Lançamento Interno no WhatsApp – como fazer

WhatsApp Marketing é um termo recente e muito em alta quando falamos sobre o universo de vendas na internet. Você, que trabalha com e-commerce, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ele.

Mas, de que forma aplicar as técnicas de Marketing ao aplicativo de mensagens? Como criar estratégias e técnicas que possam trazer melhores resultados para a sua loja virtual?

Para quem está ingressando profissionalmente agora na internet, algumas particularidades do virtual podem parecer “de outro mundo”. 

Mesmo se você já tem certos conhecimentos sobre Marketing, vendas e presença digital, pode achar desafiador encontrar práticas eficientes e eficazes ao trabalhar com o WhatsApp.

Foi pensando em resolver estas questões que elaboramos este conteúdo. Por aqui, você vai entender como o Marketing pode ser aplicado ao app de mensagens de maneira a trazer resultados reais para o seu negócio.

Além disso, você vai conhecer como criar as melhores estratégias e técnicas para gerar uma comunicação mais efetiva com o seu público-alvo e, assim, ter mais vendas.

Isso tudo, é claro, com ferramentas que agilizam a sua rotina de tarefas e responsabilidades em sua loja virtual.

Então, acompanhe com a gente e saiba tudo o que você precisa sobre o WhatsApp Marketing aplicado ao seu e-commerce.

Afinal, o que é Marketing?

Antes que a gente comece a falar sobre o Marketing aplicado ao WhatsApp, vamos fazer uma breve leitura sobre o conceito.

Você sabe mesmo o que é Marketing? Ele é um estudo aprofundado sobre o mercado do qual as empresas fazem parte e dos seus demais componentes – como concorrentes, fornecedores e substitutos.

Ou seja, o profissional de Marketing avalia a organização para a qual trabalha, o mercado em que ela está inserida e como deve atuar para alcançar seus objetivos neste contexto.

Por exemplo, pense em uma loja virtual de roupas femininas. O Marketing desta companhia deve estar alinhado aos objetivos gerais do negócio.

Então, será necessário criar um planejamento com estratégias que levarão a organização a alcançar as suas metas.

Assim, o Marketing do e-commerce precisa entender o mercado e como a loja pode ter bons resultados estando inserida nele.

Para isso, o setor deve analisar o perfil dos seus clientes, como a concorrência trabalha, o relacionamento do negócio com os seus fornecedores, entre tantas outras atividades. 

Serão criadas, então, estratégias que têm como função levar o negócio a atingir seus objetivos de acordo com a realidade de mercado.

Como aplicar o Marketing no WhatsApp

Agora, você deve estar se perguntando: como trazer estas técnicas para o WhatsApp? 

O aplicativo de mensagens nada mais é do que um meio de comunicação. Sozinho, ele não pode fazer muito pelo seu negócio. 

Mas, com o entendimento de suas funcionalidades e de como ele pode ser utilizado pelas suas estratégias de Marketing, o WhatsApp pode se tornar uma poderosa ferramenta para gerar mais proximidade com seus clientes e, como consequência, melhores negócios.

Veja, a seguir, como aplicar o Marketing ao WhatsApp da sua empresa.

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo é entender quem é seu público-alvo e como ele se relaciona com o seu produto. Essas questões serão cruciais para todo o desenvolvimento do trabalho.

Descubra respostas a perguntas, como: 

  • Qual a faixa etária do seu cliente? 
  • Onde ele vive? 
  • Como seu cliente gosta de consumir seu produto? 
  • Por que ele compra a sua marca e não a concorrente? 
  • Seu cliente desejaria receber descontos e novidades da sua empresa pelo WhatsApp?
  • Entre outras

Estude a melhor comunicação

Nessa etapa, você já tem dados mais detalhados sobre quem compra da sua marca. Então, é hora de avançar pelo caminho do WhatsApp Marketing.

Assim, estude e entenda como o seu público-alvo se comunica no aplicativo de mensagens.

Tem gente que prefere receber mensagens por texto; outras pessoas, se relacionam melhor com imagens. Alguns clientes talvez se deem bem com mensagens por áudio; outros, podem rejeitar completamente este formato de conteúdo.

