Minha conta do WhatsApp foi banida. E agora?

Ter a conta banida no WhatsApp pode ser um verdadeiro problema para você, que utiliza o número profissionalmente.

Toda a lista de prospects, leads, clientes e usuários que já tinham seu contato ficará sem o canal para fazer perguntas, tirar dúvidas e realizar compras.

Assim, qualquer tempo off-line pode representar perdas significativas para seu negócio, não é verdade?

Mesmo com todos os cuidados, a conta pode ser banida temporária ou permanentemente do aplicativo.

Então, você deve saber como agir rapidamente caso o número sofra banimento no WhatsApp, além de conhecer e reforçar as medidas preventivas.

Dessa forma, pensando em facilitar a sua retomada ao app, trouxemos as ações recomendadas para que você possa recuperar sua conta no aplicativo.

Além disso, elencamos as principais causas para o bloqueio do número e maneiras de evitá-lo.

Então, acompanhe com a gente e saiba como fazer a recuperação da sua conta banida no WhatsApp.

Conta banida no WhatsApp – Perguntas Frequentes

O banimento ou bloqueio de conta no WhatsApp ocorre quando o usuário infringe algum ou alguns dos termos de serviço do aplicativo.

Assim, o app impede que aquele número de telefone continue a usar as funções do mensageiro – como envio e recebimento de mensagens, fotos, vídeos, ligações e outros.

Quando a conta é banida do WhatsApp, o usuário visualiza a seguinte mensagem ao tentar utilizar o aplicativo: “Seu número foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda”.

Estas são frases que ninguém quer ver, não é mesmo?

Mas, se elas aparecerem para você, não se desespere!

É possível fazer algumas operações para tentar recuperar a conta antes que ela seja banida definitivamente.

Confira, então, perguntas e respostas sobre os procedimentos que podem ser feitos na tentativa de utilizar o WhatsApp novamente com o mesmo número.

Acompanhe!

O que é ter o número banido do WhatsApp?

Ter a conta banida do WhatsApp é ter o número de telefone bloqueado para uso do aplicativo. Ou seja, seus contatos não conseguirão mais enviar mensagens para você, nem você para eles.

O banimento pode ser temporário ou permanente

Se você recebeu uma mensagem informando que a conta foi banida temporariamente, a causa do problema pode ser o tipo do aplicativo que está sendo usado.

Existem duas versões do app: WhatsApp e WhatsApp Business.

O WhatsApp é uma ferramenta para uso pessoal, exclusivamente.

Já o WhatsApp Business é totalmente elaborado para que empresas, marcas, negócios e profissionais, em geral, utilizem o aplicativo.

Assim, o WhatsApp Business oferece mais opções e funcionalidades para esse público – como catálogo de produtos e serviços, contatos profissionais e respostas automáticas.

Então, se a sua conta foi bloqueada temporariamente, o motivo pode ser o uso do WhatsApp quando o WhatsApp Business deveria ser utilizado.

Neste caso, baixe o WhatsApp Business e tente utilizar o app profissional com o mesmo número banido.

Mas, se você já usa o WhatsApp Business e recebeu a mensagem de que sua conta foi banida, o bloqueio pode ser permanente

Isto ocorre devido ao uso inapropriado do aplicativo, descumprindo os termos de serviço da ferramenta. 

A seguir, trouxemos detalhes sobre este banimento e o que você pode fazer para tentar recuperar a sua conta no app. Confira!

Como recuperar a conta do WhatsApp?

De acordo com a própria Central de Ajuda do WhatsApp, a única forma para uma possível recuperação da conta banida é enviando um e-mail para a empresa.

Assim, será necessário escrever um e-mail endereçado para [email protected] explicando por que motivo seu número deve ser recuperado.

Quando a conta é bloqueada, o WhatsApp geralmente não informa as causas do bloqueio. Por isso, você deverá fazer uma análise para tentar entender o que pode ter acontecido.

Como dissemos, o banimento é feito por violação aos termos de serviço do WhatsApp.

Então, faça a leitura das informações prestadas pela companhia e verifique o que pode ter causado seu bloqueio.

Identificado o motivo, se justifique e explique à empresa por que sua conta deve ser reativada.

