Pré-venda pelo WhatsApp: como ter melhores resultados comerciais com o aplicativo de mensagens

O processo comercial é muito importante para qualquer empresa, certo? Mas, ao contrário do que muitos pensam, ele vai muito além do momento do fechamento do negócio, em si.

Tanto a pré-venda quanto a pós-venda devem ser preparadas cuidadosamente a fim de que este ciclo de relacionamento com o cliente seja o mais satisfatório possível para ele – e o mais vantajoso para a empresa.

Então, é necessário que você e a sua equipe sejam capazes de pensar em todo este processo com estratégia e bastante atenção. Só assim será possível ter resultados comerciais mais consistentes e uma relação mais saudável e longa com a sua clientela.

Com o avanço das tecnologias e uma comunicação cada vez mais voltada para o virtual, o WhatsApp tornou-se um importante canal para que as marcas se relacionem com seus clientes.

Para saber mais sobre algumas estratégias do uso do aplicativo de mensagens na pós-venda, confira este material que desenvolvemos para você.

Por aqui, neste conteúdo, você vai conferir de quais maneiras é possível utilizar o WhatsApp para fazer uma pré-venda assertiva e com ótimos resultados para o seu negócio. 

Acompanhe e confira!

O que é pré-venda?

Pré-venda é todo o processo que deve ser realizado pelas empresas antes que o cliente efetivamente compre.

O caminho entre o completo desconhecimento da marca até a realização da compra pode ser longo e repleto de altos e baixos, em alguns casos.

A jornada que o cliente percorre varia, entre outros elementos, pelo grau de risco que a transação representa para ele.

Ir a uma padaria e escolher um pão, por exemplo, implica menos risco do que a aquisição de uma geladeira, certo? Ao mesmo tempo, a compra de um carro é bem mais arriscada do que a de um eletrodoméstico.

Portanto, quanto maior o risco da negociação para o cliente, mais critérios ele avalia e mais tempo pode levar até a sua tomada de decisão. 

Nesse sentido, quanto mais arriscada for a operação, mais preparado deve ser o processo que antecede à venda.

Assim, a pré-venda é uma etapa comercial em que a empresa analisa o perfil do seu cliente, suas demandas e de que maneira pode atendê-las.

Então, ela realiza diversas atividades a fim de demonstrar aos potenciais compradores que a marca tem a capacidade de satisfazer essas necessidades e desejos.

A empresa conduz os leads por um caminho de descobertas, confiabilidade e decisões até que ele, efetivamente, se torne um cliente.

Por que usar o WhatsApp para fazer pré-venda? 

De acordo com recente pesquisa realizada pela Accenture, em parceria com o Facebook, o WhatsApp está presente em 83% das jornadas de consumo dos brasileiros.

Ainda segundo o estudo, a flexibilidade de comunicação que o aplicativo permite é um dos fatores de maior importância para ele estar presente no processo de compra.

Com o app, os usuários conseguem ter uma conversa direta com vendedores – o que permite o esclarecimento de dúvidas, negociação de preços e condições de pagamento, além da consulta a prazos de entrega e a outras informações.

A pesquisa ainda revelou que o mensageiro é importante durante a jornada de compra porque facilita o pedido de recomendações a amigos e familiares. Ou seja, as pessoas usam o aplicativo como um espaço para a troca de indicações.

Dessa forma, o WhatsApp é uma excelente ferramenta de comunicação para ser utilizada durante a pré-venda. Usando o app, você e sua equipe podem ter um contato mais próximo com os leads e, então, facilitar a escolha e a tomada de decisão destes potenciais compradores.

Como fazer pré-venda pelo WhatsApp? Passo a passo

Até aqui, você já sabe a importância de utilizar o WhatsApp como um canal de pré-venda. Mas, de fato, como ela é feita pelo app?

Foi pensando nisso que elaboramos um passo a passo para que você implemente a ferramenta em suas atividades de vendas. Veja a seguir:

1 – Conheça o seu público-alvo

Qualquer estratégia comercial e de marketing de sucesso precisa ter como base o conhecimento sobre o público-alvo da empresa.

Sem esta informação, é praticamente impossível ter bons resultados e a organização fica à mercê da sorte.