Além disso, observe a propensão deles para participar de grupos e de listas de transmissão. 

Analise, ainda, os melhores horários para o envio de mensagens e a resposta dos clientes aos materiais enviados.

Tudo isso será importante para que você saiba a melhor forma de se comunicar com seu público-alvo no WhatsApp, está bem?

Defina objetivos

Agora, você tem informações valiosas sobre seu público-alvo e sobre como ele se relaciona com o aplicativo de mensagens.

Assim, será mais fácil entender como o seu negócio pode alcançar seus objetivos neste contexto. 

Parte importante para que qualquer trabalho possa ser realizado é a definição clara dos objetivos – e com o WhatsApp Marketing não seria diferente.

Então, entenda o que o seu negócio espera ao desenvolver ações no aplicativo de mensagens. Alguns exemplos de objetivo são:

  • Aumento da taxa conversão de vendas
  • Redução do tempo de atendimento ao cliente
  • Aumento do ticket médio por operação

Além de definir o objetivo geral, seja o mais específico possível para que você e sua equipe possam acompanhar os resultados.

No exemplo da conversão, a gente poderia determinar algo como: “aumento da taxa de conversão de vendas de 15% para 25% até o fim do próximo semestre”. 

Observe, ainda, que os objetivos podem ser muito diferentes de negócio para negócio. Portanto, as estratégias e ações a serem desenvolvidas também serão diversificadas.

Assim, definir cuidadosamente o objetivo da utilização do WhatsApp é um passo fundamental do desenvolvimento do seu Marketing na web.

Trace um plano e estratégias de Marketing para o WhatsApp

Hora de “ligar os pontos” e utilizar todos os dados e as informações que você obteve até agora.

Considere o seu objetivo de Marketing como o destino de uma viagem. E, para chegar a este “lugar”, é necessário traçar uma rota.

Podemos considerar o planejamento e as estratégias de Marketing como o roteiro desta “viagem”. Ou seja, você vai definir como a sua empresa chegará até o objetivo definido partindo de onde ela está, agora.

Lembra do exemplo do aumento da taxa de conversão? Em um plano de Marketing, será necessário determinar as maneiras que vão fazer com que o negócio passe de 15 para 25 o percentual de contatos convertidos.

No caso do WhatsApp Marketing, a organização vai estudar formas para que a utilização do app de mensagens contribua para este resultado desejado.

Exemplo: lançamento de ações semanais no WhatsApp, enviando cupons de desconto de 30%, com a meta de gerar 50 vendas por campanha.

Acompanhe os resultados e faça melhorias

Com o conhecimento do seu público-alvo, da maneira como ele se comunica pelo WhatsApp, com objetivos definidos e um planejamento alinhado, você terá tudo o que precisa para lançar campanhas de sucesso no aplicativo.

Então, é colocar a mão na massa e praticar tudo o que foi desenvolvido até este ponto.

Mas, se você pensa que o trabalho do WhatsApp Marketing aplicado ao e-commerce para por aí, está enganado. Depois de todas estas etapas, você deve acompanhar bem de perto o andamento e os resultados das ações de Marketing.

Assim, verifique se as campanhas estão surtindo o efeito esperado para que os objetivos da empresa possam ser atingidos.

Se o resultado das ações estiver abaixo das expectativas, reorganize a casa e realinhe a rota para que as metas do negócio sejam alcançadas.

Por isso, não basta criar um planejamento de WhatsApp Marketing; você precisa acompanhar o seu andamento e realizar melhorias, quando necessário.

Como o WhatsApp Marketing pode ajudar a melhorar o seu e-commerce

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação muito popular no Brasil. Ele está presente em quase todos os celulares dos brasileiros, de acordo com recentes pesquisas, e tem grande aceitação entre seus usuários.

A partir de 2018, o app ganhou uma versão Business com funcionalidades específicas para negócios – como catálogos e mensagens automáticas. 

Além disso, em 2021, a empresa lançou o WhatsApp Pay, o método de pagamento do aplicativo, que facilita a transferência de dinheiro entre seus usuários.

Assim, aplicar as estratégias de WhatsApp Marketing em seu e-commerce de forma inteligente pode significar melhores resultados para o seu negócio.

