BLOG

Descubra como falar direto com o suporte do WhatsApp no Brasil – Número da Central de atendimento do WhatsApp 0800

Assim como todo aplicativo, o WhatsApp pode apresentar problemas durante a sua utilização, certo? 

Mas, alguns erros e falhas podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça, especialmente para quem faz uso profissional do app. Nestes casos, a orientação técnica da própria empresa pode ser necessária.

A companhia disponibiliza uma central de ajuda online, onde constam as principais informações sobre os problemas mais comuns com o mensageiro. 

Além disso, ela oferece algumas opções para que o usuário entre em contato diretamente com seu o suporte. Então, em casos ainda complexos, é possível enviar uma mensagem para o time do app e aguardar a resposta. 

Dessa forma, você pode falar diretamente com a equipe de suporte WhatsApp no Brasil utilizando os canais de atendimento da empresa.

A seguir, a gente conversa sobre alguns dos principais erros do app (e suas soluções), além de maneiras para entrar em contato com o atendimento do WhatsApp; confira os tópicos:

Problemas mais comuns do WhatsApp Business e como resolver
A conta do WhatsApp foi banida
Não consigo mudar meu número no WhatsApp
Não consigo enviar nem receber mensagens no WhatsApp
As mensagens estão com horários errados
Por que não consigo salvar uma resposta rápida?
Envio mensagens para a lista de transmissão, mas alguns contatos não as recebem
Como falar com a Central de Atendimento do WhatsApp do Brasil
Por e-mail
Pelo site do WhatsApp
Por mensagem no WhatsApp
Por ligação
Outros meios de contato do WhatsApp

Siga com a gente e descubra como falar diretamente com o suporte do WhatsApp no Brasil.

Problemas mais comuns do WhatsApp Business e como resolver antes de falar com a central de atendimento 

Instabilidades, erros e os chamados bugs podem atrapalhar consideravelmente a rotina de empresas que usam o WhatsApp em seu atendimento.

Entretanto, esses problemas são incontroláveis ao usuário e é preciso aprender a lidar com eles para evitar maiores problemas. 

O próprio mensageiro disponibiliza uma Central de Ajuda que contém orientações práticas sobre questões comuns à utilização do app – como recursos e soluções a eventuais falhas.

Então, antes mesmo de falar diretamente com a empresa no Brasil, vale a pena tentar corrigir os erros segundo as informações disponibilizadas pelo app.

A seguir, selecionamos os principais problemas do WhatsApp e como você pode resolvê-los; confira com a gente:

A conta do WhatsApp foi banida

Banimento temporário 

Você teve um árduo e longo trabalho para que o WhatsApp desse resultados positivos ao negócio mas, por algum motivo, recebeu a temida mensagem “Temporariamente banido”? Não se desespere!

De acordo com o próprio aplicativo, o banimento temporário pode acontecer pelas seguintes razões:

  • A conta não utiliza o aplicativo oficial do WhatsApp; e/ou
  • Há suspeita de extração – isto é, a prática de coleta de dados de usuários de forma não permitida pelos termos de serviço do app.

Neste caso, a primeira ação é mudar para o app oficial do WhatsApp (caso ele ainda não esteja sendo utilizado) e interromper qualquer ação de extração de dados.

Vale observar que usuários de apps como WhatsApp Plus e GB WhatsApp devem seguir o passo a passo para backup das conversas e, então, fazer a instalação do aplicativo original, está bem?

Banimento permanente de conta

Em casos mais graves de violação dos termos de serviço do WhatsApp, o número de telefone pode ser permanentemente banido do aplicativo. Nesta situação, se houver chance de recuperação da conta,  será bem mais difícil.

O banimento permanente da conta acontece quando o usuário recebe a seguinte mensagem: “Seu número de telefone foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda.”

A empresa avisa que pode banir contas sem aviso prévio e que “se você acha que sua conta foi banida por engano, envie um e-mail para nós, e analisaremos seu caso”.

Portanto, em caso de banimento permanente, envie e-mail para o WhatsApp explicando que o usuário respeita os termos de serviço do app e, então, tente resgatar a conta.

