Sem sombra de dúvidas, o WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de Marketing e de comunicação entre clientes e empresas. Para os dentistas, o aplicativo de mensagens também pode ser um excelente canal para que os profissionais e seus pacientes mantenham uma boa relação.
Mas, é preciso ficar atento! O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os Conselhos Regionais elaboraram diretrizes próprias relacionadas a anúncios, propagandas e publicidade.
Neste pacote de regras e penalidades, o uso do WhatsApp precisa ser feito com responsabilidade profissional.
Portanto, ao mesmo tempo em que se busca bons resultados para o atendimento em clínicas e consultórios com o uso do aplicativo, é necessário observar o Código de Ética do CFO.
Então, se você quer saber como elaborar boas estratégias de Marketing usando o WhatsApp para dentistas, continue com a gente.
Por aqui, você vai descobrir o que pode e o que não pode ser feito, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia e, ainda, como trazer vantagens para os negócios com o uso do app de mensagens. Confira!
WhatsApp Marketing para Dentistas
Você sabia que o WhatsApp está presente em 99% dos smartphones, no Brasil? Pois a recente pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box” apontou que o app de mensagens é o favorito dos brasileiros.
Além disso, o estudo mostrou que 93% dos usuários do WhatsApp acessam o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, todos os dias da semana.
Estes dados indicam que o app é muito bem aceito pelos brasileiros e, dessa forma, tornou-se um excelente meio para que compradores e marcas possam se comunicar de maneira ágil e prática.
O uso do aplicativo por dentistas, no entanto, deve seguir as regras determinadas pelo Conselho Federal de Odontologia e as determinações dos conselhos regionais da profissão.
Por isso, é necessário ter bastante atenção quanto ao conteúdo enviado pelo aplicativo e a maneira como ele é feito.
Então, antes mesmo de pensar sobre as estratégias de WhatsApp Marketing, precisamos saber o que é proibido e o que é permitido para profissionais de Odontologia, certo?
Foi pensando nisso que selecionamos as principais diretrizes elaboradas pelo CFO em relação a anúncios, propaganda e publicidade no WhatsApp. Confira!
O Código de Ética Odontológica do Conselho Federal de Odontologia (CFO)
De acordo com o próprio documento do Conselho Federal de Odontologia:
“O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas”.
Por esta razão, todos os profissionais citados devem seguir as regulações descritas no código, sob a pena de sofrer as sanções também definidas pelo CFO.
O capítulo XVI do Código de Ética é totalmente destinado à regulação de anúncios, propaganda e publicidade feita por profissionais da saúde bucal – e é a ele que vamos nos ater, por aqui.
Para ter acesso ao conteúdo completo, basta visitar o site do Código de Ética do Conselho Federal de Odontologia.
Logo abaixo, selecionamos as principais informações a que você precisa ficar atento quando o assunto é o uso do WhatsApp por dentistas. Acompanhe!
WhatsApp para Dentistas – o que não pode
Antes de tudo, é necessário mencionar que o CFO, de acordo com o artigo 42 do Código de Ética, proíbe a realização de anúncios, propagandas ou publicidade dirigida ao público em geral por:
- Técnicos em prótese dentária;
- Técnicos em saúde bucal;
- Auxiliares de prótese dentária;
- Laboratórios de prótese dentária.
Para eles, existe um conteúdo específico no documento do conselho e, portanto, todas as regras que vamos comentar, logo a seguir, são relativas aos demais profissionais de Odontologia mencionados pelo CFO, está bem?
Agora, vamos falar sobre o que o conselho caracteriza como concorrência desleal e desvalorização da profissão.
Para o CFO, no inciso XIV do artigo 44, entram neste comportamento a “divulgação e a oferta de serviços odontológicos com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes”, através de:
- Cartão de descontos;
- Caderno de descontos;
- Mala direta via internet;
- Sites promocionais ou de compras coletivas;
- Telemarketing ativo à população em geral;
- Stands promocionais;
- Caixas de som portáteis ou em veículos automotores;
- Plaqueteiros;
- Entre outros.
Isto é, qualquer atividade feita pelo dentista como anúncio, propaganda e publicidade e que se encaixe nestes tipos de divulgação mencionados acima fere o Código de Ética do CFO.
Sobre isso, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) reforça que o contato feito via WhatsApp apenas pode ser feito com pessoas que já integram a carteira de clientes do dentista.
Afinal, se ele for feito com quem ainda não é cliente do profissional odontológico, será considerado infração ética, sob pena de aliciamento de pacientes e de concorrência desleal.
Outra observação feita pelo CRO-SP é que, no WhatsApp, não é permitida a comunicação de diagnósticos, planos de tratamento, prescrições medicamentosas e promoções, já que ela pode caracterizar ato ilícito.
WhatsApp para Dentistas – o que pode
Agora, a gente vai entender o que deve e o que pode ser feito na comunicação de dentistas com seus pacientes, via WhatsApp.
Então, em primeiro lugar, é preciso mencionar que o CFO determina, obrigatoriamente, que anúncios, propaganda e publicidade veiculados por profissionais de Odontologia devem conter:
- Nome da pessoa física ou jurídica;
- Número de inscrição da pessoa física ou jurídica;
- Nome representativo da profissão de cirurgião-dentista;
- Nome das demais profissões auxiliares regulamentadas.
Entre outras recomendações, o Conselho Federal permite ainda a divulgação de dados, como:
- Endereço;
- Telefone;
- Endereço eletrônico;
- Horário de trabalho;
- Convênios;
- Credenciamento;
- Atendimento domiciliar e hospitalar;
- Logotipo.
