Conversão de vendas por WhatsApp é 4,5 maior que de lojas virtuais Brasileiras

Recente pesquisa indicou que o WhatsApp tem, em média, conversão de 9%; enquanto isso, o comércio eletrônico tradicional no país converteu apenas 2% dos seus leads em clientes, o que representa que a conversão de vendas por WhatsApp é 4,5 maior que de lojas virtuais.

O estudo também apontou que outros segmentos têm taxas ainda maiores – como o de “Mercado e Alimentação”, que chegou a quase 21% de conversão.

Os dados levantados pela OmniChat indicam que o chamado “chat-commerce” está em alta no país.

Desde o início da pandemia do coronavírus, em 2020, a internet tem se mostrado uma excelente forma para que as empresas possam atrair, converter e reter seus clientes.

O WhatsApp, em particular, está demonstrando um ótimo resultado para negócios de variados portes e segmentos. Portanto, ele é uma excelente forma para que os negócios consigam alcançar seus objetivos.

A seguir, vamos conversar sobre como o WhatsApp pode colaborar para que a sua empresa ou marca converta mais na internet; confira:

Se você quer saber como potencializar as vendas do seu negócio com o chat-commerce, continue por aqui e veja estes hacks imperdíveis que selecionamos para você.

O WhatsApp converte mais do que o comércio eletrônico brasileiro tradicional

Há anos, o e-commerce vem caminhando a passos largos, de acordo com levantamentos. As medidas restritivas causadas pela pandemia do coronavírus, que forçaram a restrição da circulação de pessoas em todo o mundo, destacaram a força e o poder do comércio online.

Dentro do segmento de compras digitais, um canal específico tem demonstrado resultados ainda mais surpreendentes: o WhatsApp.

O aplicativo de troca de mensagens, criado em 2009, é o preferido dos brasileiros para as conversas online.

Intuitivo e simples de usar, o app logo se expandiu no país e passou a ser o preferido para a comunicação digital – inclusive, entre pessoas e marcas.

O favoritismo colaborou para que, durante o fechamento das empresas físicas, os negócios ainda pudessem operar com o mensageiro de maneira barata e fácil, como indicam pesquisas

Para muitos, o WhatsApp foi a abertura para o comércio digital, transformando a jornada de compra dos brasileiros.

Em um período de apenas 1 ano, o valor do ticket médio em compras realizadas pelo app aumentou em 45,5%, alcançando o número de R$ 458,26, segundo a pesquisa realizada pela OmniChat.

De acordo com o recente estudo “Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil”, 64% dos brasileiros já encomendaram produtos e serviços pelo WhatsApp.

O resultado está consideravelmente acima do percentual de compras realizadas pelo Instagram (46%) e Messenger (31%).

Além disso, como conferimos, o app mensageiro tem taxa de conversão 4,5 vezes maior do que a apresentada pelas lojas virtuais tradicionais.

Dessa forma, se você quer entender por quais razões o aplicativo é tão bom para vendas online, confira estas informações que trouxemos para você.

Por que motivos o WhatsApp é o campeão de vendas online

Converter pelo WhatsApp pode ser mais eficaz do que em outros meios de comércio digital, como vimos. Mas, quais podem ser as razões que fazem com que este aplicativo seja tão poderoso na conversão de leads em clientes?

Por isso, selecionamos alguns motivos que tornam o app mensageiro a escolha certa para quem quer ter excelentes resultados com venda online de produtos, serviços, infoprodutos e outros itens. Veja, a seguir:

1 – Ele é o favorito dos brasileiros

No Brasil, não tem para ninguém em termos de aplicativo de mensagens! Há vários anos, o WhatsApp é o canal preferido de comunicação online dos brasileiros.

Segundo a pesquisa Panorama Mensageria no Brasil, 99% dos smartphones do país têm o mensageiro instalado.

Por outro lado, entre os seus concorrentes diretos, Instagram (82%), Facebook Messenger (71%), Telegram (60%) e Signal (12%) constituem os demais apps posicionados no ranking levantado pelo Opinion Box.

Desde 2018, o WhatsApp está na liderança isolada em relação aos outros mensageiros. 

