deseja, mas não tinha em sua lista de compras para este mês. Como é uma oferta muito boa e ele realmente quer comprar o produto, o comprador finaliza a operação e paga com o boleto a fim de não perder o valor promocional.

Com o vencimento para alguns dias à frente, o cliente tem mais tempo para refletir sobre a aquisição e o seu orçamento. Se estiver tudo certo, ele paga o boleto e então dá prosseguimento à compra.

O pagamento é contabilizado pelos sistemas bancários em até 3 dias úteis, em média, e a loja virtual pode realizar todos os procedimentos posteriores à venda assim que a operação for processada pelo sistema.

Motivos para usar o boleto de pagamento na loja virtual

Considerando a taxa de conversão e o tempo para a compensação do pagamento, ainda vale a pena disponibilizar o boleto no e-commerce?

Pesquisa da MRM Commerce com a MindMiners, divulgada pela Folha, aponta que, entre os principais meios de pagamento escolhidos pelas brasileiros, a ordem é:

  1. Cartão de crédito (59%)
  2. Boleto bancário (15%)
  3. PIX (11%)
  4. Cartão de débito (8%).  

Ainda de acordo com o Mercado Pago, o boleto é um bom meio de pagamento porquê:

  • Permite parcelamentos diferenciados;
  • Atrai desbancarizados;
  • Pode ter menor custo de transação.

Ou seja, o método amplia as possibilidades para que os clientes paguem pela aquisição, alcança pessoas que não querem ou não podem utilizar serviços bancários e, ainda, existe a possibilidade de ele ser mais barato para as empresas.

Dessa forma, existem bons motivos para manter o formato, ainda que o boleto tenha um tempo de processamento mais longo em comparação a seus concorrentes.

Por que enviar lembretes de pagamento de boleto

Nesse sentido, o seu negócio pode criar mecanismos para estimular o cliente – que já gerou o boleto, mas ainda não o pagou – para pagar a compra realizada.

Levantamentos realizados apontam que é possível aumentar em cerca de 80% a taxa de conversão dos boletos com o simples ato de lembrar ao comprador sobre o pagamento.

Assim, enviar notificações ao comprador sobre a data de vencimento do boleto, com uma mensagem assertiva e cativante, pode ser uma ótima forma para aumentar as conversões do seu e-commerce, aproveitando os custos baixos desta forma de pagamento.

Como a mensagem do lembrete de vencimento deve ser escrita

Antes de tudo, recomendamos que você entenda o perfil do seu cliente e perceba quais são as principais motivações para o uso e o não-pagamento dos boletos.

Você pode analisar, por exemplo, se estas pessoas têm histórico de dívidas e score baixo em sistemas de cadastro de inadimplentes, como o Serasa. Neste caso, o comprador pode ter dificuldades de acesso a crédito e, portanto, escolhe o boleto como única maneira para efetuar a compra.

Para este e-shopper, oferecer um cupom de desconto pode ser uma solução para que ele finalize a compra. Este valor pode ser considerado como um pequeno custo adicional à conversão deste cliente, otimizando os resultados desta forma de pagamento.

Caso o comprador tenha um bom histórico na praça, o adiamento pode estar relacionado a uma insegurança. Este perfil pode ter dúvidas sobre a aquisição e ficar receoso sobre dar continuidade à operação.

Para este contexto, um “empurrãozinho” a mais pode ser necessário a fim de que ele tome a sua decisão e pague o boleto. Então, enviar mensagens que reforcem os benefícios e as vantagens do produto/serviço e da compra é uma boa alternativa.

Assim, identificando o perfil do seu cliente vai ficar mais fácil saber qual tipo de lembrete você pode enviar.  

É importante ressaltar que estas mensagens têm a função de apenas fazer com que o cliente efetue o pagamento.

Nas compras online, a geração de boleto e o seu não-pagamento não é considerado uma dívida – afinal, o ato do comprador significa apenas a desistência da compra.

Por isso, é recomendado que você utilize uma linguagem assertiva, mas amigável. Neste momento, você ainda está tentando fazer a conversão do cliente – e, não, realizando a cobrança de uma dívida.

Exemplos de mensagem de lembrete de boleto

Até aqui, você já sabe a importância de usar o boleto como método e das razões para enviar mensagens lembrando o e-shopper sobre o pagamento.

Mas, o que é recomendado enviar nestes conteúdos? O que é interessante que o comprador receba para se sentir realmente estimulado a pagar pela compra?

Veja, logo abaixo, exemplos práticos de lembretes de pagamento de boleto:

1 – Olá, [nome do cliente], verificamos que o pagamento do boleto no valor de R$ [valor do boleto] ainda está em aberto. O vencimento é no próximo dia [data do vencimento]. 

Para a sua comodidade, segue a linha digitável do boleto [linha digitável do boleto].

2 – [Nome do cliente], como você está? Temos uma surpresa para você! 

Como ainda não localizamos o pagamento referente ao boleto com vencimento para o dia [data de vencimento], no valor de R$ [valor do boleto], temos uma ótima notícia.

Você acaba de ganhar um cupom de X% de desconto no boleto [nº do boleto]. Mas para aproveitar este valor promocional, o pagamento deve ser realizado ainda hoje, dia Y.