Segundo o CRO-SP, em recomendações diretamente relacionadas ao uso do WhatsApp, o profissional de Odontologia pode usar o app para, por exemplo, “enviar lembretes de agendamento, marcação ou cancelamento de consulta e alterações de horários”.
Então, com base nessas diretrizes fornecidas pelos conselhos federal e regionais, vamos trazer dicas para a elaboração de estratégias de Marketing com o uso do WhatsApp por dentistas. Veja!
Dicas para WhatsApp Marketing para Dentistas
Para que você possa ter bons resultados com o Marketing para profissionais de Odontologia é necessário, primeiramente, entender o que o tema verdadeiramente significa.
Marketing não se caracteriza apenas como “vendas e propaganda”. Ele é um estudo aprofundado sobre o mercado do qual a organização faz parte.
Nesse sentido, é importante entender, por exemplo, quem são os clientes, concorrentes, fornecedores e outras forças que atuam sobre o trabalho profissional.
Em relação aos clientes, particularmente, o estudo avalia qual é o perfil destas pessoas, como elas gostam de ser atendidas, quais os tipos de pagamento são mais adequados, com que frequência elas compram os produtos ou serviços e assim por diante.
A análise permite que o profissional consiga compreender os hábitos destes indivíduos e de que maneira é possível fazer uma entrega de qualidade e que atenda as suas expectativas.
Indo além, o Marketing dá ferramentas ao profissional para que o cliente fique realmente encantado com o serviço prestado.
Então, como você viu, é possível utilizar estratégias de Marketing para melhorar o atendimento e, dessa forma, fazer entregas de excelência aos pacientes sem ferir as normas do Código de Ética do CFO.
A seguir, você vai conferir maneiras de utilizar o WhatsApp para encantar os clientes dos profissionais de Odontologia.
1 – Identifique o perfil do seu cliente
Esta é a primeira atividade que você precisa fazer para que as suas estratégias de Marketing sejam efetivas.
Para isso, analise o perfil da sua clientela atual e de que maneira ela gostaria de receber os serviços odontológicos.
Pode ser que, por exemplo, o profissional atenda a um grande número de pacientes infantis. Mas, neste caso, a comunicação acaba se voltando para os pais destas crianças.
Assim, é importante identificar quem são os clientes e como o dentista pode executar um excelente atendimento.
Além disso, entenda como essas pessoas se relacionam com o app. Vimos que o WhatsApp é o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros. Mas, de que forma os seus clientes fazem uso deste aplicativo?
Assim, pense em respostas a perguntas, como:
- Eles preferem receber mensagens por texto ou por áudio?
- Os pacientes gostam mais de enviar mensagens textuais ou de voz?
- Como eles lidam com ligações de voz e vídeo pelo app?
- Como pode ser a resposta dos clientes a envios de imagens e vídeos?
- Entre outras.
Para saber estas respostas, você pode avaliar conversas antigas e, ainda, realizar pesquisas diretamente com os pacientes.
Ao saber como os clientes se relacionam com o WhatsApp, ficará muito mais fácil elaborar estratégias assertivas de Marketing.
2 – Conheça as funcionalidades do WhatsApp
Você realmente conhece tudo o que o WhatsApp pode oferecer como aplicativo de mensagens?
O app vem aprimorando as suas funcionalidades há anos, a fim de atender tanto às necessidades de usuários comuns, quanto para ser útil a empresas, marcas e profissionais.
Foi por isso que, em 2018, o aplicativo lançou a sua versão WhatsApp Business, com mais funções e com características destinadas ao uso organizacional.
Dentre elas, podemos começar mencionando o perfil comercial. Na versão comum do app, só é possível adicionar o nome de usuário e um recado, certo?
Já com o WhatsApp Business, você consegue criar um perfil com mais informações e, assim, pode deixar seus pacientes devidamente informados ao entrar em contato com a conta profissional.
Veja o que é possível inserir no perfil comercial do WhatsApp Business:
- Nome da empresa ou do profissional de Odontologia;
- Descrição da empresa;
- Categoria – como Medicina e Saúde;
- Endereço comercial;
- Horário de atendimento;
- E-mail profissional;
- Site da empresa ou do dentista.
Com esses campos completos, os pacientes já terão acesso a muitas informações sobre o funcionamento da clínica. Dessa maneira, com o simples preenchimento destes dados, o atendimento pode ser agilizado e facilitado.
3 – Crie um fluxo de atendimento
Certamente, você já está acostumado a receber algumas mensagens muito parecidas, não é verdade?
Pedido de marcação de consulta, solicitação de troca de agendamento, informação sobre convênios aceitos e várias outras perguntas podem ser habituais para o dentista.
Portanto, junte as informações que você tem sobre o perfil do cliente e sobre as funcionalidades do WhatsApp e, em seguida, elabore um fluxo de atendimento pelo aplicativo.
Para isso, selecione os questionamentos mais comuns e já deixe prontas as explicações para eles. Depois, organize a ordem de perguntas e respostas para facilitar a comunicação pelo app.
Você vai observar que este fluxo poderá agilizar os atendimentos e, além disso, permitirá responder os clientes com mais qualidade.
4 – Faça um acompanhamento próximo
Como vimos, enviar lembretes de agendamento, marcar ou cancelar atendimentos, além de fazer mudanças nos horários são algumas das atividades que o dentista pode fazer no WhatsApp.
Assim, a comunicação virtual com pacientes pode se tornar muito mais prática, rápida e efetiva com o uso do aplicativo de mensagens.
Para que este atendimento realmente possa surtir efeito e ter bons resultados, é preciso ficar de olho.
Então, observe como estão as taxas de resposta e verifique a opinião dos clientes. Sempre que possível, converse com eles, faça pesquisas e tente entender como você pode atendê-los com mais agilidade, efetividade e excelência.