Top 5 ferramentas para WhatsApp Marketing

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo! Desde que sua versão Business foi criada, em 2018, ele vem se tornando uma importante ferramenta de comunicação e vendas para os negócios em todo o planeta.

Somente no Brasil, ele é usado diariamente por 98% das pessoas que têm o aplicativo de mensagens instalado em seu smartphone, de acordo com recente pesquisa da Hootsuite.

Portanto, o WhatsApp é um canal que seu negócio deve usar para promover conversas com seu público-alvo e, é claro, para gerar novas vendas.

Mas, por que utilizar o WhatsApp Business em vez do WhatsApp comum?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem, talvez por desconhecimento das diferenças e vantagens das duas versões.  

Se você tem esse tipo de dúvida, fique tranquilo! Selecionamos as principais informações sobre o app para te ajudar nesta descoberta.

Então, acompanhe com a gente para entender por que você e seu negócio devem utilizar o aplicativo profissional. Confira!

Por que usar o WhatsApp Business – diferenciais do aplicativo

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens muito popular, estando presente em praticamente todos os aparelhos celulares dos brasileiros.

Com a criação da versão Business, o app ganhou outro status e recebeu diversas funcionalidades muito úteis para os seus usuários.

A principal diferença entre o WhatsApp “comum” e o WhatsApp Business são algumas funções próprias para negócios

O original foi desenvolvido para a troca de mensagens, fotos, áudios, vídeos e outros conteúdos entre as pessoas.

O WhatsApp Business também tem todas essas funcionalidades. Mas, a nova versão incorporou ferramentas dedicadas exclusivamente para empresas, profissionais, infoprodutores, afiliados e outros indivíduos de negócios.

Então, se você utiliza o aplicativo com a intenção de se comunicar profissionalmente ou fechar novas vendas, deve optar pela versão Business.

A empresa, inclusive, pune pessoas que não fazem este uso do app, ok? Caso você esteja utilizando o mensageiro de maneira profissional mas na versão original, sua conta pode ser banida do WhatsApp.

A seguir, selecionamos as principais funcionalidades do aplicativo e seus diferenciais, explicando por que motivos você deve usar o WhatsApp Business.

Acompanhe e confira!

Conta comercial

Nada mais de misturar a vida profissional com a pessoal: com a versão Business, seu negócio tem uma conta de WhatsApp só para ele.

Assim, você mantém uma comunicação mais consolidada, com separações bem claras entre sua vida particular e de trabalho, além de gerar uma imagem mais profissional.

No perfil comercial do WhatsApp Business, você pode adicionar as seguintes informações:

  • Nome comercial
  • Descrição do negócio
  • Tipo de negócio – como serviço, educação, finanças, hotel e outros
  • Endereço comercial
  • Horário de atendimento
  • E-mail e site profissionais

Dica: preencha o máximo possível de dados, garantindo transparência e facilidade de contato do público com a sua conta.

Horário de atendimento

Outra característica que trouxe grandes benefícios aos usuários do WhatsApp Business é a criação de um horário de atendimento.

Na conta comercial, você pode estabelecer dias e horários de funcionamento do seu negócio. Dessa forma, fica muito mais fácil para seus clientes saberem o momento adequado de entrar em contato com a organização.

Essa função dá sequência a outra importantíssima – que veremos, a seguir – , que são as mensagens de ausência.

Dica: você pode configurar o horário de atendimento como:

  • Aberto no horário selecionado
  • Sempre aberto
  • Somente com hora marcada

Escolha a opção que melhor responde pelo seu negócio e respeite os horários indicados. Isso demonstra profissionalismo com seu público-alvo.

Mensagem de ausência

As mensagens de ausência podem ser ativadas ou desativadas a qualquer momento. Uma vez ativas, elas serão enviadas automaticamente sempre que uma pessoa entrar em contato com a conta Business fora do horário de atendimento ou em horários programados.

Você pode, ainda, optar por sempre enviar a mensagem de ausência quando alguém começar uma conversa com a sua conta.

Essa é uma ótima alternativa para que você atenda adequadamente a todos aqueles que falam com você, mesmo quando estiver off-line.

É como ter um atendente trabalhando para seu negócio enquanto você não está no trabalho.

Dica: seja gentil e solícito na sua mensagem de ausência, reforce seus horários de atendimento e diga que retornará o contato assim que possível.

