Saiba como fazer a integração do WhatsApp com a Hubspot agora

A integração da Hubspot com o WhatsApp é possível graças ao Notificações Inteligentes. Assim, você consegue fazer o envio automatizado de mensagens pelo aplicativo, integrando a solução de marketing com a nossa ferramenta.

A fim de ajudá-lo com a tarefa, preparamos um conteúdo exclusivo para que você consiga conectar os dois serviços de maneira simplificada.

Então, se você deseja fazer campanhas e outras tarefas de marketing usando a Hubspot e o WhatsApp, confira este tutorial completo sobre a integração entre o Notificações Inteligentes e a solução em marketing:

Ao fim deste conteúdo exclusivo, você será capaz de integrar o WhatsApp com a Hubspot de forma simples e rápida. Acompanhe!

3 passos para fazer a integração do WhatsApp com Hubspot

Se a sua empresa já utiliza os serviços da Hubspot, sabe como a ferramenta é completa em soluções de marketing. Suas diversas funcionalidades colaboram para aumentar o tráfego do site, gerar leads, gerenciar os clientes, automatizar processos de vendas, entre outros.

Para usar o sistema de marketing em sua totalidade, é interessante integrá-lo ao WhatsApp — o aplicativo de mensagens mais utilizado pelo brasileiro para se comunicar com as marcas.

Então, para fazer a integração entre a Hubspot e WhatsApp, você precisa utilizar o Notificações Inteligentes

O Notificações Inteligentes é uma ferramenta que automatiza o envio de mensagens pelo WhatsApp. Dessa forma, nosso sistema poderá trabalhar em conjunto com Hubspot, a completa solução em marketing.

A seguir, detalhamos, etapa por etapa, como realizar a tarefa. Veja:

Passo 1 – Contrate os serviços do Notificações Inteligentes

O primeiro passo para integrar a Hubspot ao WhatsApp é contratar um dos planos do Notificações Inteligentes. Se você já usa o serviço, siga para o passo 2. 

Caso ainda não tenha um plano de automatização, acesse o nosso site e saiba como fazer a contratação do serviço para WhatsApp.

Passo 2 – Acesse o painel do Notificações Inteligentes

Com o plano contratado, vá até o painel do Notificações Inteligentes e siga estas orientações:

  • Localize Lojas no menu superior e, em seguida, clique em Criar Loja;
  • Na nova página, no campo Descrição, coloque um nome que facilite a localização dessa automação na nossa plataforma;
  • Na seção Automação de marketing, clique em Hubspot e, logo depois, em Criar loja;
  • Pronto, a sua loja foi criada com sucesso no painel do Notificações Inteligentes. 

Passo 3 – Acesse o painel da Hubspot

Agora, é necessário fazer as configurações da sua loja na Hubspot; para isso, execute estas tarefas:

  • Na página inicial da Hubspot, clique em Automação;
  • Selecione a opção Fluxo de trabalho;
  • Clique em Criar um fluxo de Trabalho, localizado no canto superior direito da tela;
  • Em seguida, clique no ícone “+” e selecione Nova ação;
  • As opções de edição aparecerão à direita da tela; então, procure por Fluxo de trabalho e selecione Envie um webhook;
  • No campo URL do webhook, insira a URL da sua loja da Hubspot* em Notificações Inteligentes e clique em Salvar;

Saiba como encontrar a URL do webhook no Notificações Inteligentes

  • Deixe a opção de Fluxo de trabalho como ativo
  • Pronto, o webhook foi configurado com sucesso e, então, a sua loja do Notificações Inteligentes está conectada com a Hubspot.

Fiz a integração da Hubspot com o WhatsApp — a loja está pronta para enviar notificações?

Depois que você integrou a Hubspot ao Notificações Inteligentes, é hora de verificar alguns pontos para conferir se a sua loja está pronta para enviar as notificações pelo aplicativo mensageiro.

Ao fim da integração, você verá uma lista com as principais tarefas que precisam ser realizadas para que a empresa comece a disparar mensagens pelo WhatsApp de forma automatizada.

