13 Funcionalidades novas do WhatsApp que devem ser lançadas em 2022

Com frequência, o WhatsApp anuncia novas funcionalidades que prometem melhorar a experiência dos usuários. Em 2022, várias atualizações são aguardadas por quem usa o app de mensagens mais famoso do Brasil.

Por aqui, vamos conversar sobre as possíveis mudanças e acréscimos que irão acontecer ao longo do ano. Entre elas, estão reação a mensagens, uso de múltiplos dispositivos, formação de comunidades, transcrição de áudios e localização de empresas pelo mensageiro.

Então, se você quer saber mais sobre os upgrades esperados para o ano, dá uma olhada nessa lista:

13 Funcionalidades do WhatsApp que estão por vir

  1. Reações a mensagens
  2. Suporte via chat dentro do aplicativo
  3. Múltiplos dispositivos
  4. Atalho para respostas rápidas
  5. Extensão para detectar versão hackeada
  6. Comunidades
  7. Transações com criptomoedas
  8. Administradores poderão deletar mensagens
  9. Transcrição de áudios
  10. Ver a prévia de documentos em conversas 
  11. Ouvir áudio enquanto conversa com outros usuários
  12. Alteração de idioma do WhatsApp
  13. Encontrar estabelecimentos próximos

Confira com a gente quais são as novas funcionalidades previstas para serem lançadas em 2022!

13 Funcionalidades do WhatsApp que estão por vir

Desde que foi lançado, em 2009, o WhatsApp recebeu inúmeras atualizações. Inicialmente, o aplicativo oferecia soluções básicas para a troca de mensagens entre diferentes contas, através da internet.

Agora, ele já é repleto de funcionalidades que facilitam a vida de seus usuários. Em 2015, o WhatsApp Web foi lançado e ampliou as possibilidades de uso do app – que, até então, só podia ser utilizado no celular.

No ano de 2018, foi a vez do lançamento da versão WhatsApp Business, que permitiu às empresas a criação de contas comerciais, com diversas funções próprias – como catálogo de produtos e serviços, além de dados organizacionais.

Em junho de 2021, a gigante da tecnologia deu mais um passo em suas modernizações e lançou o WhatsApp Pay, o método de pagamento do app. Com ele, os usuários podem fazer a troca de dinheiro sem sair do mensageiro.

Nesse meio tempo entre o lançamento e os dias atuais, chamadas por voz e vídeo, status de 24 horas, arquivamento de conversas, uso de figurinhas e outras atualizações foram realizadas.

Mas, assim como o mundo não para, o mensageiro segue mudando e avançando em suas funções. Para este ano, existem grandes expectativas de alguns possíveis upgrades.

Então, siga com a gente e confira as funcionalidades do WhatsApp aguardadas para 2022:

Reações a mensagens

Recebeu uma mensagem, não tem nada específico para responder, mas também não quer deixar a outra pessoa sem resposta? Pois saiba que as reações podem chegar, em breve, ao aplicativo favorito dos brasileiros.

Assim como acontece no concorrente Telegram ou na rede social vizinha, Instagram, a ideia é que os usuários possam usar emojis para reagir às mensagens recebidas em conversas privadas ou em grupos.

De acordo com TecnoBlog, a princípio, serão utilizados os seguintes emojis: ❤️, 😂, 😲, 😢 e 🙏.

Suporte via chat dentro do aplicativo

Outra funcionalidade bastante aguardada – e que está disponível para alguns usuários beta – é o suporte por chat no app.

Com a novidade, dúvidas que não forem resolvidas pela central de ajuda do aplicativo poderão ser sanadas diretamente com a equipe do WhatsApp.

De acordo com fontes, a ferramenta de suporte envia resposta aos usuários através de uma conversa nos aplicativos para Android e iPhone (iOS) usando contas verificadas.

Múltiplos dispositivos

Já falamos aqui no blog sobre a recente liberação, pelo WhatsApp, do uso em múltiplos aparelhos. Com a atualização, um único usuário pode ter acesso a sua conta no celular e em até mais 4 dispositivos – como notebooks e computadores.

A mudança também extinguiu a necessidade de que o smartphone estivesse conectado à internet para que os outros devices pudessem acessar o aplicativo. 

Agora, a expectativa é que o WhatsApp possa ser utilizado em mais de 1 celular ao mesmo tempo. Então, a partir da atualização, o usuário tem a possibilidade de usar a conta em, pelo menos, 2 aparelhos de smartphone.