Mas, é claro que você quer contar com algo muito mais tangível do que uma loteria de negócios, não é mesmo?

Então, para desenvolver suas estratégias de pré-venda no WhatsApp, saiba quem são as pessoas que têm potencial para comprar de sua marca. 

Pesquise e seja criterioso na definição deste perfil porque ele vai nortear toda a criação e as ações que serão executadas daqui para a frente.

A comunicação, os canais utilizados, as atividades desenvolvidas pela empresa e os produtos comercializados podem ser bastante diferentes para um público jovem e para um público idoso, certo? 

Por isso, é fundamental conhecer bem quem são os potenciais compradores para escolher os elementos adequados nesta etapa de pré-venda.

Entenda, ainda, o que estas pessoas realmente precisam, quais são as suas dores e desejos e como a sua empresa pode entregar solução e valor para eles.

Então, veja quem são os seus clientes, como eles se comportam com o WhatsApp e de que forma seus produtos e serviços podem atendê-los.

2 – Conheça as funcionalidades do WhatsApp

Para que as suas estratégias possam ser bem desenvolvidas e para que você aproveite o máximo do aplicativo, é importante que conheça bem as funcionalidades do WhatsApp.

Mais do que “apenas” um app que intermedia a troca de mensagens de texto e outros arquivos, o mensageiro permite:

  • Publicação de catálogo de produtos e serviços
  • Divulgação de endereço, contatos e horário de funcionamento
  • Envio e recebimento de pagamentos
  • Envio de mensagens automáticas de boas-vindas e de ausência
  • Entre outras

Para utilizar estas funções, é necessário que você use a versão do WhatsApp Business, ok?

Então, conheça as funcionalidades do aplicativo para que você possa tirar o melhor proveito delas em suas estratégias de pré-venda.

3 – Estabeleça objetivos e crie estratégias

Neste ponto, você conhece o público-alvo do seu negócio e o canal de comunicação através do qual você vai entregar a sua mensagem. Mas, que mensagem seria essa? 

Como vimos, a etapa de pré-venda é o momento em que uma pessoa com um problema, dor ou desejo encontra a solução – neste caso, a oferta do seu negócio.

Então, é função da sua empresa apresentar com assertividade o produto ou serviço que vai ter o papel de solucionar esta demanda do lead.

O que a sua oferta tem que consegue resolver a vida do potencial cliente? Por que ele deveria comprar de você e não da concorrência? Como você pode apresentar esses argumentos para o lead?

A resposta a estas perguntas será o direcionador para a criação das estratégias de pré-venda.

Mas, antes mesmo disso, você e seu negócio precisam responder a questionamentos como: o que vocês esperam alcançar com a utilização do WhatsApp durante esta etapa comercial? Quantos leads vocês esperam converter, durante determinado período de tempo? 

A definição do objetivo da pré-venda é crucial para que as estratégias possam ser elaboradas adequadamente e, além disso, para que a empresa consiga mensurar os resultados alcançados.

4 – Defina quais conteúdos serão enviados durante a pré-venda

Materiais como vídeos, textos e e-books vão guiar o seu lead até o ponto da jornada em que ele efetua a compra. 

Neles, você precisa demonstrar por A+B porque as pessoas devem comprar a sua oferta (percebe como os passos anteriores são importantes?).

Então, será necessário chamar a atenção do lead para o problema e por que motivo ele deve ser resolvido tão urgentemente. 

Em seguida, apresente argumentos que demonstrem que existe uma solução acessível – e que ela é a oferta da sua empresa.

Logo depois, consolide as informações e dados apresentados com validações que venham de fora da empresa – como depoimentos de clientes, certificações, prêmios e outros.

Por fim, prepare materiais realmente assertivos, diretos e comerciais, que deixem claro para o lead que a sua oferta é a solução que ele precisa para resolver os seus problemas.

Mas, o que você pode enviar de conteúdo?

O tipo de material que deve ser enviado durante a pré-venda realizada pelo WhatsApp varia de acordo com o perfil do cliente, da sua oferta e das estratégias estabelecidas.