Então, pague agora e receba mais esta oferta [linha digitável do boleto].

3 – Olá, [nome do cliente]! O boleto referente a sua compra [nº da compra] tem vencimento daqui a 3 dias, em [data do vencimento].

Quanto mais rápido for o seu pagamento, mais rapidamente você receberá os nossos produtos em sua casa. 

Então, aproveite esta oportunidade e tenha logo a sua compra em suas mãos.

Para facilitar, segue a linha digitável do boleto [linha digitável do boleto].

3 Dicas para elaborar mensagens de lembrete de boleto

  • Personalize as mensagens e foque no comprador;
  • Seja gentil e, ao mesmo tempo, tenha uma linguagem assertiva;
  • Evite tom de cobrança e destaque as maneiras para pagar o boleto bancário.

Como enviar lembretes de boleto pelo WhatsApp

Há alguns anos, o WhatsApp é o aplicativo campeão de usuários no Brasil. Por terras brasileiras, o app conquistou pessoas dos mais variados perfis e segue sendo o preferido para a troca diária de mensagens e outros conteúdos.

Neste contexto, usar o aplicativo para enviar lembretes de boleto é uma ótima maneira para ter boa aceitação e melhores resultados na conversão deste método de pagamento.

Ágil e de fácil uso, o WhatsApp é uma excelente escolha para que a sua loja virtual possa enviar mensagens sobre os boletos ainda não pagos.

No entanto, o acompanhamento “manual” dos boletos gerados e dos pagamentos ainda em aberto pode ser muito trabalhoso.

Pense em quantos dados devem ser monitorados para que você e sua equipe saibam quais são os boletos gerados; os que não foram pagos e estão a vencer; os que não foram pagos e estão vencidos; e os boletos já pagos.

Além disso, existe o risco de enviar lembretes indevidos a clientes que já pagaram os seus boletos – o que pode ser bastante ruim para o relacionamento dele com a sua empresa.

Portanto, uma maneira prática, fácil e certeira de enviar lembretes de boleto para os compradores é com o Notificações Inteligentes.

Envie lembretes de boleto pelo WhatsApp com o Notificações Inteligentes

O Notificações Inteligentes é um sistema 100% online para o envio de mensagens automatizadas. 

Integrado a mais de 30 plataformas de e-commerce e lojas de infoprodutos, oferecemos  a estrutura completa para que seu negócio envie notificações automaticamente a seus clientes pelo WhatsApp.

Então, depois de tudo devidamente configurado, as pessoas que compram na sua loja virtual receberão, pelo app, mensagens informando sobre as movimentações do pedido e do pacote.

Mas, além destas notificações após a compra, os e-shoppers também podem ser informados sobre o vencimento do boleto.

De acordo com levantamentos com nossos clientes, já foi verificado um aumento de 80% na conversão dos boletos, melhorando bastante os resultados deste método de pagamento.

No Notificações Inteligentes, a função “lembrador de boletos” funciona da seguinte forma:

Lembrador de boletos

Quando o cliente compra e escolhe o boleto como forma de pagamento, enviamos mensagens automáticas: 

  • 24h antes do vencimento do boleto;
  • No dia do vencimento do boleto;
  • Um dia após o vencimento do boleto – ou melhor data após a fatura ter vencido.

Assim, caso ele não tenha pago pela compra em até um dia depois do boleto ter vencido, o comprador receberá 3 lembretes sobre o pagamento.

Mas, e se ele pagar a fatura? Continuará a receber as mensagens mesmo já tendo quitado o valor?

Graças a nossa funcionalidade chamada “caminho feliz”, o cliente que estiver em dia com o boleto não receberá qualquer notificação referente ao pagamento.

Para que isso ocorra, a plataforma de e-commerce devidamente integrada ao nosso sistema precisa nos enviar a informação sobre a quitação do boleto.

Dessa forma, o relacionamento com o comprador se mantém equilibrado, evitando cobranças indevidas por parte da empresa.

Envie mensagens com Lembrador de Boletos do Notificações Inteligentes

Nossos mais de 1000 clientes distribuídos pelo país têm obtido resultados satisfatórios com a funcionalidade lembrador de boletos.

Negócios que apresentavam de 20% a 30% de taxa de conversão com este método de pagamento passaram a ter entre 44% e incríveis 76% de clientes convertidos com os lembretes.

Além disso, o número de reclamações recebidas por estes mesmos empreendimentos teve uma queda de 1542 para 254, tendo uma expressiva diminuição de cerca de 83% nestes atendimentos.

Por fim, clientes Notificações Inteligentes viram o seu Net Promoter Score (NPS) saltar de 49 para 88 pontos, em uma escala de 0 a 100.

Dessa forma, tanto a funcionalidade de lembrador de boletos, quanto os demais envios automáticos de mensagens pelo WhatsApp, vêm trazendo excelentes resultados para os mais variados perfis de negócios.

Então, se você quer que seu empreendimento tenha taxas mais altas de conversão, menores índices de reclamação e um NPS exemplar, venha para o Notificações Inteligentes.

De maneira prática e automática, seus clientes são atualizados e os resultados da sua empresa ficam ainda melhores. Conheça todos os planos do Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.