Atalho para respostas rápidas

Esse é um upgrade que vai agradar a quem envia repetidas mensagens com frequência! O atalho para respostas rápidas agiliza a troca de textos que são usados frequentemente.

A função já existe no WhatsApp Business e é bem simples de usar. Então, basta configurar as mensagens no aplicativo e criar atalhos.

Atualmente, a versão Business usa o caracter “/” para dar início às respostas rápidas. Nela, basta inserir “/” e a palavra que ativa o texto diretamente atrelado a ela.

Por exemplo: uma empresa quer criar uma resposta rápida com os dados dos métodos de pagamento aceitos; para isso, ela configura a informação na seção de respostas rápidas e cria o atalho de “/meiosdepgto”.

Então, sempre que a organização quiser informar os métodos de pagamento em uma conversa de WhatsApp, basta que digite o comando “/meiosdepgto” e os dados armazenados aparecerão automaticamente na conversa. 

A expectativa é que a funcionalidade opere da mesma maneira para todas as versões do aplicativo, facilitando a troca de mensagens frequentes – como chaves Pix e dados pessoais, por exemplo.

Extensão para detectar versão hackeada

Em 2022, o WhatsApp lançou o Code Verify, uma extensão para Chrome, Edge e Firefox que verifica se a versão Web foi adulterada.

O recurso foi desenvolvido em parceria com a empresa de segurança digital Cloudflare, que explicou que:

Com o uso do WhatsApp no navegador aumentando e o número crescente de usuários em risco – incluindo jornalistas, ativistas e defensores de direitos humanos -, o WhatsApp queria adotar medidas para fornecer garantias aos usuários baseados em navegador”.

A extensão funciona comparando hashes – que são sequências de caracteres geradas a partir de cálculos matemáticos, como informa o TecnoBlog.

Então, depois de análises, o Code Verify consegue identificar possíveis invasões e fornece 3 avisos, que são: “validado”, “possível risco detectado” e “falha na validação”. 

Caso a versão web do WhatsApp apresente um dos 2 últimos recados, é preciso ficar atento e verificar o que pode estar errado com o aplicativo no navegador.

Apesar de já estar disponível para Google Chrome e Microsoft Edge, a atualização ainda será disponibilizada para o navegador Firefox em breve.

Comunidades

A exemplo do Telegram, o WhatsApp pode criar comunidades nas quais os usuários vão interagir entre si. A ideia é que estes espaços sejam maiores e comportem mais participantes do que o atual limite de 256 membros em grupos.

Segundo Oficina da Net, as comunidades terão um objetivo (ou tema) mais amplo – como a disciplina de um curso de universidade, por exemplo. Elas serão veiculadas a outros grupos e os administradores terão melhor gerenciamento sobre as atividades mantidas nestes espaços. 

Transações com criptomoedas

Foi isso mesmo o que você leu: uma das possíveis atualizações em funcionalidades do WhatsApp está relacionada ao universo das criptomoedas.

Fontes indicam que a ideia é levar as moedas digitais para dentro do aplicativo, a exemplo do WhatsApp Pay. Há rumores de que a empresa já está em contato com a carteira digital Novi, do Facebook.

A Novi, então, seria responsável por fazer o envio e o recebimento dos criptoativos pelo aplicativo mensageiro.

A expectativa é que a nova função seja disponibilizada, inicialmente, nos Estados Unidos para a realização de testes. Depois que tudo estiver funcionando segundo os critérios da empresa, as transações com moedas digitais poderão se expandir para mais países. 

Administradores poderão deletar mensagens

Outro lançamento que pode acontecer em 2022 está relacionado à gestão dos grupos. Em supostos vazamentos de novas versões do WhatsApp, teria aparecido a permissão para que administradores apagassem as mensagens enviadas por membros dos grupos.

Dessa forma, pessoas que estão na administração dos espaços teriam mais controle sobre o conteúdo publicado, fazendo uma espécie de filtro das mensagens compartilhadas nos grupos.

Transcrição de áudios

Se você faz parte do time dos que não gostam de receber áudio, a possível nova funcionalidade do WhatsApp pode te ajudar a consumir este tipo de conteúdo.

Rumores apontam que o aplicativo estaria desenvolvendo a função de transcrever os áudios enviados pelos usuários uns aos outros. Então, o recebedor teria o texto transcrito pelas ferramentas sem ter que ouvir a mensagem falada.

