Nova funcionalidade: como usar o WhatsApp em vários dispositivos ao mesmo tempo

O WhatsApp é um aplicativo que colabora bastante para o atendimento das empresas, certo? Nesse sentido, as constantes atualizações do app permitem que as marcas acompanhem os avanços da internet de maneira dinâmica. 

A recente inclusão de uma funcionalidade atendeu a um antigo pedido dos usuários: a partir de de julho de 2021, uma mesma pessoa pode usar o WhatsApp em vários dispositivos ao mesmo tempo.

Isto é, sem precisar se desconectar de um device, o usuário tem a possibilidade de acessar as mensagens e demais funções no celular, no computador e em outros locais de forma simultânea.

Mas, da mesma maneira que a nova funcionalidade trouxe benefícios, ela gerou alguns pontos de atenção para os adeptos da versão web.

A seguir, vamos falar sobre o assunto; veja: 

Siga com a gente por essa leitura e descubra como usar o WhatsApp em vários dispositivos ao mesmo tempo.

Prós e contras de usar o WhatsApp em vários dispositivos ao mesmo tempo

Agora, é possível usar o WhatsApp mesmo que o celular não esteja conectado. Isso acontece graças à funcionalidade liberada pelo aplicativo em meados de 2021.

Então, qualquer pessoa que tenha a conta no mensageiro e use a versão “Web” ou o aplicativo para computador pode se conectar e usar as funcionalidades do app em diferentes dispositivos.

O aplicativo descreve a funcionalidade dessa forma:

Agora você pode enviar e receber mensagens sem precisar manter seu celular conectado à internet. Use o WhatsApp em até quatro aparelhos conectados e um celular ao mesmo tempo”.

Assim, os usuários tiveram as possibilidades ampliadas com o aumento dos dispositivos em que o app fica disponível.

Mas, é preciso observar que toda nova funcionalidade tem seus pontos de atenção. Por isso, selecionamos os prós e os contras de usar e manter o WhatsApp em vários dispositivos; confira:

Prós

Sabe aquele dia em que, na correria, o celular foi esquecido em casa e você só se deu conta quando chegou ao local de trabalho?

Ou, em uma situação ainda mais preocupante, você simplesmente não sabe onde o smartphone se encontra?

Até mesmo o descarregamento da bateria era motivo de preocupação para quem usava o aplicativo antes de julho de 2021.

As situações mencionadas eram alarmantes por si só, certo?

Entretanto, elas eram agravadas pelo fato de que o dono do celular ficaria quase incomunicável até que o aparelho fosse resgatado.

Isso acontecia porque o WhatsApp só poderia ser usado em outros aparelhos – como notebook e computador – caso o celular estivesse com internet.

Ainda que existam diversas outras maneiras para a comunicação, o WhatsApp é uma ferramenta tão útil que se tornou o favorito para que pessoas e marcas possam se falar digitalmente. 

Então, o principal benefício da atualização é a disponibilidade do aplicativo mesmo quando o smartphone está desconectado.

Outro ponto relevante é a quantidade de aparelhos em que o WhatsApp pode funcionar. Como vimos, uma só conta pode estar online em 1 celular e em 4 outros dispositivos.

Então, dá para usar o mesmo número no smartphone, no WhatsApp Web e, ainda,no aplicativo para Windows ou Mac.

Por fim, mais uma característica positiva da novidade é que as mensagens são carregadas nos diferentes devices. Dessa forma, é possível acompanhar as conversas de qualquer aparelho ainda que ela tenha sido iniciada por outro dispositivo.

Contras

Como acontece com qualquer mudança, existe o lado bom e aquele que nem sempre agrada a todos – o que também aconteceu com a atualização do WhatsApp.

Em primeiro lugar, a versão para computador ficou muito mais lenta do que antes. Agora, como o app precisa baixar as mensagens, a inicialização no WhatsApp Web é demorada.

Além disso, mensagens mais antigas trocadas diretamente pelo aplicativo no celular podem não ser baixadas e, assim, algumas delas não são exibidas em computadores e notebooks.

