Utilize variáveis para personalizar suas notificações de WhatsApp

O WhatsApp é, sem sombra de dúvidas, um importante canal de comunicação entre marcas e seus clientes. 

O aplicativo de mensagens é o preferido dos brasileiros, de acordo com recentes pesquisas, e vêm se mostrando um excelente meio de conversa entre empresas e pessoas.

Com a evolução das tecnologias e das exigências da clientela, a personalização do atendimento digital está se transformando em uma necessidade.

Dessa forma, enviar mensagens com dados individuais é uma importante demanda que as organizações precisam atender com urgência.

Mas, como personalizar o envio de notificações pelo WhatsApp de maneira prática e sem complicações?

A seguir, você vai entender a importância da personalização na comunicação digital e como a sua marca pode fazê-la, de maneira rápida e simplificada. Acompanhe!  

Personalizar notificações de WhatsApp – 7 Razões para começar a personalização hoje

Atendimento de qualidade é um pré-requisito para qualquer tipo de negócio – seja ele físico, virtual ou que esteja em funcionamento no online e no offline ao mesmo tempo.

Indústrias, varejo, prestação de serviços, B2B, B2C e outros formatos organizacionais precisam  atender adequadamente a sua clientela, não é verdade?

O conceito de atendimento de excelência pode variar um pouco de acordo com o segmento e com o público.

No entanto, é inegável que agilidade, gentileza e solução dos problemas são algumas das características centrais deste serviço.

A internet e outros modernos recursos tecnológicos estão formando uma massa de pessoas que exige, além destes, um outro atributo: a personalização.

Isto é, os clientes esperam que as marcas façam atendimentos utilizando dados como nome; endereço; e-mail; número de telefone; localização; data de aniversário; entre outros.

Mais do que isso, eles desejam que as empresas gerem, com este dados, informações relevantes e experiências de compra inesquecíveis.

Abaixo, você vai conferir as razões para que sua empresa comece a personalizar as suas notificações enviadas pelo WhatsApp; confira!

1 – O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais usado pelo brasileiro

A empresa Hibou, que faz monitoramento de mercado e consumo, divulgou recentemente uma pesquisa sobre a utilização do WhatsApp por usuários localizados no Brasil.

Em entrevista à Clientes S/A, Ligia Mello, sócia da organização, afirma que:

Não é novidade para ninguém que o WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais utilizados no Brasil, e no mundo. 

Nossa pesquisa revelou que 98% da população já criou uma conta no app, 93% utiliza no seu dia a dia, seja para ter contato com a família na pandemia ou até de forma comercial, e 56% prefere esse app entre os tantos outros disponíveis. 

O brasileiro passa impressionantes 24% do seu dia online no WhatsApp”.

Os dados são realmente impressionantes, mas condizem com a nossa experiência de uso tanto pessoal quanto profissional do aplicativo, não é verdade?

Dessa forma, as marcas que querem se adequar a essa nova realidade de comunicação demandada pela clientela precisam adotar o app mensageiro em suas estratégias de atendimento e de vendas.

2 – O excelente atendimento é determinante para a lealdade dos clientes às marcas

O número de empresas que atuam nos mesmos mercados tem aumentado significativamente. 

O estímulo ao empreendedorismo e, até mesmo, a abertura de negócios por necessidade têm gerado novos players.

Nesse sentido, as organizações precisam criar ações que fortaleçam o relacionamento das pessoas com as marcas. 

É claro que produtos e serviços de qualidade, ajustados à expectativa de preço, são fundamentais para a manutenção dos compradores.

Mas, um recente relatório sobre experiências do cliente aponta que 57% das pessoas consideram o atendimento como o elemento mais importante na lealdade a uma marca.

Então, se a sua empresa está em busca de estratégias para fidelizar os compradores, atendê-los adequadamente é um caminho que deve ser seguido.

Utilizando seu amplo repertório com pesquisa de mercado online, a OpinionBox definiu 3 elementos que não podem faltar ao bom atendimento; são eles:

  1. Profundo conhecimento sobre o cliente
  2. Respostas rápidas e enviadas sempre que houver contato
  3. Equipe bem treinada

3 – Boas experiências dos clientes geram mais receita para a empresa

Um estudo realizado pelo State of CX Management chegou ao seguinte resultado: 73% das organizações que focam na experiência do cliente têm melhores faturamentos.