Por exemplo, um dos termos de serviço do WhatsApp diz respeito ao registro da conta. De acordo com o app, o nome da empresa não deve:  

  • Ser falso, enganoso, fraudulento ou difamatório
  • Fazer paródia com terceiros ou incluir símbolos de caracteres, pontuação excessiva ou designações de marca comercial ou 
  • Violar qualquer marca comercial, violar qualquer direito de publicidade ou, de alguma forma, violar os direitos de qualquer pessoa

Se o WhatsApp entende que o nome do seu negócio se enquadra em uma destas proibições, poderá fazer o bloqueio da sua conta.

Neste caso, a própria companhia informa que reserva: “o direito de recuperar nomes de contas em nome de qualquer empresa ou indivíduo que possua uma reivindicação legal destes nomes”.

Assim, nesta situação específica, a conta bloqueada pode anexar ao e-mail comprovações de que o nome é devidamente registrado – como cartões de CNPJ, registro no INPI, entre outros.

O que escrever na solicitação de recuperação de conta?

Ao preparar seu e-mail, tenha em mente que você está tentando a recuperação do acesso ao aplicativo. Por isso, seja o mais convincente, cordial e argumentativo possível.

Afinal, se a sua conta não for recuperada, você pode perder um importante trabalho de relacionamento com seus clientes, não é mesmo?

Assim, as dicas sobre o que escrever no e-mail enviado ao WhatsApp são:

  • Depois de ler os termos e identificar o que pode ter causado o banimento, você pode:
    • Defender-se e justificar o comportamento, caso você entenda que esteja certo. Neste caso em especial, envie o máximo de provas que fortaleçam as suas justificativas. 
    • Argumentar que desconhecia o termo e que o descumprimento não vai se repetir.
  • Se, mesmo lendo os termos, você não ainda sabe o que pode ter causado o bloqueio, argumente neste sentido. Além disso, informe que seu número sempre esteve de acordo com as regras.
  • Informe o seu número de telefone bloqueado no WhatsApp, com os códigos telefônicos de país e estado.
  • Preferencialmente, envie o e-mail em Inglês.

Além disso, se este for o primeiro bloqueio do número, as chances para ter o acesso ao app novamente são maiores.

Então, reúna todas as informações possíveis que você tenha sobre seu uso adequado do aplicativo e elabore bons argumentos para tentar a recuperação da conta.

Como entrar em contato com o suporte do WhatsApp?

Como você viu, a única maneira para entrar em contato com a empresa é enviando e-mail para o endereço [email protected].

Não existem números de telefone, nem outra central de atendimento que possa receber a sua tentativa de desbloquear a conta. 

Quanto tempo o suporte do WhatsApp demora pra responder?

Normalmente, o tempo de resposta do suporte do WhatsApp é de até 48 horas após o recebimento do seu e-mail. Mas, é possível que a equipe de atendimento responda em até 1 dia útil.

A recuperação não deu certo. O que fazer?

Mesmo depois da leitura dos termos de serviços, entendimento das possíveis causas do bloqueio, elaboração e envio do e-mail, sua conta não foi desbloqueada?

Fique calmo porque, se o WhatsApp não aceitar a sua tentativa de recuperação, você ainda tem outra alternativa.

Como vimos, não há contato telefônico para solucionar o banimento. Mas, você pode enviar um e-mail diretamente para a central global do WhatsApp Business: [email protected].

Assim, reforce sua argumentação, se possível, anexe novos documentos e capriche na nova investida para ter o seu acesso ao WhatsApp novamente, com o mesmo número.

Mas, se nem assim você conseguiu recuperar a antiga conta no aplicativo de mensagens, infelizmente, não temos boas notícias.

Caso o WhatsApp não aceite suas justificativas, o número será bloqueado permanentemente do app. 

Assim, será necessário criar uma nova conta no WhatsApp Business, com novo número de telefone, para continuar a utilizar as funcionalidades do aplicativo.

Então, para evitar esta terrível situação para as suas relações comerciais, confira quais são as razões mais comuns para o banimento no app e como você pode evitá-lo.

