BLOG

Estratégia de marketing para vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães é a 2ª data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro e só fica atrás do Natal em volume de vendas em alguns setores, como informa o Jornal do Comércio. Nesse sentido, estratégias de Marketing precisam ser pensadas, planejadas e operacionalizadas com antecedência no e-commerce. 

A compra de presentes para homenagear aquelas que são responsáveis pela maternidade é uma comemoração em família que gira a economia no fim do 1º semestre do ano

Então, é importante estar bem preparado para que o período possa ser bem aproveitado e positivo para a loja virtual. 

A fim de ajudá-lo nesta empreitada, preparamos este material para que você conheça os dados mais recentes sobre a data e saiba como se organizar para ter excelentes resultados em seu negócio digital.

Confira os tópicos sobre os quais vamos conversar:

  • Dia das Mães – a importância da data para o comércio 
  • 3 estratégias de Marketing para vender mais no Dia das Mães 
    • Crie um banner para captura de leads no e-commerce
    • Libere um cupom de desconto personalizado
    • Envie sugestões de presentes da sua loja para o Dia das Mães
  • Ferramentas digitais para vender mais no Dia das Mães
    • Grupos Inteligentes
    • Notificações Inteligentes

Siga com a gente e saiba como vender mais em sua loja virtual com estratégias de Marketing no Dia das Mães.

Dia das Mães – a importância da data para o comércio 

Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus – que começou em 2020 – foram realmente impactantes para os lojistas nas últimas comemorações do Dia das Mães.

Enquanto o comércio físico amargou resultados negativos no primeiro ano de medidas sociais restritivas, o e-commerce avançou em vendas durante o período.

Já no ano de 2021, os números começaram a se equilibrar para o varejista das ruas e dos shoppings e houve crescimento ainda mais estrondoso para as lojas virtuais no Brasil.

De acordo com Relatório da Neotrust, divulgado pelo E-commerce Brasil, o comércio eletrônico faturou R$6,4 bilhões no Dia das Mães de 2021.

O estudo ainda apontou outros dados relevantes:

  • Período de vendas
      • As vendas aumentaram expressivamente entre os dias 29 de abril e 02 de maio – isto é, na semana imediatamente anterior à data comemorativa;
      • Em seguida, elas voltaram a crescer entre os dias 03 (terça-feira) e 06 (sexta-feira) – quando ocorreu o pico de transações;
  • Categorias mais vendidas
    • Mulheres preferiram comprar itens de Beleza; Farmácia e Saúde; e Moda e Acessórios;
    • Homens preferiram comprar itens de Eletrônicos e Informática; Casa e Construção; e Bebidas.
  • Vendas por região: Sudeste (63%), Sul (18%), Nordeste (10%), Centro-Oeste (6%) e Norte (2%);
  • Dispositivo: o desktop é o favorito na compra digital dos presentes de Dia das Mães;
  • Ticket médio: aumentou 21% em relação a 2020 e alcançou o valor de R$476,90 em 2021.

Nesse sentido, vale a pena ficar de olho nestes elementos para organizar o período de vendas dedicado ao Dia das Mães.

Além destes, vamos conferir outros fatores que podem colaborar para aumentar as vendas durante a data comemorativa de 2022.

3 estratégias de Marketing para vender mais no Dia das Mães 

A preparação para eventos comerciais importantes – como o Dia das Mães – é crucial para quem quer ter bons resultados.

Organizar-se para a data é importante não apenas para ter aumento nas vendas mas, ainda, para conseguir prestar um bom atendimento no período.

Afinal, o faturamento é um dado muito relevante para os negócios; porém, manter a reputação da empresa e o bom relacionamento com os clientes mesmo em momentos comerciais de pico é fundamental.

Assim, ao preparar-se para o Dia das Mães, a sua marca precisa pensar no curto, no médio e no longo prazo, está bem?

Abaixo, selecionamos algumas estratégias e ações de Marketing que podem gerar resultados positivos para a sua loja virtual nesta data tão importante para o varejo do país; confira:

1. Crie um banner para captura de leads no e-commerce

O funil de vendas é uma técnica comercial importante para lojas digitais, certo? Entender o fluxo de ações que antecedem a compra é necessário para criar mais oportunidades de negócios.