Exemplo: Olá, tudo bem? Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. No momento, não estamos funcionando, mas você pode deixar sua mensagem que, logo assim que retornarmos às nossas atividades, responderemos a você.

Mensagem de saudação

Outra opção de envio automatizado são as mensagens de saudação. Também opcionais, elas podem ser ativadas para que, sempre que uma nova conta entrar em contato com a sua, o WhatsApp envie uma mensagem de boas-vindas previamente configurada.

A funcionalidade também permite o envio de mensagem para contas que não mantém conversa ativa com você por mais de 14 dias.

Dica: use a mensagem para deixar os usuários confortáveis e confiantes de que você retornará logo que possível. Se for adequado à sua estratégia de comunicação, pode ser interessante indicar outros links para que o contato conheça mais sobre o negócio.

Exemplo: Que bom ter você por aqui! Assim que possível, retornaremos o seu contato. Enquanto isso, acesse nosso site para ver mais detalhes sobre a empresa e serviços: (link).

Catálogo de produtos e/ou serviços

Um dos principais diferenciais do WhatsApp Business é a possibilidade de criar um catálogo. Nele, você pode inserir itens para a venda, com nome (obrigatório), preço, descrição, link e código (estes últimos são opcionais).

Uma vez criado, o catálogo fica disponível em seu perfil e os contatos podem acessá-lo a qualquer momento. Além disso, você pode enviar o catálogo aos seus clientes sempre que quiser.

Fique atento à política comercial do WhatsApp para saber o que você pode e o que você não pode inserir no catálogo, ok?

Itens como bebidas alcoólicas, suplementos alimentares e produtos e serviços para o público adulto, por exemplo, são proibidos ou têm sérias restrições de divulgação na plataforma.

Dicas: 

  • Capriche nas fotos escolhendo aquelas com ótima ou boa qualidade de imagem, nitidez, além de bons arranjos visuais. Conte histórias com as fotografias e atraia novos clientes!
  • Se você vende serviços, eleja boas imagens que possam ilustrar sua entrega de valor
  • Insira um nome atraente e, sempre que possível, preço e descrição
  • Seja o mais detalhista possível na descrição, informando dados importantes para o público – isso reduz o número de dúvidas e pode aumentar as chances de vendas

Etiquetas de conversas

As etiquetas de conversa também são uma excelente funcionalidade exclusiva do WhatsApp Business. 

O app vem previamente configurado com as seguintes etiquetas:

  • Novo cliente
  • Novo pedido
  • Pagamento pendente
  • Pago
  • Pedido finalizado

No entanto, você pode editar todos estes nomes, além de criar novos itens até chegar a 20 deles.

A principal função das etiquetas é criar categorias dos contatos que só você pode ver. 

Se alguns clientes já fizeram o pagamento de suas compras, por exemplo, é possível categorizá-los com a etiqueta “Pago”. Então, o aplicativo cria uma espécie de lista de transmissão para aquela categoria. 

Seguindo o exemplo, seria uma boa tática enviar uma mensagem de agradecimento para os clientes agrupados em “Pago”, certo?

Então, você faria um único envio, de uma mesma mensagem para todos, mas cada um deles receberia o informe de maneira privada, entende?

Assim, as categorias de conversas são uma ótima maneira para agilizar seu atendimento pelo WhatsApp.

Dica: Crie categorias que realmente fazem sentido para o seu negócio e que sejam estratégicas. 

Se você trabalha com venda de roupas, pode criar categorias de preferências de modelos ou tamanhos, por exemplo.

Assim, chegando novas coleções, dá para fazer o envio de novidades com muito mais assertividade entre as clientes, como em categorias de “vestidos”,“tamanhos plus size” e outros.

Respostas rápidas

Por fim, uma função exclusiva do Business e, que nem sempre, as empresas utilizam como deveriam, é a de “respostas rápidas”.

Com esta funcionalidade, você pode configurar textos que serão inseridos nas janelas de conversa após algum comando previamente configurado.

Por exemplo, o atalho “/obrigado” pode inserir a mensagem “Agradecemos o contato e tenha um ótimo dia”. O atalho “/endereço” pode inserir os dados do local onde seu negócio funciona.