Além de estar em praticamente todos os celulares no Brasil, o aplicativo é usado com bastante frequência pelos seus usuários. Para a pesquisa, os respondentes afirmaram que usam o WhatsApp:

  • Todo dia: 85%
  • Quase todo dia: 9%
  • Algumas vezes por semana: 3%
  • Algumas vezes por mês: 2%
  • Quase nunca: 1%
  • Nunca: 0%

Ainda, o levantamento ainda apontou que 78% dos entrevistados afirmaram que usam o app para se comunicarem com as marcas. Entre os concorrentes, o percentual chegou a 51% para o Facebook Messenger e 50% no Telegram.

Na comunicação com empresas, entre as finalidades estão:

  • Tirar dúvidas /  pedir informações (79%)
  • Receber suporte técnico (69%)
  • Receber promoções (55%)
  • Comprar produtos e serviços (53%)
  • Cancelar serviços (47%)

Entre os respondentes, apenas 4% deles não consideram adequado usar o WhatsApp para se comunicar com a marca ou empresa. 

Isto é, quase todos os brasileiros que possuem smartphone instalaram o WhatsApp em seu aparelho, utilizam o mensageiro diariamente e, com alta frequência, recorrem ao aplicativo para conversar com as marcas.

Então, podemos dizer que o WhatsApp é o favorito, no Brasil, para a troca de mensagens e que este fato colabora para o seu sucesso no chat-commerce.

2 – Seu uso é gratuito, fácil e intuitivo

Um dos aspectos que fazem com que o mensageiro tenha se disseminado no país é a sua gratuidade. Seja para usuários da versão original, seja para contas comerciais da versão Business, o app pode ser utilizado sem qualquer custo.

Além disso, o aplicativo foi aderido pela facilidade de uso e por ser intuitivo. Assim, os brasileiros foram rapidamente compreendendo a ferramenta e optando pela troca de mensagens online com o auxílio do WhatsApp.

Aliás, com apenas poucos toques, é possível chegar à tela inicial do aplicativo, localizar um contato e digitar textos, enviar áudio, trocar imagens ou fazer outras tarefas.

Dessa forma, a gratuidade e simplicidade de uso tornam o WhatsApp um dos principais meios de comunicação digital do brasileiro, contribuindo para a conversão dos contatos em clientes das empresas.

3 – Grande variedade de recursos

Assim que foi lançado, o app de troca de mensagens oferecia poucos recursos – como envio de textos e imagens, apenas.

Entretanto, com o avanço das tecnologias, o WhatsApp passou a oferecer dezenas de ferramentas a seus usuários

Atualmente, quem usa a versão original do aplicativo pode:

  • Enviar e receber:
    • Textos
    • Mensagens de voz
    • Arquivos diversos – como imagens, vídeos, contatos e documentos
    • Localização em tempo real ou localização atual
    • Emojis, GIFs e figurinhas
  • Criar e gerenciar grupos com outros usuários
  • Fazer ligações por voz e por vídeo, com duas ou mais pessoas
  • Publicar status com duração de 24 horas
  • Fazer pagamentos sem sair do aplicativo, com o WhatsApp Pay
  • Entre outros

Desse modo, o app teve início como um simples instrumento para conversa entre pessoas e tornou-se, ao longo dos anos, uma excelente ferramenta para a comunicação digital.

4 – O aplicativo tem recursos específicos para empresas

Além de todas as funcionalidades disponíveis para os usuários da versão original, o aplicativo expandiu os seus recursos e, a partir de 2018, outras funções foram criadas para as contas do WhatsApp Business.

Sendo assim, opção comercial do mensageiro oferece uma série de ferramentas para que empresas e  marcas agilizem a sua rotina e proporcionem um excelente atendimento ao seu público.

Entre os recursos do WhatsApp Business, estão:

  • Perfil comercial – com nome, segmento, meios de contato, horário de atendimento e outros;
  • Catálogo online – produtos/serviços com imagem, descrição e preço;
  • Recursos para conversa – como mensagem automática de saudação e de ausência, respostas rápidas e etiquetas;
  • Anúncios;
  • E outras funcionalidades.

O WhatsApp Pay está disponível tanto para usuários comuns, quanto para contas comerciais. Entretanto, o método de pagamento interno do aplicativo é, sem dúvida, uma importante ferramenta para as empresas.

Com ele, os clientes podem realizar pagamentos às marcas sem precisarem acessar outro app para executar a transação. 