Dessa forma, o e-commerce deve ter estratégias para aumentar o volume de clientes passando por cada uma das etapas do funil.

A fase inicial, onde ocorre aprendizado e descoberta, é uma das mais importantes. Afinal, é ali que os visitantes (praticamente anônimos para a marca) vão se transformar em leads.

Isto é, no topo do funil, as pessoas que acessam o site demonstram interesse pela oferta apresentada pela empresa. Para isso, elas concedem dados pessoais de contato – como e-mail e número de telefone.

A fim de atrair a atenção destes potenciais clientes, é preciso ser criativo e estratégico. Portanto, a criação de um banner personalizado para o Dia das Mães é uma ação interessante que tem como objetivo a captação de novos contatos.

A arte desenvolvida especialmente para a data deve ser publicada em pontos-chaves da loja virtual – como na página inicial. A ideia é fazer com que o visitante veja a oferta que foi preparada para a data e forneça seus dados ao site a fim de obter o que foi oferecido. 

Por exemplo: um e-commerce de moda feminina pode criar um banner informando que o site está preparando descontos e looks promocionais para o Dia das Mães. 

O visitante que tiver interesse em receber novidades sobre a ação, deve informar o seu endereço de e-mail à loja. 

Logo em seguida, pode-se enviar uma mensagem de agradecimento com um cupom de desconto ou uma data para o lançamento da campanha.

Então, pense em conteúdo relevante para o seu público-alvo nesta data, crie um banner atrativo e aumente a sua base de leads durante o período comemorativo. 

2. Libere um cupom de desconto personalizado

Quem não gosta de receber um “belo” desconto, não é verdade? O seu potencial cliente também quer ser agraciado com cupons realmente vantajosos.

Lembra que mencionamos que as vendas sobem na semana imediatamente anterior à data?

Nesse sentido, uma estratégia que pode trazer bons resultados e aumentar as vendas com antecedência é gerar cupons exclusivos em períodos que vão do fim do mês de abril até à primeira semana de maio – antes do pico de vendas.

Dessa forma, a loja aproveita o evento comemorativo com ainda mais eficácia e consegue equilibrar as vendas, além de otimizar o atendimento aos clientes. 

Nesse ponto, você pode ativar a campanha tanto para leads quanto para clientes atuais usando canais como e-mail e WhatsApp.

Assim, é possível enviar cupons de desconto para estes contatos que já estão avançados no funil de vendas a fim de “dar um empurrãozinho” para a tomada de decisão dos compradores.

Para abatimentos de 10% sobre o preço final do presente, você pode usar cupons como MAES10 ou 10DIADASMAES, por exemplo.

O envio “manual” ou individual desses abatimentos pode ser bastante trabalhoso. Afinal, será preciso identificar os contatos com potencial de compra e enviar as mensagens, uma a uma, para estas pessoas.

É justamente neste ponto que o Notificações Inteligentes chega para facilitar a rotina do seu e-commerce

Através da integração da sua loja virtual com o nosso sistema, você pode adicionar uma mensagem com o cupom de desconto ao funil de vendas e, então, enviar o conteúdo automaticamente para os contatos desejados

Simples e prático, o serviço de automatização de mensagens do Notificações Inteligentes traz agilidade, precisão e facilidade às ações comerciais de Dia das Mães

Veja detalhes sobre as soluções do Notificações Inteligentes

3. Envie sugestões de presentes da sua loja para o Dia das Mães

Presentear é uma ação que exige bastante conhecimento sobre os gostos e hábitos de quem está sendo presentado, certo? 

Ainda que esta data seja dedicada a uma pessoa tão próxima do comprador, escolher entre tantas opções pode ser desafiador para o cliente.

Portanto, a loja tem a missão de facilitar o processo de compra e a tomada de decisão do seu público-alvo enviando sugestões de presentes para a sua lista de potenciais clientes.

Além disso, vale apostar na técnica comercial conhecida como cross-merchandising. Ao utilizá-la, produtos complementares são apresentados lado a lado ao potencial comprador a fim de aumentar as vendas e o ticket médio.

