BLOG

WhatsApp marketing para loja de roupas: tudo o que você precisa saber para vender mais

O WhatsApp marketing direcionado à loja de roupas têm demonstrado uma importância cada vez maior – afinal, muito mudou nos últimos anos e meses. 

O mercado de moda, assim como grande parte da economia mundial, foi fortemente impactado pelos desdobramentos da pandemia do coronavírus, que teve início em 2020.

Enquanto as pessoas tiveram que paralisar as suas atividades e circulação pelas ruas, as lojas físicas enfrentaram momentos de fechamento e ausência de clientes.

Por outro lado, o comércio virtual de moda teve um grande crescimento. De acordo com Elle, o mercado de roupas, calçados e acessórios apresenta o maior faturamento global no e-commerce varejista, com receita anual de US$ 525 bilhões. 

Ainda segundo a publicação, ele tem crescimento médio de 11% ao ano e a expectativa de vendas alcança o US$ 1 trilhão em 2025.

Neste gigantesco mercado mundial, o Brasil fica em 9º lugar em um ranking de 195 países, de acordo com um levantamento, e o setor de moda é o que mais cresce no e-commerce brasileiro, como analisou o Grupo Locaweb.

Assim, o comércio fashion percebeu no digital uma alternativa bastante lucrativa para sair da crise decorrente da pandemia.

Em entrevista à Elle, o porta-voz da ASOS, multimarca britânica e gigante do varejo digital, afirma que: “a pandemia trouxe grandes mudanças no comportamento do consumidor, que continuarão a influenciar o mercado por muitos anos“.

Talvez um dos impactos mais significativos seja a mistura entre o online e o offline. Agora, os clientes pesquisam e compram tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais.

Nesse sentido, fortes estratégias de WhatsApp marketing podem trazer ótimos resultados para os negócios de moda.

Quer saber como o aplicativo pode melhorar o seu atendimento e aumentar as suas vendas? Então, continue por aqui e saiba tudo sobre WhatsApp marketing para loja de roupas.

A importância do WhatsApp marketing para loja de roupas

No Brasil, o WhatsApp é o aplicativo mais usado, seguido pelo Facebook, Messenger e Instagram, segundo relatório lançado pela consultoria App Annie. Essa grande adesão pode ser explicada, entre outros motivos, pela gratuidade e facilidade de uso do aplicativo.

Com a massiva adesão dos brasileiros, as empresas logo perceberam uma excelente oportunidade para ampliar os seus canais de comunicação. Assim, grande parte delas já utiliza o mensageiro em suas estratégias de atendimento e de vendas.

Uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box a respeito do mercado de moda no Brasil, apontou que grande parte dos brasileiros não tem hábito de consumo exclusivo em loja física ou em virtual.

O levantamento afirma que 69% dos consumidores costumam comprar roupas e acessórios tanto em e-commerces quanto em espaços físicos das marcas.

Dessa forma, as empresas de moda que querem se manter no mercado e conquistar novos clientes precisam se adequar a esta nova realidade de integração dos canais de atendimento e de vendas – chamado de omnichannel.

Michel Jasper, fundador do AMO VAREJO e Diretor Geral Web Jasper, no estudo “O futuro do e-commerce de moda, afirmou que: “Não tem mais como fugir do digital. O foco é em unir os dois canais para que a experiência de loja reflita no virtual dele (negócio)”.

Nesse sentido, sua empresa precisa ter estratégias que façam com que ela tenha um ótimo posicionamento no online e, também, no offline.

Para colocar a sua marca na internet, é preciso ter algum conhecimento e dispor de ferramentas. Com estas dicas de WhatsApp marketing que trouxemos, você conseguirá ter mais sucesso em suas investidas pelo virtual.

Veja, a seguir, como atuar na web de maneira profissional e com resultados reais para seu negócio de moda.

Como divulgar roupas no WhatsApp

O brasileiro gosta bastante de comprar roupas! Ainda segundo o levantamento da Opinion Box, 1/4 dos entrevistados afirmou que compra peças de moda pelo menos 1 vez todo mês.

Associando este comportamento ao fato de que 9 entre 10 brasileiros têm o WhatsApp instalado em seu celular, o app torna-se uma excelente ferramenta de comunicação com os clientes e potenciais clientes de sua loja de roupas.

