Estratégia de marketing para vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães é a 2ª data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro e só fica atrás do Natal em volume de vendas em alguns setores, como informa o Jornal do Comércio. Nesse sentido, estratégias de Marketing precisam ser pensadas, planejadas e operacionalizadas com antecedência no e-commerce. 

A compra de presentes para homenagear aquelas que são responsáveis pela maternidade é uma comemoração em família que gira a economia no fim do 1º semestre do ano

Então, é importante estar bem preparado para que o período possa ser bem aproveitado e positivo para a loja virtual. 

A fim de ajudá-lo nesta empreitada, preparamos este material para que você conheça os dados mais recentes sobre a data e saiba como se organizar para ter excelentes resultados em seu negócio digital.

Confira os tópicos sobre os quais vamos conversar:

  • Dia das Mães – a importância da data para o comércio 
  • 3 estratégias de Marketing para vender mais no Dia das Mães 
    • Crie um banner para captura de leads no e-commerce
    • Libere um cupom de desconto personalizado
    • Envie sugestões de presentes da sua loja para o Dia das Mães
  • Ferramentas digitais para vender mais no Dia das Mães
    • Grupos Inteligentes
    • Notificações Inteligentes

Siga com a gente e saiba como vender mais em sua loja virtual com estratégias de Marketing no Dia das Mães.

Dia das Mães – a importância da data para o comércio 

Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus – que começou em 2020 – foram realmente impactantes para os lojistas nas últimas comemorações do Dia das Mães.

Enquanto o comércio físico amargou resultados negativos no primeiro ano de medidas sociais restritivas, o e-commerce avançou em vendas durante o período.

Já no ano de 2021, os números começaram a se equilibrar para o varejista das ruas e dos shoppings e houve crescimento ainda mais estrondoso para as lojas virtuais no Brasil.

De acordo com Relatório da Neotrust, divulgado pelo E-commerce Brasil, o comércio eletrônico faturou R$6,4 bilhões no Dia das Mães de 2021.

O estudo ainda apontou outros dados relevantes:

  • Período de vendas
      • As vendas aumentaram expressivamente entre os dias 29 de abril e 02 de maio – isto é, na semana imediatamente anterior à data comemorativa;
      • Em seguida, elas voltaram a crescer entre os dias 03 (terça-feira) e 06 (sexta-feira) – quando ocorreu o pico de transações;
  • Categorias mais vendidas
    • Mulheres preferiram comprar itens de Beleza; Farmácia e Saúde; e Moda e Acessórios;
    • Homens preferiram comprar itens de Eletrônicos e Informática; Casa e Construção; e Bebidas.
  • Vendas por região: Sudeste (63%), Sul (18%), Nordeste (10%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%);
  • Dispositivo: o desktop é o favorito na compra digital dos presentes de Dia das Mães;
  • Ticket médio: aumentou 21% em relação a 2020 e alcançou o valor de R$476,90 em 2021.

Nesse sentido, vale a pena ficar de olho nestes elementos para organizar o período de vendas dedicado ao Dia das Mães.

Além destes, vamos conferir outros fatores que podem colaborar para aumentar as vendas durante a data comemorativa de 2022.

3 estratégias de Marketing para vender mais no Dia das Mães 

A preparação para eventos comerciais importantes – como o Dia das Mães – é crucial para quem quer ter bons resultados.

Organizar-se para a data é importante não apenas para ter aumento nas vendas mas, ainda, para conseguir prestar um bom atendimento no período.

Afinal, o faturamento é um dado muito relevante para os negócios; porém, manter a reputação da empresa e o bom relacionamento com os clientes mesmo em momentos comerciais de pico é fundamental.

Assim, ao preparar-se para o Dia das Mães, a sua marca precisa pensar no curto, no médio e no longo prazo, está bem?

Abaixo, selecionamos algumas estratégias e ações de Marketing que podem gerar resultados positivos para a sua loja virtual nesta data tão importante para o varejo do país; confira:

1. Crie um banner para captura de leads no e-commerce

O funil de vendas é uma técnica comercial importante para lojas digitais, certo? Entender o fluxo de ações que antecedem a compra é necessário para criar mais oportunidades de negócios.