O levantamento trata sobre Customer Experience de forma geral – isto é, todos os contatos que o consumidor têm durante o período em que está se relacionando com a organização. 

Isto inclui, por exemplo, o uso das plataformas digitais e do produto, em si. 

Mas, a experiência do cliente também precisa ser vista pela ótica do atendimento. Nesse sentido, organizações que conhecem a sua clientela, respondem adequadamente e de maneira rápida, além de entregarem valor através do seu capacitado time, “saem ganhando”.

O retorno se dá, como vimos, pela maior taxa de fidelização dos clientes e, segundo a pesquisa do State of CX Management, em maiores receitas para as organizações.

4 – Os clientes esperam a personalização do atendimento

Você sabia que 80% das pessoas estão mais inclinadas às compras caso o atendimento recebido seja personalizado? Esse número é resultado de uma pesquisa realizada pela Epsilon.

Além destes dados, o levantamento ainda aponta que 90% dos compradores consideram “atraente” a personalização.

Podemos dizer, então, que o tratamento personalizado não é algo distante para os consumidores.

É cada vez mais comum que eles tenham o desejo de serem recebidos pela empresa de forma individual, seguindo as suas características como consumidor e tendo os seus anseios particulares atendidos. 

Portanto, personalizar o atendimento é uma atividade que precisa fazer parte das empresas antenadas com a realidade do mercado.

5 – Bom atendimento + experiências únicas + personalização = WhatsApp de sucesso

Como vimos, o aplicativo de mensagens é um importante canal de atendimento, que conecta pessoas às marcas.

Associado a isso, o atendimento de qualidade e a oferta de experiências incríveis são uma demanda cada vez mais crescente.

Neste contexto, a personalização da comunicação com clientes, via WhatsApp, é imprescindível para adequar a empresa ao mercado da atualidade.

Afinal, ao personalizar o envio de mensagens e notificações pelo app, o seu negócio consegue, de uma só vez, proporcionar um atendimento de excelência e uma experiência marcante para o cliente.

6 – A personalização trabalha com a individualidade do cliente

Debora Franchim é diretora de produtos de personalização da dunnhumby. Segundo a profissional: “para vender mais, não trabalhe o consumidor ‘na média’ e, sim, trazendo aquilo que é melhor para cada um, individualmente”.

Antes da informatização, era praticamente impossível personalizar o atendimento nas empresas. No entanto, a chegada de novas tecnologias e sistemas mudou esse cenário.

O avanço tecnológico permitiu a ampla coleta, organização e o armazenamento de dados. Dessa forma, já é possível entender, de forma individual, o comportamento dos consumidores.

Para Franchim, o mapeamento da jornada de compra é um dos elementos imprescindíveis da personalização. 

Ainda segundo a diretora de produtos, é preciso rastrear o comportamento do cliente do “sofá até o caixa do supermercado”.

Com estes dados em mãos, a empresa precisa, então, flexibilizar seu mix de ofertas para cada cliente. 

Em seguida, deverá analisar dados diretos e indiretos sobre a sua clientela e, por fim, agir de modo individual com cada comprador.

7 – Personalizar é mais simples e barato do que se imagina

Quando se fala em tecnologia aplicada à personalização, logo vêm à mente o uso de caras e complexas ferramentas, certo?

No entanto, os recentes estudos tecnológicos estão permitindo a utilização simplificada deste recurso e com investimento acessível a empresas de todos os portes.

Dessa forma, personalizar o envio de mensagens e de notificações pelo WhatsApp é uma atividade possível a organizações de variados tamanhos e de diferentes capacidades de atendimento.

Assim, se você quer que a sua empresa ofereça uma experiência única aos clientes, atendendo-os de forma personalizada, precisa conhecer o Notificações Inteligentes.

O Notificações Inteligentes é uma ferramenta digital que possibilita o envio 100% automatizado de mensagens pelo WhatsApp.

Isto é, você e sua equipe fazem as devidas configurações, personalizando os conteúdos como preferirem e, então, as mensagens são enviadas de forma automática pelo sistema.

Simples de usar, o Notificações Inteligentes é integrado às principais plataformas de e-commerce e de infoprodutos do país. 

Além disso, ele também pode ser utilizado por empresas que atuam somente no físico ou, ainda, pelo omnichannel.