Pensando nisso, selecionamos estas informações para que você possa usar o aplicativo de maneira efetiva em seu negócio de moda; confira!

1. Utilize o WhatsApp Business

Esta é uma dica simples, mas que faz toda a diferença! O WhatsApp tem duas versões oficiais: Messenger e Business.

Mas, apenas o WhatsApp Business tem as funcionalidades dedicadas ao uso por empresas – como perfil comercial, catálogo e mensagens automáticas.

Então, se você ainda usa o WhatsApp Messenger para se comunicar com clientes, baixe a versão Business para a sua loja. Este primeiro passo já deixará a sua comunicação com os clientes muito mais profissional.

2. Preencha o perfil e faça as devidas configurações do WhatsApp Business

Com o WhatsApp Business, sua loja de roupas pode:

  • Ter um perfil comercial, com foto ou logo da marca, nome da loja, descrição da empresa, horário de atendimento e, se houver, e-mail, site e endereço físico;
  • Montar um catálogo de produtos com fotos, nome, preço, código e descrição do item, além de link da loja virtual, se houver;
  • Configurar mensagem de saudação e de ausência;
  • Criar respostas rápidas que podem ser acrescentadas às conversas com os clientes de maneira simples, por atalhos;
  • Formular etiquetas que categorizam os contatos.

Ao preencher todas as informações possíveis e configurar as funcionalidades básicas do WhatsApp, a sua loja terá uma estrutura bastante profissional e eficiente para se comunicar com clientes e potenciais clientes.

3. Prepare a sua equipe de atendimento e de vendas

Talvez uma das atividades mais negligenciadas pelas empresas ao começar a usar o WhatsApp seja oferecer a devida orientação às pessoas que vão trabalhar com o público.

Se a sua loja precisa de um colaborador no caixa, ela deverá contratar (ou realocar) e treinar o funcionário, certo? O mesmo acontece com a equipe de vendas e com todas as demais funções que fazem a organização funcionar.

Este cuidado, no entanto, nem sempre é observado quando as empresas precisam de alguém para atuar no atendimento, nas vendas ou em outra área relacionada ao uso do WhatsApp.

Então, se você está pensando em implementar o aplicativo de mensagens em seu negócio ou quer aperfeiçoar a sua presença nele, precisa ter pessoas devidamente qualificadas para a função.

É claro que nem sempre é possível contratar um funcionário para ficar exclusivamente alocado neste atendimento. 

Mas, se a sua loja de roupas quer ter um posicionamento profissional no WhatsApp, precisa ter pessoal que saiba o que está fazendo.

Para isso, algumas atividades podem surtir bastante efeito; entre elas, estão:

  • Criação de um manual para o WhatsApp, contendo regras de atendimento;
  • Cursos e treinamentos com profissionais da área;
  • Monitoramento das atividades e mensuração dos resultados;
  • Utilização de ferramentas de automação de envio de mensagens, como o Notificações Inteligentes.

4. Faça um cronograma de envios e atividades

Agora que o aplicativo já está configurado e que a sua equipe está devidamente treinada, é hora de planejar o que vai ser enviado.

Então, analise o perfil da sua clientela e em que tipo de conteúdo ela tem mais interesse. Por exemplo, se a sua loja tem foco em moda infantil, informações sobre a lavagem de roupas delicadas pode ser um material interessante para você divulgar pelo WhatsApp.

Mas, para este mesmo público, informações das últimas tendências dos desfiles de alta costura podem não gerar o mesmo interesse.

Portanto, conhecer quem é o seu cliente e o que o desperta a atenção é fundamental para pensar nas estratégias de WhatsApp marketing da sua loja de roupas.

Em seguida, crie um cronograma com todos os materiais que serão enviados – como fotos e promoções – e estude se eles fazem sentido para o seu público.

5. Compartilhe os conteúdos e analise os resultados

Este é o momento de enviar os conteúdos para a sua clientela. É comum que nos primeiros envios a resposta possa ser um pouco diferente da esperada.

Então, analise como o seu público se comporta frente às fotografias, vídeos, aos cupons de descontos, lançamentos e outros conteúdos enviados.

