WhatsaApp Comunidades – Entenda o que é, e como funciona

Uma recente atualização do aplicativo favorito dos brasileiros promete aumentar o alcance da comunicação entre empresas e pessoas. O WhatsApp Comunidades surge como uma alternativa para que marcas conversem com centenas – e até milhares – de pessoas ao mesmo tempo.

A seguir, você verá detalhes sobre a novidade anunciada pela companhia de Mark Zuckerberg e como pode utilizá-la em benefício da comunicação digital do seu negócio. Acompanhe:

Continue com a sua leitura, conheça o WhatsApp Comunidades e descubra como usar a atualização do aplicativo para potencializar os resultados da sua empresa na web.

Boa leitura!

O que é WhatsApp Comunidades e como funciona

O WhatsApp Comunidades é uma função do aplicativo de mensagens que tem como objetivo agrupar diferentes grupos e formar um amplo espaço para comunicação entre todos os participantes.

A ideia é que a funcionalidade concentre pessoas que compartilham interesses. Dessa forma, diferentes grupos poderão ser reunidos em uma só comunidade e neste ambiente digital serão discutidos assuntos de relevância aos participantes.

Segundo o G1, o WhatsApp Comunidades deverá ser liberado gradativamente aos usuários do app no país. Ainda que em outros lugares do mundo o recurso já esteja em teste ou em liberação, a empresa informou que somente vai fazer a sua implementação no Brasil após as eleições presidenciais de 2022.

No início do ano, a Meta –  empresa que compreende Facebook, WhatsApp e outras gigantes da tecnologia – , anunciou que o WhatsApp Comunidades seria apresentado em breve. No dia 3 de novembro de 2022, o recurso foi lançado oficialmente pela organização.

Não foram divulgados detalhes a respeito do funcionamento da nova funcionalidade. Entretanto, segundo a própria empresa, será possível fazer comunicações para toda a comunidade e, ao mesmo tempo, enviar mensagens de maneira particular a um (ou a alguns) grupos que fazem parte da comunidade.

De acordo com a Meta:

Acreditamos que as Comunidades tornarão mais fácil para um diretor de escola reunir todos os pais e responsáveis para compartilhar avisos importantes e criar grupos para turmas específicas e atividades extracurriculares ou voluntárias”.

Funcionalidades do WhatsApp Comunidades

A Meta divulgou um grande pacote de novidades; além do WhatsApp Comunidades, novas funções e recursos estarão disponíveis para os usuários do aplicativo; são eles:

  • Grupos com até 1.024 usuários;
  • Chamadas de vídeo com 32 pessoas;
  • Enquetes dentro de conversas;
  • Mais controle dos administradores sobre os grupos;
  • Aumento do limite de compartilhamento de arquivos.

Abaixo, você confere os recursos que virão junto com WhatsApp Comunidades.

Mais pessoas reunidas

As comunidades aproximam o WhatsApp de outros aplicativos mensageiros, como o Telegram – este, que é o principal concorrente da empresa de Mark Zuckerberg, permite a criação de grupos com até 200 mil participantes.

A Meta não informou quantas pessoas uma comunidade pode ter. No entanto, em suas divulgações, é possível visualizar comunidades com até 24 grupos.

Além disso, a empresa noticiou que, a partir da atualização, será possível criar grupos com até 1.024 membros. 

Dessa maneira, considerando as informações prestadas pela própria companhia, é possível inferir que o WhatsApp Comunidades poderá ter mais de 24 mil participantes

Ligação com até 32 participantes

Outro recurso divulgado em conjunto com WhatsApp Comunidades é a possibilidade de fazer chamadas de vídeo com até 32 pessoas ao mesmo tempo.

Considerando o grande volume de pessoas que as comunidades podem agregar, o número é até relativamente pequeno. Porém, ele é um avanço da possibilidade anterior – que permitia a utilização simultânea de chamadas de vídeos por apenas 8 participantes.

Estima-se que o novo recurso seja relevante para a realização de reuniões online e até mesmo para happy hours virtuais no WhatsApp Comunidades.

Enquetes nas conversas

A Meta também divulgou que as enquetes ficarão disponíveis para os usuários do aplicativo. Elas funcionarão desta forma: uma pessoa abre uma enquete com uma pergunta e disponibiliza opções para que os demais membros da comunidade a respondam.

O resultado da enquete será automaticamente atualizado a cada nova resposta – como acontece hoje em dia, por exemplo, no Instagram.

