Como as campanhas podem deixar ainda mais poderosa a sua automação do Notificações Inteligentes

A funcionalidade de envio de campanhas pelo WhatsApp, do Notificações Inteligentes, é a solução ideal para você, que quer praticidade e economia de tempo em seu trabalho.

Para que você saiba como ter ainda mais sucesso em suas ações pelo aplicativo, confira este material completo que preparamos. 

Neste artigo, você vai ver:

O que são as campanhas de WhatsApp Marketing 

Como as automações de WhatsApp deixam a sua campanha de Marketing mais poderosa – 7 benefícios

1 – Mais tempo para a equipe focar em suas atividades

2 – Precisão de envio

3 – Personalização automatizada da campanha 

4 – Amplo alcance da ação

5 – Evitar bloqueio pelo WhatsApp

6 – Edição fácil e prática

7 – Acesso a relatórios sobre a campanha

Como fazer campanhas automatizadas de sucesso usando o Notificações Inteligentes

1 – Conheça o seu público-alvo

2 – Eleja a melhor oferta para o target

3 – Planeje a campanha de WhatsApp Marketing

4 – Execute a campanha com o Notificações Inteligentes

5 – Analise os resultados e implemente melhorias

Saiba como o Notificações Inteligentes colabora para o sucesso de suas campanhas de WhatsApp

Fique com a gente e saiba como potencializar o resultado das suas campanhas de WhatsApp Marketing com o Notificações Inteligentes.

O que são as campanhas de WhatsApp Marketing 

Campanhas de WhatsApp Marketing são um conjunto de mensagens enviadas pelo aplicativo que tem como objetivo converter potenciais clientes e leads em compradores da marca

Assim, elas são planejadas e disparadas por intermédio do app de mensagens e têm como conteúdo textos que informam e tentam convencer o público-alvo à ação desejada pela empresa.

Campanhas são bastante comuns em datas comemorativas – como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Além disso, elas podem ser desenvolvidas e disparadas em outros momentos – períodos de baixa nas vendas, por exemplo – , a fim de que a organização possa melhorar os seus negócios.

Nessas ações, são enviadas promoções, cupons de desconto, ofertas exclusivas e outros atrativos comerciais que têm como meta a atração, conversão e retenção da clientela.

Então, em resumo, as campanhas de WhatsApp Marketing são uma sequência de mensagens enviadas ao público-alvo da marca com a finalidade de convertê-los em clientes.

Como as automações de WhatsApp deixam a sua campanha de Marketing mais poderosa – 7 benefícios

Enviar uma mensagem a um cliente é um trabalho que, conforme a demanda, pode ser especialmente trabalhoso, certo?

Pensar no melhor conteúdo, nas palavras certas, além da data e horário mais adequados, é uma tarefa que exige bastante de quem está elaborando a mensagem.

Agora, imagine o quanto a ação é complexa ao fazer o disparo de 100, 1.000 ou 5.000 mensagens de maneira simultânea!

Além de todo o empenho exigido para a elaboração da campanha, é preciso pensar no esforço para enviar todas estas informações de forma correta.

Então, neste contexto, o serviço de automatização de mensagens pelo WhatsApp é a solução ideal para enviar todo este material com um só clique.

Saiba, logo abaixo, todos os benefícios de escolher o Notificações Inteligentes para fazer o envio automatizado de campanhas pelo WhatsApp; confira:

1 – Mais tempo para a equipe focar em suas atividades

Sem sombra de dúvidas, a economia de tempo é um dos principais benefícios que as mensagens automatizadas oferecem ao seu time.

Assim, os profissionais da sua equipe poderão configurar a campanha uma única vez e fazer o disparo para o público-alvo sem ter que, manualmente, enviar as mensagens de forma individual.

Ao automatizar o disparo, você e o seu time terão mais tempo livre para focar em tarefas estratégicas, que vão agregar valor ao trabalho e melhorar os resultados do negócio.

2 – Precisão de envio

Imagine ter que disparar mensagens para centenas ou milhares de pessoas ao mesmo tempo e esquecer de alguns destes contatos? Ou, ainda, fazer o envio equivocado para pessoas que não eram o público-alvo da campanha?

Além destes enganos, muitos outros problemas podem acontecer no envio manual de mensagens pelo WhatsApp.

Com o Notificações Inteligentes, no entanto, todos os contatos selecionados receberão o exato conteúdo que foi configurado para a ação.