Dessa forma, com o Notificações Inteligentes, seu negócio envia mensagens personalizadas para os clientes de acordo com as suas determinações de atendimento.

Quer saber mais sobre esta poderosa ferramenta de automação e sobre como você pode personalizar as suas notificações enviadas pelo WhatsApp?

Então, acompanhe e confira!

Personalizar suas notificações de WhatsApp com o Notificações Inteligentes

Para fazer o envio de mensagens automatizadas pelo WhatsApp, é necessário ser usuário de um dos planos do Notificações Inteligentes.

Feito isso, basta integrar a sua loja virtual – caso tenha – à ferramenta digital e, então, fazer as configurações do conteúdo que será enviado.

Com o Notificações Inteligentes, a sua empresa pode enviar lembretes de vencimento de boleto, mensagens sobre o status do pedido – como “em separação” e “enviado” – , além de informar os clientes sobre o andamento da entrega, entre outras funções.

Tudo isso, é claro, de forma simples e automatizada pelo sistema.

Além de permitir que as mensagens sejam individuais e direcionadas particularmente a cada cliente, o Notificações Inteligentes também possibilita a personalização das mensagens.

Dessa forma, com o banco de dados sobre os compradores devidamente atualizado, é possível personalizar as notificações enviadas pelo WhatsApp.

Em vez de receber uma mensagem genérica, o comprador será comunicado com um texto que contenha informações diretamente relacionadas a ele. 

Veja este exemplo:

  • Mensagem genérica sem Notificações Inteligentes:

Olá, cliente, seu pedido já foi enviado.

  • Mensagem personalizada com o Notificações Inteligentes:

Olá, Renata.

Seu pedido de n° 152/22 foi enviado.

Você pode conferir o status da entrega clicando neste link com o código de rastreio: [código de rastreio].

Percebe como a notificação personalizada oferece um atendimento muito mais completo em comparação àquela que não tem os dados individuais?

O Notificações Inteligentes permite essa personalização das mensagens através das variáveis – como você verá, a seguir:

Variáveis para personalização

As variáveis são elementos que podem ser personalizados na ferramenta digital. Nesse sentido, as seguintes informações podem ser personalizadas no Notificações Inteligentes:

  • Email do cliente
  • Primeiro nome do cliente
  • Nome completo do cliente
  • Último nome do cliente
  • Código do pedido (ou transação)
  • Situação do pedido
  • Valor total dos produtos
  • Valor total do pedido
  • Nome do produto
  • Quantidade de itens

Como utilizar as variáveis para personalizar as notificações de WhatsApp

Para usar as variáveis de personalização, o primeiro passo é acessar o painel principal do Notificações Inteligentes e, nele, escolher a integração desejada.

Em seguida, você deverá ir até à seção “Notificações”, localizar a mensagem que quer alterar e, então, clicar em “Personalizar”.

Na nova tela, será aberta a mensagem a ser configurada. Agora, é a hora de fazer a personalização das notificações pelo WhatsApp! 

Logo acima falamos sobre as variáveis do Notificações Inteligentes, certo? Pois este é o momento de utilizá-las.

Cada variável tem seu código, sendo:

 

Variável

Código

Email do cliente

customer.email

Primeiro nome do cliente

customer.first_name

Nome completo do cliente

customer.full_name

Último nome do cliente

customer.last_name

Código do pedido (ou transação)

order.id

Situação do pedido

order.status

Valor total dos produtos

pricing.products

Valor total do pedido

pricing.total

Nome do produto

products.0.name

Quantidade de itens

products.0.quantity

 

Então, no local onde você deseja que apareça a “Situação do pedido”, por exemplo, será necessário inserir “order.status”.

A mensagem “Olá, cliente, o seu pedido foi finalizado” fica dessa forma nas configurações das variáveis: “Olá, cliente, o seu pedido foi order.status.

Em outro exemplo, a notificação “Conforme solicitado, Juliano, segue o código de barras do boleto” precisaria ser escrita dessa maneira, no sistema: “Conforme solicitado, customer.first_name, segue o código de barras do boleto”.

Feitas todas as configurações, basta salvar a mensagem e a notificação será enviada devidamente personalizada para os clientes do seu negócio. Viu como é simples?

Agora, você precisa descobrir outras funcionalidades desta incrível ferramenta de automatização para WhatsApp!

Então, acesse e saiba tudo sobre o Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas Vendas no Mês Você Faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.