Não consigo mudar meu número no WhatsApp

Em certos momentos, pessoas ou empresas podem precisar mudar o número de telefone registrado na conta do WhatsApp – mas, a operação nem sempre é bem-sucedida.

Quando isso acontece, é preciso estar atento a algumas questões:

  • O número antigo está confirmado na conta?
    Para fazer a mudança, é preciso que o número antigo de telefone seja confirmado pelo WhatsApp. Então, antes de tentar uma nova alteração, vá até às configurações do aplicativo, toque na tela do seu perfil e certifique-se de que o número anteriormente utilizado está realmente confirmado no mensageiro.
  • O cartão SIM, com o novo número a ser cadastrado, está ativo e funcionando corretamente?
    Verifique se o chip e o sinal da rede estão operando normalmente antes de fazer uma nova tentativa de alteração. 
  • Como está a conexão com a internet?
    Instabilidades na rede podem dificultar a configuração; portanto, confira se conexão web do celular ou do WiFi estão fortes e estáveis.
  • O smartphone tem memória suficiente para a alteração?
    Ainda de acordo com o próprio WhatsApp, até mesmo a falta de espaço de armazenamento interno do aparelho pode atrapalhar o cadastramento do novo número. Então, verifique se o celular tem memória disponível e tente mais uma vez a mudança no app.

Não consigo enviar nem receber mensagens no WhatsApp

Outro problema bastante comum no aplicativo é a dificuldade para o envio e para o recebimento de mensagens.

A principal causa para este tipo de instabilidade é a conexão ruim com a internet. Portanto, verifique como estão a rede móvel do celular e o WiFi ao qual ele está conectado.

Mas, se você fez isso e ainda não consegue trocar mensagens com outras contas, verifique algumas possíveis soluções:

  • Reinicie o aparelho celular e observe se o aplicativo voltou ao normal;
  • Confira se:
    • o seu número foi realmente confirmado no WhatsApp, indo até o perfil da conta
    • o número com o qual deseja conversar foi salvo corretamente em seu smartphone
  • Por fim, se todas estas opções não resolverem a dificuldade de troca de mensagens, cogite a possibilidade de o contato ter bloqueado a sua conta. Neste caso, não será possível manter a conversa no WhatsApp.

As mensagens estão com horários errados

Caso as mensagens estejam sendo enviadas e recebidas com data e horário diferentes do que realmente deveriam ser, a solução pode ser bem simples: verifique o fuso horário do aparelho de celular e o altere para o correto.

Por que não consigo salvar uma resposta rápida?

O WhatsApp Business tem a funcionalidade de respostas rápidas, que é bastante útil para a inserção de textos na conversa de forma prática, com a utilização de atalhos.

Contas que não estejam conseguindo cadastrar novas respostas rápidas, podem verificar essas informações para tentar corrigir a falha:

  • É possível salvar, no máximo, 50 respostas rápidas; então, se o número cadastrado já tiver alcançado o limite, você precisará fazer a exclusão de algumas delas para inserir outras novas.
  • O atalho para a resposta rápida pode ter até 25 caracteres; caso ultrapasse essa quantidade, repense em um novo texto para o elemento.
  • Não é possível incluir espaços nos atalhos; dessa forma, verifique se o texto foi digitado segundo a regra.
  • Todos os atalhos devem começar com uma barra (/) ; por isso, insira este caractere para que a configuração seja feita adequadamente.
  • Palavras-chave podem ter, no máximo, 15 caracteres, não devem ter espaços e devem ser formadas apenas por letras e números; nesse sentido, verifique o texto para formulá-lo adequadamente.

Respeitando todas as regras de configuração das respostas automáticas, serão maiores as chances de inserir novas. 

Envio mensagens para a lista de transmissão, mas alguns contatos não as  recebem 

A lista de transmissão é um recurso que permite ao usuário enviar mensagens, de forma individual, a um conjunto de contatos.

Assim, é possível criar a lista, disparar o conteúdo de uma só vez e cada um dos números adicionados receberão a mensagem em uma janela particular de conversa – e não em um grupo de WhatsApp.

Entretanto, para que a função opere corretamente, o destinatário precisa ter o número do remetente adicionado em sua agenda de contatos.