Outro ponto de atenção diz respeito à segurança do uso em vários dispositivos. O WhatsApp assegura que todas as mensagens são criptografadas de ponta a ponta. Porém, a conta pode ser usada indevidamente por outras pessoas mesmo que o celular esteja desconectado.

Com a multiplataforma, invasores têm a possibilidade de conectar uma conta a um computador, por exemplo, e utilizá-la simultaneamente com o verdadeiro dono da conta.

Dessa forma, é preciso ter atenção redobrada com a conexão de novos dispositivos a fim de evitar usos indevidos como estes.

Além disso, é recomendado verificar com frequência quais devices estão atrelados à conta para verificar qualquer invasão ou utilização não autorizada.

Como usar o WhatsApp em vários dispositivos – Passo a Passo

Agora que já conferimos as principais informações sobre o uso de vários dispositivos para uma mesma conta do WhatsApp, é hora de conferir como colocar a funcionalidade em prática.

Ainda que seja possível utilizar os recursos do app em outros aparelhos, é preciso fazer a configuração diretamente pelo smartphone

Veja, então, o passo a passo para que usuários de Android e de iOS comecem a usar o WhatsApp em novos devices:

  1. Acesse o WhatsApp e dê um toque sobre os “três pontinhos” que ficam no canto superior direito do aplicativo;
  2. Neste menu pontilhado, toque sobre “Aparelhos conectados”;
  3. Na nova página, será possível:
    • Adicionar dispositivos
    • Desconectar aparelhos
    • Verificar quais dispositivos estão conectados
  4. Para dar permissão de uso a um novo device, toque em “conectar um aparelho”;
  5. Em seguida, insira a senha do seu celular;
  6. Aparecerá uma tela com um leitor de QR Code que deverá ser direcionada para o código QR gerado pela tela do computador ou notebook a ser adicionado;
  7. Então, depois da leitura do código, o novo dispositivo será adicionado e o usuário poderá utilizá-lo de forma independente do celular.

Ainda, podem haver algumas pequenas diferenças entre sistemas Android e iOS; mas, no geral, o caminho a ser percorrido é o mesmo, está bem?

Como remover dispositivos do WhatsApp

Se você quer retirar a permissão de acesso e uso a uma conta de WhatsApp, pode seguir o mesmo passo a passo que listamos acima, indo até a etapa 3. 

Sendo assim, depois deste ponto, basta localizar o aparelho a ser removido, tocar e pressionar sobre ele até a aparecer a mensagem “Desconectar aparelho”.

Então, é só dar sequência e retirar o device do uso do WhatsApp.

Central de Atendimento no WhatsApp – vários dispositivos, atendentes e funcionalidades em um só lugar

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros, de acordo com levantamento. Além de ser a escolha para conversas pessoais, o app é o favorito na comunicação entre clientes e marcas, segundo pesquisas recentes.

Assim, é fundamental ter uma Central de Atendimento no WhatsApp para atender adequadamente àqueles que entram em contato com a marca.

Seja para responder a um antigo cliente, seja para converter um lead, é muito importante ter um canal que seja completo e profissional.

Por isso, convidamos você a conhecer as razões para ter uma Central de Atendimento pelo WhatsApp; confira:

Motivos para ter uma Central de Atendimento pelo WhatsApp

Central de Atendimento pelo WhatsApp é um espaço digital onde estão concentradas todas as conversas realizadas com o público, leads, clientes e outros stakeholders.

Assim como a recente atualização do aplicativo, ela permite o uso simultâneo de vários atendentes em uma só conta. No entanto, ela oferece ainda muitas outras funcionalidades que o app sozinho não é capaz de oferecer.

O seu uso é bastante prático e facilita o trabalho das equipes, além de colaborar para a elevação e manutenção dos níveis de qualidade do serviço prestado.

Atendimento padronizado

Você já entrou em contato com alguma empresa, via WhatsApp, e foi “jogado” de um atendente a outro até ter sua questão resolvida?

Ou, ainda, conversou com um profissional e, em um segundo momento, recebeu tratamento completamente diferente do que havia sido prestado anteriormente? 