Dessa forma, o e-commerce deve ter estratégias para aumentar o volume de clientes passando por cada uma das etapas do funil.

A fase inicial, onde ocorre aprendizado e descoberta, é uma das mais importantes. Afinal, é ali que os visitantes (praticamente anônimos para a marca) vão se transformar em leads.

Isto é, no topo do funil, as pessoas que acessam o site demonstram interesse pela oferta apresentada pela empresa. Para isso, elas concedem dados pessoais de contato – como e-mail e número de telefone.

A fim de atrair a atenção destes potenciais clientes, é preciso ser criativo e estratégico. Portanto, a criação de um banner personalizado para o Dia das Mães é uma ação interessante que tem como objetivo a captação de novos contatos.

A arte desenvolvida especialmente para a data deve ser publicada em pontos-chaves da loja virtual – como na página inicial. A ideia é fazer com que o visitante veja a oferta que foi preparada para a data e forneça seus dados ao site a fim de obter o que foi oferecido. 

Por exemplo: um e-commerce de moda feminina pode criar um banner informando que o site está preparando descontos e looks promocionais para o Dia das Mães. 

O visitante que tiver interesse em receber novidades sobre a ação, deve informar o seu endereço de e-mail à loja. 

Logo em seguida, pode-se enviar uma mensagem de agradecimento com um cupom de desconto ou uma data para o lançamento da campanha.

Então, pense em conteúdo relevante para o seu público-alvo nesta data, crie um banner atrativo e aumente a sua base de leads durante o período comemorativo. 

2. Libere um cupom de desconto personalizado

Quem não gosta de receber um “belo” desconto, não é verdade? O seu potencial cliente também quer ser agraciado com cupons realmente vantajosos.

Lembra que mencionamos que as vendas sobem na semana imediatamente anterior à data?

Nesse sentido, uma estratégia que pode trazer bons resultados e aumentar as vendas com antecedência é gerar cupons exclusivos em períodos que vão do fim do mês de abril até à primeira semana de maio – antes do pico de vendas.

Dessa forma, a loja aproveita o evento comemorativo com ainda mais eficácia e consegue equilibrar as vendas, além de otimizar o atendimento aos clientes. 

Nesse ponto, você pode ativar a campanha tanto para leads quanto para clientes atuais usando canais como e-mail e WhatsApp.

Assim, é possível enviar cupons de desconto para estes contatos que já estão avançados no funil de vendas a fim de “dar um empurrãozinho” para a tomada de decisão dos compradores.

Para abatimentos de 10% sobre o preço final do presente, você pode usar cupons como MAES10 ou 10DIADASMAES, por exemplo.

O envio “manual” ou individual desses abatimentos pode ser bastante trabalhoso. Afinal, será preciso identificar os contatos com potencial de compra e enviar as mensagens, uma a uma, para estas pessoas.

É justamente neste ponto que o Notificações Inteligentes chega para facilitar a rotina do seu e-commerce

Através da integração da sua loja virtual com o nosso sistema, você pode adicionar uma mensagem com o cupom de desconto ao funil de vendas e, então, enviar o conteúdo automaticamente para os contatos desejados

Simples e prático, o serviço de automatização de mensagens do Notificações Inteligentes traz agilidade, precisão e facilidade às ações comerciais de Dia das Mães

Veja detalhes sobre as soluções do Notificações Inteligentes

3. Envie sugestões de presentes da sua loja para o Dia das Mães

Presentear é uma ação que exige bastante conhecimento sobre os gostos e hábitos de quem está sendo presentado, certo? 

Ainda que esta data seja dedicada a uma pessoa tão próxima do comprador, escolher entre tantas opções pode ser desafiador para o cliente.

Portanto, a loja tem a missão de facilitar o processo de compra e a tomada de decisão do seu público-alvo enviando sugestões de presentes para a sua lista de potenciais clientes.

Além disso, vale apostar na técnica comercial conhecida como cross-merchandising. Ao utilizá-la, produtos complementares são apresentados lado a lado ao potencial comprador a fim de aumentar as vendas e o ticket médio.