Principais motivos que podem fazer a conta do WhatsApp ser banida e como evitar o bloqueio de número

Nem sempre o WhatsApp notifica os usuários sobre o bloqueio da conta. E, em muitos casos, sequer informa as causas para o banimento. Mas, alguns comportamentos no app favorecem o impedimento de uso do WhatsApp. 

Por isso, não tem jeito: a melhor maneira para não ter a conta banida permanentemente é seguindo os termos de uso da ferramenta.

Assim, entenda e evite estes tipos de comportamentos que podem levar ao bloqueio do número no WhatsApp:

– Envio de muitas mensagens

Quando uma mesma conta passa a fazer o envio de um número grande de mensagens em curto espaço de tempo, o WhatsApp pode entender o disparo como spam.

Se, por exemplo, você enviava 1 mensagem ao dia para sua lista de contatos e passa a fazer o envio de 10 mensagens, o aplicativo pode considerar a prática agressiva.

Dica: organize-se para fazer uma comunicação equilibrada e bem planejada.

– Ter muitos bloqueios e denúncias 

Qualquer usuário do WhatsApp pode bloquear ou denunciar um contato, certo?

Se as pessoas para as quais você tem enviado mensagens reportarem a sua conta com frequência, o WhatsApp “acende uma luz de atenção”.

Ou seja, quando sua conta é bloqueada ou denunciada várias vezes, o aplicativo pode entender que o seu comportamento tem sido incômodo para algumas contas.

Dicas para evitar os bloqueios e denúncias:

  • Opt-in: certifique-se de que os contatos querem receber suas mensagens. Para isso, pergunte se eles têm o desejo de receber novidades e promoções, por exemplo, antes de enviar várias mensagens.
  • Peça às pessoas para adicionarem o seu número de telefone no celular. A ação diminui as chances de entendimento de que sua conta faz spam no aplicativo.
  • Opt-out: facilite a saída das pessoas da sua lista de contatos. Assim, se um cliente não desejar mais receber suas mensagens, ele pode informar isso a você com facilidade. A prática pode evitar que ele reporte a sua conta a fim de cancelar o recebimento das mensagens.

– Usar versões não-oficiais do aplicativo

Já falamos que, se você utiliza o WhatsApp para negócios ou profissionalmente, deve usar a versão Business.

Mas, além disso, há outra prática relacionada à plataforma que pode comprometer a sua permanência no aplicativo: a utilização de apps não-oficiais.

O uso de ferramentas modificadas e que prometem funcionalidades mirabolantes – como usar duas contas num mesmo telefone, espionagem de mensagens e outros – não é bem visto pelo WhatsApp oficial.

Dica: somente utilize o WhatsApp Business oficial e ferramentas seguras.

– Conteúdo impróprio

Nos termos de serviços do aplicativo, existem regras específicas sobre a divulgação de conteúdos. Entre elas, está a seguinte proibição:

Publicar, enviar ou compartilhar qualquer conteúdo que seja ilegal, difamatório, injurioso, obsceno, pornográfico, indecente, lascivo, sugestivo, hostil, ameaçador, invasivo da privacidade ou dos direitos de publicidade, abusivo, inflamatório, fraudulento ou em que julgamos o conteúdo censurável”.

Portanto, fazer o envio de textos, fotos, vídeos ou áudios que possam se enquadrar em qualquer uma dessas proibições pode levar ao banimento da conta.

Dica: fique bem atento quanto ao conteúdo daquilo que você está enviando para seus contatos no WhatsApp.

Dica bônus para evitar ter a conta banida: WhatsApp Marketing

Como você pode conferir ao longo do texto, o uso correto do WhatsApp Business pode evitar o banimento da conta. Mas, se isso já ocorreu, é possível tomar medidas e tentar a recuperação da utilização do aplicativo.

Além de adequar a sua comunicação no mensageiro, seguindo regras e termos da companhia, você pode ampliar as suas possibilidades de permanência na plataforma aprofundando os conhecimentos sobre as melhores estratégicas, táticas e técnicas de uso do app. 

Então, se você quer que seu negócio tenha excelentes resultados na utilização do aplicativo e ainda não evite bloqueios na conta, conheça os planos do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas Vendas no Mês Você Faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.