Então, a interatividade poderá ser ampliada com as enquetes nas conversas do WhatsApp Comunidades.

Administradores poderão apagar as mensagens

A funcionalidade anunciada pela Meta aumenta o controle dos administradores dos grupos e das comunidades em relação às conversas.

Segundo a empresa, os admins poderão apagar mensagens, fazendo uma espécie de curadoria do que pode e do que não pode ser divulgado para os demais participantes.

Anexos com até 2GB

Por fim, o WhatsApp também aumentou o limite dos arquivos que podem ser compartilhados entre usuários do aplicativo. A partir da atualização, será possível enviar nos grupos documentos digitais com até 2 GB.

Com a novidade, arquivos mais pesados – como catálogos e documentos maiores – poderão ser trocados nas conversas digitais.

Como usar o WhatsApp Comunidades para alavancar as suas vendas 

Ainda que as comunidades sejam uma funcionalidade nova no WhatsApp, você já pode ficar atento às suas possibilidades para potencializar os resultados da sua empresa na internet.

Como vimos, o recurso vai agrupar centenas e milhares de pessoas em um só espaço, onde poderão ser compartilhadas informações do interesse de todos.

Assim, essa é uma boa oportunidade para que a sua empresa comunique notícias, promoções e mensagens relevantes ao público do seu negócio.

A seguir, a gente conversa um pouco mais sobre como o WhatsApp Comunidades pode ser usado em benefício da sua marca na web. Confira: 

Selecione criteriosamente os grupos que farão parte da comunidade

Com o surgimento do recurso, é provável que algumas empresas fiquem tentadas a criar comunidades gigantescas para se relacionar com o maior número possível de atuais e potenciais clientes.

No entanto, é preciso ser bastante cuidadoso ao selecionar as pessoas que vão fazer parte das comunidades do WhatsApp.

Isso é importante porque o seu público precisa ter comunicações que sejam realmente relevantes a eles. Espaços digitais muito grandes e que falem sobre assuntos muito diversificados podem fazer com que os seus membros percam o interesse na participação.

Então, em vez de fazer com que as comunidades sejam vantajosas para as marcas, o agrupamento de muitas pessoas em um só local pode ter efeito reverso, espantando e inibindo os participantes. 

Por isso, seja criterioso ao formar as comunidades no WhatsApp.

Utilize as funções das comunidades de maneira estratégica

Como você pode observar, novas funcionalidades foram agregadas ao WhatsApp Comunidades. Assim, as ligações em vídeo com maior número de participantes, além de outros recursos, também estarão disponíveis no grande agrupamento de pessoas.

Pensando nas novidades e nas funções já conhecidas, você pode elaborar estratégias para usar o aplicativo de mensagens de maneira favorável à empresa.

Com as ligações, por exemplo, é possível selecionar um grupo restrito e exclusivo para conversar sobre temas pertinentes à marca e ao público-alvo – como novidades, bate-papo e sessão de tira-dúvidas.

A exclusão de mensagens pode ser vantajosa à empresa ao fazer a retirada de conteúdos que fogem do tema da comunidade e que podem dispersar a atenção de seus membros. Entretanto, esteja atento para não retirar textos, imagens e outros arquivos de maneira equivocada. 

Assim, analise como as funções do WhatsApp podem ser relevantes para o negócio e pense em formas inteligentes para utilizá-las nas comunidades em benefício da organização.

Crie comunidades para fazer lançamentos de infoprodutos

O novo recurso do WhatsApp também é bastante interessante para produtores e afiliados de infoprodutos. 

O gigante espaço digital vai permitir que mais pessoas sejam agrupadas em um único local e, assim, vão aumentar as oportunidades de comunicação com o público-alvo da marca.

Então, se o seu negócio está relacionado a infoprodutos, o WhatsApp Comunidades pode colaborar para expandir o seu alcance entre as pessoas interessadas e facilitar a rotina dos lançamentos.

Veja mais sobre infoprodutos e WhatsApp:

Promova a interação

Funcionalidades como as enquetes podem melhorar a interatividade dos participantes nas comunidades do WhatsApp. Dessa maneira, sempre que for pertinente à comunicação e ao relacionamento no espaço digital, lance questões nas comunidades

Você pode fazer perguntas relacionadas ao desejo dos membros em relação a novos produtos e serviços, por exemplo. Outra opção interessante é perguntar como os usuários estão se sentindo em relação ao uso de determinado produto da marca.