Mas, a função tem gerado polêmica entre alguns especialistas em segurança digital. Isso acontece porque o áudio teria que passar por uma “leitura” e, assim, a privacidade do seu conteúdo pode ser colocada em risco.

Outra questão, menos grave, é sobre a qualidade do trabalho – afinal, a tecnologia terá que ter “ouvidos” apurados para ouvir, compreender e escrever em texto o áudio enviado no WhatsApp.

Ver a prévia de documentos em conversas 

Mais uma atualização que pode chegar ao mensageiro é a possibilidade de visualizar o conteúdo durante a anexação do arquivo (caso esteja enviando) e antes mesmo de baixá-lo (se estiver recebendo).

A função, apesar de simples, pode agilizar bastante a troca de materiais entre usuários do app de mensagens.

Ouvir áudio enquanto conversa com outros usuários

Outra novidade despretensiosa – mas que colabora para a dinâmica do aplicativo – é a possibilidade de escutar áudios recebidos ao mesmo tempo em que realiza outras atividades no app.

Com a atualização, será possível escutar as mensagens de voz mesmo enquanto troca mensagens com outros usuários, por exemplo.

Alteração de idioma do WhatsApp

Essa é uma possível mudança que vai agradar, especialmente, a quem está aprendendo novos idiomas. Existem rumores de que os usuários poderão escolher o idioma do aplicativo de maneira independente da língua usada no celular.

Então, com o upgrade a ser lançado, uma pessoa pode usar o smartphone em português e, por exemplo, utilizar o WhatsApp em inglês.

Encontrar estabelecimentos próximos

Uma funcionalidade que será bastante útil tanto para marcas quanto para clientes é a pesquisa de lojas e outras empresas dentro da própria plataforma do aplicativo.

Inspirado no Google Maps, o recurso permite que os usuários busquem empresas cadastradas no app e que usam a versão Business.

O WhatsApp já está implantando a nova função no Brasil em cidades como São Paulo. A ideia é que ele se espalhe por todo o país em breve.

Para usar a busca interna do aplicativo, basta seguir estes passos:

  1. Vá até o app e, na tela inicial, toque no campo de pesquisa, com o ícone de lupa;
  2. Em seguida vá até à seção “Empresas perto de você” e selecione a categoria desejada – se você não localizá-la, toque em “Mais”; 
  3. Então, localize o estabelecimento comercial e toque sobre ele para entrar em contato diretamente pelo WhatsApp da empresa.

Mais funcionalidades do WhatsApp com o Notificações Inteligentes

Como vimos, algumas atualizações do WhatsApp estão previstas para o ano de 2022. No entanto, mesmo recebendo as novas funções, o aplicativo ainda ficará limitado para alguns usos.

Nesse sentido, o Notificações Inteligentes é a solução ideal para que a sua empresa tenha uma completa Central de Atendimento pelo WhatsApp.

Com nossa ferramenta, você poderá enviar mensagens automaticamente para leads, clientes e outras pessoas que estejam interessadas na marca.

Além disso, disponibilizamos um espaço centralizado onde os gestores do negócio poderão atribuir conversas, acompanhar o andamento dos atendimentos e acessar relatórios. Dessa forma, eles têm todo o suporte para gerenciar o que está acontecendo na comunicação da empresa com mais precisão e profissionalismo.

Os atendentes, vendedores e todos os demais profissionais que ficam na “linha de frente” do atendimento também têm ótimas ferramentas. Eles poderão personalizar e configurar as mensagens que serão enviadas em um ambiente simples e fácil de usar.

O Notificações Inteligentes pode ser integrado a mais de 30 plataformas de e-commerce e de infoprodutos, tendo ampla utilização.

Então, basta integrar a ferramenta à plataforma, fazer as configurações necessárias e começar a enviar, de maneira 100% automática, mensagens para o WhatsApp do seu público.

Entre as funcionalidades disponíveis, estão o envio de notificações sobre:

  • Pagamento de boleto;
  • Pagamento de Pix;
  • Andamento do pedido (pago, separado, em envio, entre outros);
  • Andamento da entrega;
  • Recuperação de carrinho abandonado;
  • Entre outras.

Por tudo o que oferece, o Notificações Inteligentes é a solução completa para que seu negócio realize atendimentos profissionais pelo WhatsApp, de maneira prática e rápida.

Saiba detalhes, agora mesmo, sobre todas as vantagens e benefícios do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.