Um e-commerce de produtos de beleza e higiene pode dispor itens de limpeza pós-maquiagem na página de um batom, por exemplo. Outra amostra é a disposição de bolsas ao lado de um par de botas em uma loja virtual de calçados.

É importante lembrar que cross-merchandising não é venda casada! Esta última prática obriga o cliente a comprar um item para levar outro e é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.

A tática de cross-merchandising estimula a combinação de produtos e serviços, facilitando a decisão do cliente e incentiva o aumento do valor da compra.

Então, estude produtos, serviços e infoprodutos de seu estoque que possam “dar um bom match” e faça campanhas com a união destes itens.

Em seguida, dê sequência à tática comercial e envie as combinações para potenciais clientes pelo e-mail e por WhatsApp, por exemplo.

Como a gente conversou, o Notificações Inteligentes facilita o envio automatizado de mensagens pelo aplicativo.

Por isso, você pode criar campanhas com sugestão de presentes para o Dia das Mães e enviá-las pelo WhatsApp para a sua lista de contatos de maneira rápida e fácil. 

Ferramentas digitais para vender mais no Dia das Mães

Agora, você já tem detalhes sobre a importância comercial do Dia das Mães para o e-commerce brasileiro e viu dicas para faturar mais na data comemorativa. Então, chegou o momento de conversarmos sobre como agilizar os processos neste período.

Sendo a 2ª data mais importante para os lojistas, é preciso criar uma boa estrutura para aproveitar ao máximo as vendas e, ao mesmo tempo, garantir o bom atendimento aos clientes. 

Por isso, usar ferramentas digitais que agilizam processos e que otimizem o contato com leads e compradores é uma excelente alternativa.

Dessa forma, você e sua equipe economizarão tempo com atividades operacionais e poderão focar em tarefas que realmente tragam mais resultados para o negócio

Confira, logo abaixo, como o Grupos Inteligentes e o Notificações Inteligentes automatizam processos da sua empresa e colaboram para melhores resultados em vendas no e-commerce:

Grupos Inteligentes

Já pensou em criar grupos no WhatsApp para divulgar ofertas e promoções exclusivas para o Dia das Mães?

Com o Grupos Inteligentes, você pode gerenciar a entrada de novos membros e a sua distribuição de modo simples e prático.

Ao enviar o link de convite para leads, é possível direcionar os novos participantes para os grupos desejados, criando espaços digitais para a divulgação especial.

Nestes ambientes, você terá mais facilidade para publicar produtos, serviços, infoprodutos, combos, cupons de desconto e outros itens de interesse para o Dia das Mães.

Para saber mais detalhes sobre as nossas soluções, acesse agora mesmo o site do Grupos Inteligentes.

Notificações Inteligentes

Já falamos um pouquinho sobre esta incrível ferramenta digital, não é verdade? Mas, as funcionalidades que mencionamos são apenas algumas entre tantas funções disponíveis no Notificações Inteligentes.

Integrado a mais de 30 plataformas de lojas virtuais e infoprodutos, nosso sistema permite o envio 100% automático de mensagens pelo WhatsApp para a lista de contatos da marca.

Então, basta integrar o seu e-commerce ao Notificações Inteligentes, personalizar as mensagens e aumentar a velocidade e a qualidade da sua comunicação com leads e clientes.

Entre as funcionalidades disponíveis, estão:

  • Lembrador de Pix;
  • Lembrador de boleto;
  • Recuperador de carrinho abandonado;
  • Atualização de status do pedido;
  • Atualização de status do envio;
  • E muito mais.

Ao usar essas e outras funções, você e sua equipe de vendas e de atendimento terão um grande aliado no envio de mensagens importantes para o relacionamento com potenciais e atuais clientes do seu negócio.

Conheça todas as soluções do Notificações Inteligentes para o seu negócio virtual.

Então, se você está em busca de ferramentas para otimizar as vendas neste Dia das Mães, conte com o Grupos Inteligentes e com o Notificações Inteligentes para agilizar processos e ampliar as suas possibilidades de comunicação com leads e clientes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de automação de WhatsApp da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.