Além disso, estimule a interação das pessoas com assuntos que possam levar a discussões e comentários saudáveis dentro da comunidade.

Isso pode ser feito enviando lançamentos em primeira mão e pedindo a opinião dos participantes ou divulgando alguma notícia em primeira mão para estas pessoas, por exemplo.

Então, promova a interação daqueles que fazem parte da comunidade da empresa no WhatsApp e estimule as boas colaborações neste gigantesco grupo.

Use o espaço para conversas, relacionamento e, é claro, para a conversão

O WhatsApp, assim como outros ambientes digitais, é um espaço em que as marcas devem se relacionar com o seu público-alvo de maneira a atraí-lo e a realizar novas vendas.

Você deve ter consciência de que a atenção do seu potencial e atual cliente é disputada por dezenas de outros atrativos na internet, certo? Além de conversas mantidas com a marca, as pessoas se relacionam com amigos, colegas de trabalho, familiares e outros.

Então, para estar à altura dessa concorrência tão forte, é preciso transformar a comunidade do WhatsApp em muito mais do que apenas um catálogo de produtos e serviços.

A tarefa não é das mais simples, é verdade, mas com o estudo do seu público, com conversas e genuínas e com a verdadeira intenção de entender os problemas da clientela, você pode transformar o WhatsApp da sua marca em uma verdadeira máquina de vendas.

Isso acontece porque, com o bom entendimento do público-alvo, é possível alinhar a sua oferta àquilo que os clientes procuram.

Uma marca de roupas, por exemplo, pode conversar com um grupo seleto dos seus melhores clientes e entender o que eles esperam da nova coleção. Assim, quando o setor de compras buscar novas peças entre os fornecedores, poderá escolher itens com mais precisão.

Antes mesmo que as peças sejam comercializadas de maneira ampla, a loja pode alimentar os participantes da comunidade com informações sobre tendências de moda.

Além disso, ela tem a possibilidade de fomentar a interação dos participantes lançando informações, fazendo perguntas, entre outros.

Na semana anterior ao lançamento da coleção, a empresa pode fazer reservas e vendas exclusivas pela comunidade, em um grande dia de novidades para os participantes deste espaço digital.

Os membros da comunidade vão se sentir mais acolhidos porque foram ouvidos em suas necessidades – que, por sua vez, foram atendidas em um lançamento exclusivo. Nesse meio tempo, eles receberam informações que aumentaram seu desejo em relação ao produto.

Então, ao criar um relacionamento sólido na comunidade do WhatsApp, as chances de conversão aumentam.

Faça mais com o WhatsApp – conheça o Notificações Inteligentes

Agora que você já conhece detalhes sobre o WhatsApp Comunidades, precisa descobrir o Notificações Inteligentes.

Somos uma ferramenta de automação do envio de mensagens pelo WhatsApp integrada a dezenas das principais plataformas comerciais, de marketing, infoproduto e outros serviços digitais.

A cada tarefa que os seus potenciais e atuais compradores realizarem, o sistema fará o envio 100% automático de mensagens para os contatos cadastrados

Depois de uma compra, por exemplo, o cliente receberá mensagens, de maneira automatizada, sobre o código de rastreio diretamente no seu WhatsApp.

Com o Notificações inteligentes, você e sua empresa têm economia de tempo e agilidade na comunicação com os prospects, os leads e com atuais compradores.

Desde o início da pandemia, em 2020, a internet tem se mostrado uma excelente forma para que as empresas possam atrair, converter e reter seus clientes.

O WhatsApp, em particular, está demonstrando um ótimo resultado para negócios de variados portes e segmentos. Portanto, ele é uma excelente forma para que os negócios consigam alcançar seus objetivos.

E para que o mensageiro efetivamente seja um sucesso, é preciso encará-lo como mais um canal de vendas.

Então, explore todo o potencial que o Whatsapp tem no seu negócio!

O Notificações Inteligentes é uma ferramenta poderosa de automação!

Acesse e confira.

Você quer ter acesso ao maior CRM de gestão de leads?

Clique no botão abaixo para fazer seu cadastro gratuito no Notificações Inteligente.

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Você quer ter acesso ao maior CRM de gestão de leads?

Clique no botão abaixo para fazer seu cadastro gratuito no Notificações Inteligente.

Integre seu negócio com o CRM N°1 para WhatsApp e veja seus resultados decolarem

Vamos lá?

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Qual é o site do seu negócio?

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Qual é o site do seu negócio?

Qual é o seu faturamento mensal?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.