A Central de Atendimento é uma solução interessante para evitar essas e outras situações durante as conversas entre marcas e pessoas.

Com a centralização das mensagens, gestores podem acompanhar os atendimentos e verificar como eles estão sendo realizados.

Utilizando essas informações, a gestão pode apontar erros e encontrar soluções, além de disseminar as boas práticas para toda a equipe.

Assim, a Central de Atendimento favorece a criação de um padrão para o atendimento, gerando mais qualidade aos serviços prestados e maior satisfação aos atendidos.

Equipes de vendas e de atendimento focadas

Apesar de ter sido lançado em 2009, o WhatsApp foi sendo inserido oficialmente nos atendimentos organizacionais somente nos últimos anos.

A pandemia do coronavírus, que começou em 2020, acelerou os processos digitais e levou mais conversas para o app mensageiro.

Assim, muitas empresas ainda não têm processos bem definidos de atendimento pelo WhatsApp e, como consequência, não conseguem capacitar adequadamente a sua equipe para a tarefa no app.

Então, é comum que os profissionais atendam de maneira livre, sem supervisão ou agindo apenas com base em suas próprias experiências.

Sem a devida orientação e coordenação, atividades simples podem levar muito mais tempo do que realmente precisam. 

A Central de Atendimento do WhatsApp chega para resolver essa questão. A centralização das conversas agiliza o trabalho e dá aos gestores ferramentas para o monitoramento das conversas, como falamos.

Além disso, é possível distribuir os atendimentos para os profissionais certos. Como resultado, as equipes podem ser devidamente designadas, otimizando o tempo da tarefa e dando mais precisão aos serviços.

Times focados e fazendo o que realmente precisam é sinônimo de economia de tempo e de melhores resultados nos atendimentos e nos negócios.

Gestão e trabalho concentrados em um só lugar

A Central de Atendimento também deve ser adotada pelas empresas por outro motivo: ela facilita a análise dos resultados, munindo a gestão de dados importantes.

Dessa forma, gestores podem monitorar o andamento das conversas, verificar o status dos atendimentos, designar profissionais para determinados assuntos e, além disso, analisar o efeito destes trabalhos.

Com acesso aos relatórios gerados pela central, a gestão pode avaliar criteriosamente tudo o que está sendo feito no WhatsApp.

Assim, tanto o gerenciamento do trabalho quanto a execução dele no aplicativo ficam concentrados em um só lugar.

Desde a criação de estratégias de atendimento, passando pela distribuição e designação das conversas, indo para a execução em si e para os resultados, a central mantém tudo reunido.

Então, a gestão tem diversas ferramentas para assegurar que o trabalho possa ser feito com qualidade e profissionalismo pelo WhatsApp.

Como usar o WhatsApp em vários dispositivos com o Notificações Inteligentes

Como você pode conferir até aqui, o WhatsApp atualizou as suas funcionalidades e, a partir de 2021, permitiu o uso do aplicativo em diferentes dispositivos de forma simultânea.

Apesar de a atualização ter vários prós, ela ainda não consegue oferecer uma experiência completa para que as empresas, seus gestores e equipes promovam um atendimento de excelência.

Então, se você está em busca de uma solução completa para os trabalhos realizados no WhatsApp precisa conhecer o Notificações Inteligentes.

Nossa ferramenta oferece uma completa Central de Atendimento onde a gestão poderá dar as coordenadas, distribuir tarefas, acompanhar os status das conversas e verificar os resultados.

Ao mesmo tempo, as equipes de vendas e de atendimento contam com um sistema que tem tudo o que elas precisam para desenvolver um ótimo trabalho.

Entre as funcionalidades do Notificações Inteligentes, estão:

  • Mensagens para recuperar carrinho abandonado;
  • Lembretes de pagamento de Pix e de boleto;
  • Atualizações sobre status do pedido e da entrega;
  • Personalização de mensagens;
  • E muito mais.

Então, vale mencionar que todas essas notificações são enviadas automaticamente para o WhatsApp dos contatos, viu?

Então, veja agora mesmo detalhes sobre nossas soluções para WhatsApp. Conheça o Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas Vendas no Mês Você Faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.