Assim, o disparo automatizado proporciona mais precisão no envio das mensagens das campanhas de WhatsApp Marketing.

3 – Personalização automatizada da campanha 

Algumas pessoas confundem automatização com robotização do atendimento – entretanto, este pensamento está totalmente incorreto.

Com o avanço das tecnologias, os serviços automáticos também progrediram e, atualmente, eles podem alcançar altos níveis de personalização.

No Notificações Inteligentes, trabalhamos com as “variáveis”; elas são dados individuais dos seus contatos que podem ser adicionados às mensagens de maneira automatizada.

As variáveis do lead podem ser:

  • Primeiro nome;
  • Sobrenome;
  • Nome completo;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Entre outras.

Todas elas têm um código específico que, ao ser inserido no campo da mensagem, garante que o texto chegue até o destinatário com a informação de cada um deles.

Então, é muito mais fácil, rápido e preciso personalizar as mensagens enviadas pelo WhatsApp ao utilizar a ferramenta de automatização do Notificações Inteligentes.

4 – Amplo alcance da ação

Já pensou em não ter limite de envios de mensagens diárias no WhatsApp? Pois é exatamente esta a proposta do Plano WhatsApp Ilimitado do Notificações Inteligentes.

Com ele, é possível enviar quantas mensagens forem necessárias para a sua base de contatos. Dessa forma, as suas campanhas vão alcançar muito mais pessoas, de maneira estratégica, confiável e segura.

5 – Evitar bloqueio pelo WhatsApp

Agora, vamos falar sobre a segurança da presença da marca no aplicativo. 

Quando uma conta de WhatsApp envia várias mensagens ao mesmo tempo, o app pode entender que o disparo é spam. Por isso, é comum que ele bloqueie este tipo de usuário e, em alguns casos, a conta nunca mais será recuperada.

Pensando nesse problemão e em como evitar que isso aconteça, o Notificações Inteligentes tem mecanismos de disparo inteligente que resguardam a sua conta, em elevado grau, dos bloqueios e banimentos feitos pelo WhatsApp.

Então, as chances de que isso aconteça em nossa ferramenta são consideravelmente menores do que com o envio manual pelo aplicativo.

6 – Edição fácil e prática

Uma pessoa que sabe enviar mensagens pelo WhatsApp tem todo o conhecimento necessário para fazer o disparo pelo Notificações Inteligentes.

Nosso sistema tem muitas semelhanças com a interface do aplicativo e, assim, é possível fazer as mesmas edições textuais – como uso de emojis, negrito e itálico no texto, por exemplo.

Dessa forma, você e sua equipe terão facilidade para configurar as mensagens a serem enviadas em sua campanha de WhatsApp Marketing.

7 – Acesso a relatórios sobre a campanha

Por fim, outro grande benefício de usar o Notificações Inteligentes em suas ações de WhatsApp Marketing é acessar os relatórios das campanhas enviadas.

No nosso exclusivo sistema, você pode ver importantes informações relacionadas ao disparo e, então, elaborar melhores estratégias para novos envios.

Assim, será possível analisar o resultado das campanhas e planejar novas ações com ainda mais efetividade, baseando-se nos dados fornecidos pelos relatórios do Notificações Inteligentes.

Como fazer campanhas automatizadas de sucesso usando o Notificações Inteligentes

O WhatsApp é um excelente canal de comunicação entre as empresas e os seus stakeholders, não é verdade?

Dessa forma, com estratégia e as ferramentas certas, é possível usar o app mensageiro em benefício dos negócios.

A seguir, vamos conversar sobre o passo a passo para a criação, no Notificações Inteligentes, de campanhas automatizadas de sucesso; confira com a gente:

1 – Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer estratégia e ação de Marketing é o conhecimento do público-alvo.

Nesse momento, é importante saber tanto os dados demográficos, quanto aqueles relacionados ao seu comportamento de compra.

Assim, levante informações sobre o target da marca e trace os seguintes perfis:

  • Demográfico: idade e geração, gênero com o qual se identifica, renda individual e da família, localização, profissão, entre outros;
  • De compra: o quê, quando, quanto e como costuma comprar, além de informações sobre fatores decisores da aquisição.

Entenda, ainda, quais são as principais dores, necessidades e desejos deste público-alvo.

2 – Eleja a melhor oferta para o target

Agora que você já tem preciosas informações em mãos, é hora de conectá-las com a oferta da empresa. 