Se os itens da lista estiverem marcados com um símbolo em vermelho, significa que é preciso corrigir esses fatores para enviar as notificações pela integração.

Os itens na cor verde que aparecem nesse checklist indicam que a sua loja já completou o critério assinalado. 

Quando todos os elementos estiverem em verde, a loja estará pronta para iniciar as suas atividades de automação no aplicativo.

A seguir, a gente conversa sobre cada um dos elementos que aparecem ao fim da integração da Hubspot com o Notificações Inteligentes. 

Ainda não recebemos nenhum evento, você já fez a integração?

A opção aparece em vermelho se você ainda não enviou nenhuma atividade para a ferramenta — como a configuração de uma mensagem válida ou, mesmo, um teste de envio. 

O item aparecerá em verde quando o sistema detectar alguma atividade válida.

É necessário associar pelo menos uma instância para enviarmos as notificações

Adicione ao menos uma instância à sua conta do Notificações Inteligentes para que o item fique na cor verde.

É necessário ter pelo menos uma instância conectada e pronta para o envio de mensagens

Vamos por partes:

  1. A sua plataforma (Hubspot) foi conectada com o Notificações Inteligentes;
  2. A loja criada no Notificações Inteligentes precisa estar conectada a uma instância;
  3. A instância precisa ser conectada ao WhatsApp para que as notificações sejam enviadas.

Então, você deve conectar uma instância ao Notificações Inteligentes para que o nosso sistema entenda que esta etapa está correta, mantendo o item na cor verde e liberando as demais tarefas.

Para isso, vá ao painel do Notificações Inteligentes, localize a seção Instância e clique em Conectar instância. Escolha a instância desejada e, em seguida, clique em Conectar.

Feito isso, a loja estará conectada à instância — que, por sua vez, está conectada pela leitura do QR Code do seu WhatsApp. 

Em caso de dúvidas, veja detalhes sobre o gerenciamento das instâncias

Configurando mensagens personalizadas para o WhatsApp com a Hubspot

Agora que está tudo correto e a integração com a Hubspot foi feita adequadamente, é o momento de configurar as mensagens para envio personalizado. Então, siga estas orientações:

  • Vá até a sua loja no Notificações Inteligentes;
  • Localize Notificações e, logo depois, clique em Personalizar

Uma nova página será aberta e você terá acesso às variáveis disponíveis para personalizar a sua notificação.
Repare que nosso sistema já fornece a mensagem padrão, mas você pode alterá-la por completo, está bem? 

Caso não goste do texto editado, clique em Restaurar template padrão e a mensagem previamente mostrada voltará para o campo;

  • Depois que fizer a alteração do seu texto, inserindo as variáveis desejadas, é só clicar em Atualizar template;
  • Pronto! A sua mensagem foi customizada com sucesso. 

Dicas para o uso da integração entre Hubspot e WhatsApp

O WhatsApp criou várias regras e termos de uso a fim de evitar a utilização inapropriada do aplicativo por empresas. Além disso, algumas boas práticas colaboram para que o envio de mensagens pelo app mensageiro seja feito de forma correta.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas bastante úteis para que você consiga utilizar a nossa ferramenta e a Hubspot em sua totalidade.

Evite listas frias

Nada mais chato do que receber spam pelo WhatsApp, não é verdade? Seu cliente provavelmente acho mesmo. Por isso, evite fazer o envio de notificações para pessoas que não desejam mais receber os seus conteúdos

As chamadas “listas frias” são aquelas cujos contatos não interagem mais com a marca. Os motivos para isso podem ser variados, como a mudança do número de telefone ou apenas o desinteresse, mesmo.

O WhatsApp pode considerar mensagens enviadas para listas frias como spam devido à falta de interação. Em dado momento, o aplicativo pode até mesmo bloquear ou banir o seu número, causando grandes transtornos.