Tanto os atalhos quanto as respostas são editáveis e você pode inserir as informações que julgar necessárias. Além disso, também pode colocar palavras-chave que agilizem as conversas.

Dica: pense em perguntas e respostas que você recebe frequentemente e configure as mensagens automáticas. Podem ser algumas informações, como:

  • Horário de atendimento
  • Endereço
  • Agradecimento
  • Preços e informações sobre produtos
  • Outros contatos

5 Vantagens do WhatsApp Business

Agora que você já conhece todas as funcionalidades do WhatsApp Business, precisa saber como elas podem se tornar verdadeiras vantagens para o seu negócio.

Seja trazendo uma imagem mais profissional, agilizando atendimentos ou aumentando suas chances de vendas, o aplicativo de mensagens pode ser um suporte – e tanto – para você e sua organização.

Veja, então, algumas vantagens de utilizar a versão Business:

1 – Perfil profissional

A primeira regra financeira de quem abre um negócio é separar o dinheiro da empresa e o dinheiro do dono, certo?

Com comunicação, também é importante profissionalizar a imagem da organização, separando o atendimento pessoal do profissional.

É claro que, em algumas estratégias de marca, a personalização pode ser muito bem-vinda. Mas, no geral, ter uma conta exclusiva para o negócio fortalece a sua imagem.

Portanto, ter um perfil profissional no WhatsApp Business é uma importante e vantajosa característica da versão.

2 – Organização e agilidade

Se você tiver um tempinho para fazer todas as principais configurações do Business e mantê-las atualizadas, vai perceber que as informações ficarão mais organizadas e fáceis de encontrar.

Com isso, o seu atendimento se tornará mais ágil e rápido, facilitando a sua rotina com o negócio.

Então, a organização e agilidade que a versão profissional proporcionam são, sem sombra de dúvidas, uma grande vantagem do WhatsApp Business. 

3 – Atendimento 24h / 7 dias

Ao ativar as mensagens de resposta automática e saudação, você ativa um atendente 24 horas por dia, 7 dias por semana para o seu negócio.

Afinal, sempre que alguém entrar em contato com o seu número de WhatsApp, será atendido prontamente.

Então, você tem mais chances de captar aquele potencial cliente ou de ter mais tempo para responder adequadamente a alguma dúvida ou reclamação.

De forma prática, você aumentará sua “equipe de atendimento” e com grandes chances de realizar novos negócios.

4 – Comunicação direcionada

Com as etiquetas, você tem a capacidade de fazer uma comunicação muito mais acertada para cada um dos seus agrupamentos de contatos.

Criando categorias inteligentes e bem segmentadas, será possível enviar, com rapidez e agilidade, mensagens assertivas direcionadas para as pessoas certas.

5 – Mais um canal para venda

Por fim, você pode contar com esta grande vantagem: transformar seu número de WhatsApp em mais um canal de venda para seus produtos, infoprodutos ou serviços.

Feitas todas as configurações da versão Business, com estratégia comercial adequada e uma boa comunicação, você pode ter ótimos resultados usando o aplicativo de mensagens.

Saiba como usar o WhatsApp Business de maneira estratégica no seu negócio

Conferimos as funcionalidades, vantagens e por que utilizar o WhatsApp Business. Mas, essas são apenas algumas das características e dos benefícios do seu uso.

Ao entender e aplicar estratégias, táticas e conceitos de Marketing ao usar o aplicativo, você consegue ter efeitos ainda mais significativos sobre a imagem, comunicação e área comercial do seu negócio.

Afinal, com o conhecimento adequado do mercado e das funções do app, você terá a chave de sucesso para gerar mais conversas e efetuar mais vendas.

Pensando nisso, estamos desenvolvendo um curso com todas as informações sobre WhatsApp Marketing de que você precisa para que seu negócio deslanche de vez.

Nele, você também vai conhecer fantásticas ferramentas para agilizar seu atendimento e potencializar suas vendas – como o Notificações Inteligentes, Grupos Inteligentes e Saiu Pra Entrega.

Quer saber detalhes, em primeira mão, sobre este conteúdo exclusivo?

Então, fique atento! Estamos preparando um curso completo e exclusivo sobre WhatsApp Marketing para você.

Garanta a sua vaga, entrando para nossa selecionada lista de espera do curso. Cadastre-se agora!

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de automação de WhatsApp da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.