Dessa forma, ainda que uma conta possa livremente adicionar o número na lista de transmissão, este número apenas receberá as mensagens se, previamente, tiver cadastrado a conta em seu celular.

Então, se alguns contatos não estão recebendo as mensagens enviadas pela lista de transmissão, confira se eles adicionaram o seu número no aparelho smartphone deles.

Como falar com a Central de Atendimento do WhatsApp do Brasil?

Até aqui, você pode conferir os principais problemas que acontecem com o uso do WhatsApp e, além disso, as recomendações para solucioná-los.

Se, mesmo seguindo essas orientações, os problemas continuam, pode ser necessário falar diretamente com o suporte do WhatsApp.

Mas, a tarefa pode não ser das mais simples – afinal, a empresa tem cerca de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo e precisou criar mecanismos para filtrar os contatos recebidos.

A fim de ajudá-lo nesta missão para se comunicar com o WhatsApp no Brasil, selecionamos os principais canais de atendimento do aplicativo; confira, logo abaixo:

Central de atendimento por e-mail

A forma mais fácil para falar direto com o WhatsApp é enviando um e-mail para a sua central de atendimento.

Assim, para conversar sobre dúvidas relacionadas ao uso da versão Business, envie uma mensagem para o seguinte endereço: [email protected].

Central de atendimento pelo site do WhatsApp

Também é possível preencher um formulário e enviar mensagem para a companhia. Vale observar, entretanto, que este canal é dedicado aos usuários do WhatsApp Messenger, ok?

Para isso, acesse o Fale com o WhatsApp, preencha dados como número de telefone, endereço de e-mail, sistema operacional do aparelho que utiliza o aplicativo e, em seguida, digite a mensagem a ser enviada.

Depois do preenchimento, aguarde o retorno da empresa com a sua resposta.

Central de atendimento por mensagem no WhatsApp

Você sabia que é possível falar diretamente com o suporte do WhatsApp no Brasil enviando mensagem pelo próprio aplicativo? Pois é, este canal prático do mensageiro é acessado rapidamente na tela do app.

Para enviar mensagem direto para a central de atendimento do WhatsApp, siga este passo a passo:

Pelo smartphone

  1. Abra o aplicativo no celular;
  2. Toque no ícone de três bolinhas, que fica situado no canto superior direito da tela;
  3. Em seguida, toque sobre “Configurações”;
  4. Agora, localize a opção “Ajuda” e toque sobre ela;
  5. Toque sobre “Fale Conosco”;
  6. Na nova janela, descreva o problema no campo de texto disponibilizado e toque sobre “Avançar”, no canto inferior da tela.
  7. Pronto, mensagem enviada! Agora, é só aguardar o retorno do WhatsApp.

Pelo WhatsApp Web

  1. Acesse a versão WhatsApp Web;
  2. No menu à esquerda, ao lado da janela de conversas, localize e clique sobre o ícone de três pontinhos;
  3. Na sequência, toque em “Configurações”, “Ajuda” e, por fim, em “Fale Conosco”;
  4. Então, uma nova janela será aberta; nela, insira endereço de e-mail, assunto e problema;
  5. Se necessário, insira imagens e capturas de tela do WhatsApp que possam colaborar para a explicação do problema ou dúvida;
  6. Por fim, clique em enviar e espere o contato da empresa pelo app.

Central de atendimento por ligação

Infelizmente, o WhatsApp não disponibiliza um telefone de contato, central de atendimento telefônica ou número 0800 para os seus usuários. Portanto, se você precisar de suporte da empresa criadora do aplicativo, deve utilizar um dos canais que mencionamos para obter ajuda.

Outros meios de contato do WhatsApp

Além destas, existem outras opções para que você encontre soluções, tire dúvidas e fale com o WhatsApp. Confira, logo abaixo, maneiras para se comunicar com o suporte do mensageiro:

Muitos destes problemas que mencionamos podem ser evitados com o Notificações Inteligentes, você sabia?

Nossa ferramenta é a pioneira em automatização para WhatsApp e conta com uma completa central de atendimento para o aplicativo.

Dessa forma, ao concentrar a sua equipe em um só sistema, vários problemas e instabilidades podem ser minimizados.

Então, evite problemas com o WhatsApp centralizando seu atendimento no Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.