Então, a variedade de recursos pensados para facilitar a rotina da comunicação digital das empresas é mais um motivo para torná-lo um excelente canal de chat-commerce.

5 – Existem ferramentas para potencializar o uso do WhatsApp

Como você conferiu, o mensageiro dispõe de ótimos instrumentos gratuitos para pessoas e marcas. Entretanto, o app ainda não consegue oferecer todas as funcionalidades que as empresas realmente precisam.

Por isso, para executar outras tarefas, você pode contar com ferramentas que incrementam o uso do WhatsApp e potencializam os resultados em negócios.

Veja, abaixo, maneiras para agilizar a rotina com o app mensageiro e otimizar o desempenho do meio de comunicação digital:

  • Notificações Inteligentes – sistema integrado às principais plataformas de e-commerce e infoprodutos que automatiza o envio de mensagens pelo WhatsApp; então, ele dispara mensagens de forma 100% automática para os contatos da marca enviando campanhas e notificações sobre o status do pedido, entre outras funções.
  • Grupos Inteligentes – faz a adequada distribuição dos contatos de uma empresa nos grupos de WhatsApp desejados; dessa forma, o gestor poderá criar regras de organização para que os novos membros sejam devidamente adicionados aos grupos certos.
  • Saiu Pra Entrega – ferramenta que notifica os clientes sobre o andamento da entrega; assim, o comprador receberá, via WhatsApp, notificações sobre as movimentações físicas do seu pedido até o seu endereço.

Com o Notificações Inteligentes, Grupos Inteligentes e Saiu Pra Entrega, a empresa terá mais recursos e uma grande economia de tempo para fazer a conversão dos seus contatos em clientes, pelo WhatsApp.

Como você pode potencializar as suas vendas no WhatsApp

Até aqui, conferimos que o WhatsApp é uma excelente ferramenta comercial e os motivos que podem justificar tamanho sucesso. 

Agora, vamos apresentar a você estratégias para fazer com que as vendas pela app gerem  resultados significativos para o negócio. Vamos ver? Confira!

Planeje campanhas para o WhatsApp

Para que o mensageiro efetivamente seja um sucesso, é preciso encará-lo como mais um canal de vendas.

Assim, é necessário “organizar a casa” e fazer um planejamento estratégico para o aplicativo. Comece estabelecendo um objetivo claro para este novo meio de atendimento; defina metas de vendas, cronograma e táticas comerciais para serem utilizadas no app.

Além disso, selecione pessoal qualificado para executar as tarefas no WhatsApp. Para isso, você pode realocar profissionais internos ou fazer contratações.

O essencial, em todo o caso, é treiná-los adequadamente para a atividade.

Então, crie estratégias e campanhas comerciais que tenham como foco o WhatsApp. Feito isso, estabeleça métricas para a posterior avaliação dos resultados.

Enquanto o plano é colocado em prática, monitore e observe o trabalho realizado pelos atendentes. Em seguida, confronte os resultados com as métricas, corrija possíveis erros e trace novas metas para as próximas ações com o WhatsApp.

Faça um atendimento de qualidade

Recente pesquisa indica que 2 em cada 3 consumidores desistem de comprar online por experiência ruim.

Nesse sentido, atender adequadamente o consumidor é um requisito básico para empresas que querem ter bons resultados com o WhatsApp.

Não é preciso ir muito longe para isso. O “feijão com arroz” ou o básico de atendimento ao cliente já consegue reduzir consideravelmente os níveis de insatisfação.

Para isso:

  • Sempre seja gentil;
  • Resolva efetivamente o problema do cliente e, quando não for possível, sinalize que está fazendo o esforço necessário para isso;
  • Mantenha o contato atualizado sobre a sua requisição;
  • Humanize o atendimento;
  • Utilize uma linguagem facilmente compreendida pelo público.

Então, apenas depois de ter feito a lição de casa, explore novas e criativas técnicas de atendimento que possam surpreender positivamente o seu cliente. 

Use ferramentas de automatização para WhatsApp

Por fim, para que o WhatsApp do seu negócio possa atender o público com qualidade e de maneira prática para a equipe, conte com as ferramentas de automatização para o WhatsApp:

Para ter mais dicas como essas, continue com a sua leitura pelo blog do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.