A seguir, trouxemos algumas estatísticas que podem ajudar a você a definir os melhores formatos de conteúdo para enviar para os leads:

  • Estratégias de vídeo marketing resultaram em um aumento de 66% no tráfego de leads qualificados, segundo pesquisa realizada pela Optinmonster
  • 57% dos usuários gostam ou gostam muito de receber áudio no aplicativo, enquanto 20% não gostam das interações por voz, de acordo com pesquisa da MindMiners
  • Mesmo levantamento aponta que mais de 80% dos respondentes preferem as mensagens de texto no WhatsApp
  • 87% dos compradores confiam mais em fotos de clientes do que da própria marca, como aponta a Yourviews

5 – Crie um fluxo e cronograma de envio dos conteúdos

Agora, é hora de estabelecer como estes conteúdos vão se alinhar e quando eles vão chegar à janela de conversa do seu lead – ou nos grupos de WhatsApp.

Então, crie um fluxo de materiais que tenha o objetivo de convencer o potencial comprador a realizar a compra. 

Você pode utilizar a metodologia do funil de vendas, que elenca materiais de acordo com o estágio em que o lead se encontra. Assim, pense em elaborar um fluxo seguindo estas diretrizes:

Estágio do funil de vendas

Objetivo

Conteúdos sugeridos

Topo

Aprendizado e Descoberta + Reconhecimento do Problema ou Dor

Vídeos curtos, e-books simples, guias, “como fazer” e outros

Meio

Consideração da Solução

Vídeos longos, e-books mais completos, estudos de caso, avaliações, depoimentos e outros

Fundo

Decisão de Compra

Ofertas, promoções, descontos, depoimentos, demonstração de produtos e outros

 

Além disso, estabeleça um cronograma para fazer o envio destes conteúdos. Escolha os melhores canais – como conversas individuais, listas de transmissão ou grupos – e defina datas e horários para enviar os materiais.

Seja estratégico e escolha bons dias e momentos para disparar o conteúdo, ok?

Templates de mensagens para copiar e colar no WhatsApp – Swipe File

Ainda não sabe o que enviar para os seus potenciais clientes, no aplicativo? Então, você precisa conhecer o Swipe File WhatsApp.

O Swipe File WhatsApp é o resultado da reunião das copies mais poderosas, desenvolvidas pelos maiores vendedores do app.

Com ele, você tem acesso a mensagens assertivas e certeiras, que vão levar o seu lead até a ação de compra do seu produto, infoproduto ou serviço.

Então, se você quer ter os templates dos textos de maior sucesso em vendas do WhatsApp e, assim, fazer uma pré-venda matadora, precisa conhecer o Swipe File.

Usei o WhatsApp na etapa de pré-venda: e agora?

Como falamos logo no início deste conteúdo, o esforço de vendas não se restringe ao momento da negociação.

As fases que antecedem à venda precisam ser cuidadosamente elaboradas. Com o conhecimento do público e do aplicativo de mensagens, determinação de objetivos, definição de conteúdo, além da criação de fluxo e cronograma de materiais, a pré-venda pode ser muito bem-sucedida no WhatsApp.

No entanto, a missão do comercial não para por aí; assim que o lead é convertido em cliente, você ainda pode utilizar o app mensageiro para se comunicar com o comprador e manter um bom relacionamento na pós-venda.

É interessante, por exemplo, manter o cliente atualizado sobre o andamento do pedido e avisá-lo sobre a localização do pacote, via WhatsApp. 

Estas ações feitas após a venda são uma maneira de manter a conexão com o comprador, evitar e corrigir eventuais problemas, além de garantir a sua satisfação com a compra.

Mas, você sabia que é possível fazer este acompanhamento e envio de mensagens sobre os pedidos de maneira 100% automática?

Com o Notificações Inteligentes, a sua empresa pode enviar, de maneira totalmente automatizada, avisos aos clientes a cada nova movimentação no pedido e no transporte do pacote.

A automatização economiza tempo da sua equipe de vendas e atendimento, enquanto aumenta a satisfação dos clientes.

Quer saber como o Notificações Inteligentes pode melhorar a sua pré-venda, venda e pós-venda no WhatsApp?

Então, acesse agora o site e descubra todos os benefícios do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de automação de WhatsApp da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.