Um e-commerce de produtos de beleza e higiene pode dispor itens de limpeza pós-maquiagem na página de um batom, por exemplo. Outra amostra é a disposição de bolsas ao lado de um par de botas em uma loja virtual de calçados.

É importante lembrar que cross-merchandising não é venda casada! Esta última prática obriga o cliente a comprar um item para levar outro e é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.

A tática de cross-merchandising estimula a combinação de produtos e serviços, facilitando a decisão do cliente e incentiva o aumento do valor da compra.

Então, estude produtos, serviços e infoprodutos de seu estoque que possam “dar um bom match” e faça campanhas com a união destes itens.

Em seguida, dê sequência à tática comercial e envie as combinações para potenciais clientes pelo e-mail e por WhatsApp, por exemplo.

Como a gente conversou, o Notificações Inteligentes facilita o envio automatizado de mensagens pelo aplicativo.

Por isso, você pode criar campanhas com sugestão de presentes para o Dia das Mães e enviá-las pelo WhatsApp para a sua lista de contatos de maneira rápida e fácil. 

Ferramentas digitais para vender mais no Dia das Mães

Agora, você já tem detalhes sobre a importância comercial do Dia das Mães para o e-commerce brasileiro e viu dicas para faturar mais na data comemorativa. Então, chegou o momento de conversarmos sobre como agilizar os processos neste período.

Sendo a 2ª data mais importante para os lojistas, é preciso criar uma boa estrutura para aproveitar ao máximo as vendas e, ao mesmo tempo, garantir o bom atendimento aos clientes. 

Por isso, usar ferramentas digitais que agilizam processos e que otimizem o contato com leads e compradores é uma excelente alternativa.

Dessa forma, você e sua equipe economizarão tempo com atividades operacionais e poderão focar em tarefas que realmente tragam mais resultados para o negócio

Confira, logo abaixo, como o Grupos Inteligentes e o Notificações Inteligentes automatizam processos da sua empresa e colaboram para melhores resultados em vendas no e-commerce:

Grupos Inteligentes

Já pensou em criar grupos no WhatsApp para divulgar ofertas e promoções exclusivas para o Dia das Mães?

Com o Grupos Inteligentes, você pode gerenciar a entrada de novos membros e a sua distribuição de modo simples e prático.

Ao enviar o link de convite para leads, é possível direcionar os novos participantes para os grupos desejados, criando espaços digitais para a divulgação especial.

Nestes ambientes, você terá mais facilidade para publicar produtos, serviços, infoprodutos, combos, cupons de desconto e outros itens de interesse para o Dia das Mães.

Para saber mais detalhes sobre as nossas soluções, acesse agora mesmo o site do Grupos Inteligentes.

Notificações Inteligentes

Já falamos um pouquinho sobre esta incrível ferramenta digital, não é verdade? Mas, as funcionalidades que mencionamos são apenas algumas entre tantas funções disponíveis no Notificações Inteligentes.

Integrado a mais de 30 plataformas de lojas virtuais e infoprodutos, nosso sistema permite o envio 100% automático de mensagens pelo WhatsApp para a lista de contatos da marca.

Então, basta integrar o seu e-commerce ao Notificações Inteligentes, personalizar as mensagens e aumentar a velocidade e a qualidade da sua comunicação com leads e clientes.

Entre as funcionalidades disponíveis, estão:

  • Lembrador de Pix;
  • Lembrador de boleto;
  • Recuperador de carrinho abandonado;
  • Atualização de status do pedido;
  • Atualização de status do envio;
  • E muito mais.

Ao usar essas e outras funções, você e sua equipe de vendas e de atendimento terão um grande aliado no envio de mensagens importantes para o relacionamento com potenciais e atuais clientes do seu negócio.

Conheça todas as soluções do Notificações Inteligentes para o seu negócio virtual.

Então, se você está em busca de ferramentas para otimizar as vendas neste Dia das Mães, conte com o Grupos Inteligentes e com o Notificações Inteligentes para agilizar processos e ampliar as suas possibilidades de comunicação com leads e clientes.

Conheça nossos planos agora mesmo.