Ou seja, é necessário entender o que a organização pode oferecer ao target para amenizar as suas dores, além de atender às suas necessidades e aos desejos detectados.

Portanto, este é o momento de olhar “para dentro” da empresa e ver quais produtos/serviços devem ser usados durante a campanha e que vão servir aos anseios do público.

3 – Planeje a campanha de WhatsApp Marketing

Na terceira etapa, entram a estratégia e a criatividade. Então, é preciso planejar a campanha pensando nos seguintes itens:

  • Objetivo e métricas: qual é o resultado esperado com a campanha e como ele será mensurado;
  • Público-alvo: previamente definido;
  • Data de veiculação: quando e por quanto tempo a campanha será veiculada;
  • Recursos necessários:
    • Financeiros – qual é o orçamento disponível para a ação;
    • Materiais e ferramentas –  tudo o que será preciso para que a campanha seja realizada;
    • Humanos – pessoal que será necessário para a execução e análise da ação;
    • Tempo – cronograma para a realização das atividades.

Observe que, ao final desta tarefa, você terá uma seleção de informações extremamente importantes para a campanha que, em conjunto, vão formar um plano. Com ele, trace estratégias para que o objetivo da ação seja alcançado.

Utilize, ainda, boa dose de criatividade para que a campanha possa ser realmente atrativa ao público-alvo. 

Durante o seu desenvolvimento, explore elementos inovadores e técnicas diversificadas para que o target seja alcançado, atraído e convertido ao final da ação de Marketing.

4 – Execute a campanha com o Notificações Inteligentes

Até este momento, você selecionou o público-alvo a ser atendido, bem como as suas demandas, identificou qual oferta é a mais recomendada para atendê-lo e criou um plano para a campanha – com objetivos, recursos necessários, além de estratégias.

Nesta etapa, vamos colocar a campanha em prática com o Notificações Inteligentes. Assim, a ação de Marketing poderá ser enviada de maneira automática para o seu target.

Isto é, os contatos selecionados receberão o conteúdo da ação sem que os atendentes da marca tenham que fazer o envio manual, uma a uma, das mensagens.

Então, para enviar campanhas de WhatsApp Marketing de forma automática, siga este passo a passo:

  1. Acesse o painel do Notificações Inteligentes;
  2. No menu à esquerda, clique em “Campanhas”;
  3. Em seguida, clique em “Criar campanha”;
  4. Preencha as seguintes informações:
    1. Nome da campanha;
    2. Lista de destino;
    3. Instâncias para envio;
    4. Data e hora de disparo.
  5. Na próxima página:
    1. Adicione variáveis para personalizar a campanha, como primeiro nome do contato, por exemplo; e
    2. Digite o texto a ser enviado na mensagem.
  6. Revise todas as informações da campanha e clique em “Finalizar” para fazer o envio ou a programação da campanha de WhatsApp Marketing.

5 – Analise os resultados e implemente melhorias

Assim que você terminar as configurações da operação, será possível acompanhar os seus resultados. Fazer essa verificação é muito importante para encontrar pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados em uma nova ação de Marketing.

Então, para ver os relatórios da campanha:

  1. No painel do Notificações Inteligentes, clique em “Campanhas” no menu lateral;
  2. Agora, clique em “Todas as campanhas” e selecione a campanha desejada;
  3. Logo após, localize a seção “Relatórios de campanha” e clique sobre ela;
  4. Em “Relatórios de campanha”, você terá acesso a informações como:
    1. Tempo para finalização;
    2. Total de mensagens enviadas;
    3. Total de mensagens entregues;
    4. Gráficos de engajamento e mensagens entregues vs. mensagens lidas.

Saiba como o Notificações Inteligentes colabora para o sucesso de suas campanhas de WhatsApp

Além de todos esses benefícios que a funcionalidade de campanhas proporciona, o Notificações Inteligentes entrega ainda mais para o seu negócio; com a ferramenta, é possível enviar mensagens de:

  • Notificações de pedidos;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Lembretes de pagamento de Pix e de boleto;
  • E muito mais.

Sua empresa pode, ainda, criar uma completa central de atendimento pelo WhatsApp ao assinar um dos nossos planos.
Então, descubra todos os recursos do nosso sistema e, para ter ainda mais sucesso com as suas campanhas de WhatsApp, explore ao máximo as funcionalidades do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de automação de WhatsApp da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.