Dessa forma, crie uma base de números de telefone com pessoas que realmente têm interesse na sua oferta ou em fazer interações com a marca. Assim, haverá menos risco de banimento do WhatsApp e será possível manter a sua conta no mensageiro por mais tempo. 

Use o campo nativo de telefone

Observe que, ao acessar o Notificações Inteligentes, alguns campos já estão configurados. Nossa orientação é que você não altere esses campos nativos.

Caso você personalize algum deles, o sistema não reconhecerá o novo nome e, assim, pode acontecer alguma dificuldade de envio do conteúdo.

Por isso, a nossa sugestão é que você sempre deixe o campo de telefone nativo para ter uma melhor experiência com a nossa ferramenta.

Não faça envios à noite

Fazemos o envio gradativo das mensagens para a sua lista de contatos durante as horas após o disparo. Isso acontece para equilibrar o número de conteúdos enviados em certo período. 

A ação, entre outras razões, colabora para evitar que o WhatsApp entenda que a sua mensagem é spam.

Desse modo, se você programar o envio de determinada campanha para o horário noturno, o conteúdo será enviado durante a noite e a madrugada.

Como resultado, as taxas de interação dos destinatários com a sua mensagem podem cair consideravelmente.

Então, se você deseja que as pessoas vejam e interajam com o conteúdo preparado, dê preferência à programação de envio durante o dia.

Observação: essa dica considera informações gerais. Entretanto, é importante observar cuidadosamente o perfil do seu público-alvo para entender se a comunicação realizada durante o dia ou à noite é a mais adequada, está bem?

Personalize a copy e utilize gatilhos de engajamento

No WhatsApp, engajamento significa menos bloqueio pelo aplicativo.

Nesse sentido, usar as variáveis, que já falamos neste conteúdo, para customizar os textos é uma excelente maneira para personalizar as mensagens e, assim, gerar mais interação do seu público.

Além disso, crie copies que sejam realmente atrativas e que movam o seu destinatário da atual situação em que ele se encontra para a ação desejada pela a sua empresa (que pode ser o acesso a um link, a compra de um produto ou a avaliação de uma compra, por exemplo).

Então, a sua empresa terá mais chances de sucesso na comunicação realizada pelo WhatsApp com a criação de textos personalizados e envolventes.

Como funciona a automação de WhatsApp do Notificações Inteligentes

Neste conteúdo, você pôde conferir o tutorial para fazer a integração do WhatsApp com a Hubspot. Além disso, teve acesso a dicas exclusivas para potencializar o uso do Notificações Inteligentes em sua comunicação organizacional.

Agora, queremos mostrar detalhes para você sobre o funcionamento da automação do aplicativo por intermédio de nossa ferramenta.

O Notificações Inteligentes é o serviço que automatiza o envio de mensagens pelo WhatsApp. Integrado a outras soluções, como a Hubspot, ele possibilita a criação de campanhas e o disparo de notificações para os clientes de maneira 100% automática.

Então, depois que o WhatsApp é integrado a Hubspot por intermédio do Notificações Inteligentes, basta personalizar o conteúdo, fazer a programação do envio e aguardar para que as mensagens sejam enviadas.

Você pode contar com as seguintes funcionalidades da nossa ferramenta:

  • Envio de notificações automáticas sobre:
    • Atualização de pedido
    • Atualização de entrega
    • Lembrete de pagamento de boleto
    • Lembrete de pagamento de Pix
    • Mensagem de recuperação de carrinho
    • Entre outras
  • Campanhas comerciais e de marketing com envio programado
  • Central de atendimento completa, com múltiplos atendentes e direcionamento de conversa
  • Entre outras

Então, se você está em busca de uma ferramenta que atenda a todas as suas necessidades organizacionais com o WhatsApp e a Hubspot, conte com o Notificações Inteligentes. 

Certamente, temos o plano ideal para aquilo que a sua empresa precisa em comunicação pelo aplicativo.

Não perca mais tempo e conheça detalhes sobre todos os recursos disponibilizados pela nossa solução.

Acesse agora e saiba mais sobre as funcionalidades de automação de WhatsApp do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.