O grande segredo das empresas de sucesso é que elas avaliam o que deu certo mas, especialmente, elas analisam o que não funcionou como esperado.

Dessa forma, revise o que for necessário e realinhe a rota sempre que for necessário.

Aqui vale uma dica muito importante: antes de enviar os conteúdos ao seu cliente, sempre solicite autorização a ele, ok?

Atualmente, existem leis que protegem os dados das pessoas na internet e, além disso, o WhatsApp pode bloquear alguns envios para contatos que não têm o número da sua loja registrado na agenda.

Portanto, pergunte a seu cliente se ele o autoriza a enviar materiais sobre a sua loja antes de fazer o disparo das mensagens. 

O que postar numa loja de roupas – 18 Ideias

Como você viu, fazer o WhatsApp marketing para loja de roupas é mais do que apenas sair enviando mensagem para os contatos da empresa.

Mas, depois de todo esse preparo para o atendimento virtual da marca, o que a loja pode postar no aplicativo de mensagens?

O mercado de moda é, no geral, bastante abrangente e flexível. Dessa forma, a comunicação tem liberdade para ser criativa.

Mas, antes de tudo, é importante pensar no posicionamento da marca no mercado – isto é, como ela quer ser vista pelos clientes, concorrentes, fornecedores e outras organizações.  

Feito isso, basta seguir uma linha de comunicação e caprichar na criatividade! 

Veja, a seguir, uma lista com algumas inspirações de conteúdos para a sua loja de roupas:

  1. Fotos dos produtos em modelos e em cenários
  2. Fotos dos itens sendo usados em diferentes composições, alternando as maneiras de uso e o mix de peças
  3. Vídeos instruindo sobre as formas para lavar, guardar e passar os produtos
  4. Fatos curiosos sobre moda
  5. Tabelas de medidas
  6. Tendências de moda das passarelas e das ruas
  7. Roupas usadas por famosas e que estão disponíveis em modelos similares na sua loja
  8. Fotos e vídeos do interior da empresa, com participação mais descontraída da equipe
  9. Dia a dia da loja
  10. Vitrine da semana
  11. Ações promocionais realizadas pela empresa
  12. Envio de cupons de desconto
  13. Liquidações
  14. Depoimentos de clientes
  15. Fotos e vídeos enviados por compradores
  16. Dicas de presentes
  17. Looks para ocasiões especiais – como aniversários, casamentos e outros eventos 
  18. Ofertas personalizadas para determinado grupo de clientes

 

Como você pode perceber, a sua loja de roupas pode ir além do tradicional envio de fotos dos produtos e de descontos pelo WhatsApp.

Existem dezenas de conteúdos que podem ser compartilhados com seus contatos, gerando um relacionamento mais próximo e novas vendas.

Grupos de WhatsApp para lojas de roupa

Além de todas estas funcionalidades que você viu até aqui, uma outra função do WhatsApp que pode ter excelentes resultados para as lojas de roupas são os grupos.

Estes espaços virtuais, que permitem até 256 membros, são uma ótima maneira para manter os clientes reunidos em um só lugar. Dessa forma, fica mais fácil se comunicar com um significativo número de pessoas. 

Além disso, você pode segmentar os seus contatos em grupos específicos. Por exemplo, se uma empresa vende roupas femininas e masculinas, pode criar um grupo somente com compradores de moda para homens e, outro, para clientes de roupas para mulheres.

Assim, a comunicação ficará mais direcionada e, certamente, será mais eficaz.

Gerenciar um ou dois grupos pode ser uma tarefa razoavelmente simples. Mas, quando o número de grupos começa a aumentar, fazer a gestão de novos integrantes torna-se um verdadeiro desafio.

Por isso, o Grupos Inteligentes é a escolha certa para quem quer ter sucesso em suas estratégias de WhatsApp marketing para loja de roupas.

Com a ferramenta, é possível alocar corretamente todos os novos contatos em seu devido lugar. Assim, você cria os direcionamentos para o sistema e, então, ele será responsável por enviar corretamente todas as pessoas para os grupos.

Então, se você quer utilizar os grupos de WhatsApp em sua loja de roupas, ou já usa quer ter mais praticidade e agilidade na gestão destes espaços virtuais, precisa conhecer o Grupos Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.