Mas, como efetivamente conseguir aliar o aplicativo às suas estratégias e táticas da loja virtual?

A seguir, você verá como é possível aplicar o WhatsApp Marketing e gerar ganhos importantes para a sua empresa. Confira!

Agilizar o atendimento

Pense e responda: quanto tempo você e sua equipe gastam, hoje em dia, fazendo atendimento no WhatsApp? Quantas dessas perguntas são feitas com frequência?

Bem provavelmente, vocês passam boa parte do tempo respondendo às mesmas questões de sempre: horário de funcionamento, formas de pagamento, rastreio de pedidos, entre outras.

Por isso, 3 funções são muito importantes para você configurar em sua conta do WhatsApp Business e, então, agilizar o seu atendimento. São elas: mensagem de ausência, mensagem de saudação e respostas rápidas.

Mensagem de ausência

As mensagens de ausência são enviadas automaticamente sempre que alguém entra em contato com a sua conta de WhatsApp em dias e horários fora do seu atendimento.

A função faz com que seus clientes não fiquem desassistidos mesmo quando você e sua equipe não estão no expediente. 

Além disso, ela pode esclarecer questões básicas – como o período de funcionamento do seu negócio.

Para configurar a mensagem automática, siga este passo a passo:

  1. Primeiro, toque nos 3 pontinhos da tela inicial do aplicativo e, em seguida, em “Configurações”
  2. Depois, vá a “Ferramentas Comerciais”
  3. Na nova tela, toque sobre “Mensagem de ausência”
  4. Então, ative o botão de “Enviar mensagem de ausência” que aparece no começo da tela
  5. Logo abaixo, personalize o texto que será enviado automaticamente
  6. Na sequência, defina o horário em que a mensagem automática será enviada
  7. Em seguida, selecione os destinatários que poderão receber o texto
  8. Por fim, toque em “Salvar” e sua conta começará a enviar mensagens automáticas a quem entrar em contato no horário determinado

Mensagem de saudação

A mensagem de saudação funciona basicamente como a mensagem de ausência. A diferença, é claro, é que ela será enviada automaticamente para os novos contatos ou, então, para aqueles que estão inativos por mais de 14 dias.

Para configurar a mensagem de saudação, faça o seguinte:

  1. Toque sobre os 3 pontinhos da tela principal do WhatsApp e selecione “Configurações”
  2. Agora, toque em “Mensagem de saudação” e, em seguida, ative a opção
  3. Depois, personalize a mensagem a ser enviada de forma automática
  4. Selecione os destinatários que podem receber a saudação
  5. Toque em “Salvar” e, então, as mensagens de saudação serão enviadas

Respostas rápidas

Por fim, as respostas rápidas podem auxiliar bastante a sua rotina. Com esta funcionalidade, é possível armazenar textos que serão ativados por comandos nas conversas.

Por exemplo, você pode criar uma mensagem com as suas formas de pagamento e adicionar o  atalho “/formasdepagamento”.

Então, sempre que um cliente perguntar sobre o assunto, basta inserir “/formasdepagamento” na janela de conversa e, automaticamente, o WhatsApp vai complementar a mensagem com o texto previamente elaborado.

Para criar respostas rápidas, vá às configurações do aplicativo, toque em “Ferramentas comerciais”, selecione “Respostas rápidas” e toque sobre o botão com o símbolo “+”.

Como a automação pode multiplicar os resultados do WhatsApp Marketing

Como você conferiu, o WhatsApp Marketing é muito mais do que apenas enviar mensagens para os seus contatos.

É necessário entender o público-alvo do seu negócio, estudar a sua comunicação, definir objetivos, traçar um plano e avaliar os resultados.

Além disso, o conhecimento das funcionalidades do WhatsApp Business vai agilizar a sua rotina e a da sua equipe, tornando o atendimento mais rápido e eficaz.

Mas, você sabia que é possível automatizar mais ações e tarefas do WhatsApp? 

Com o Notificações Inteligentes, você consegue enviar mensagens de maneira 100% automatizada para os clientes do seu e-commerce, de forma totalmente integrada à sua loja virtual. 

Dados como o andamento do pedido, código de rastreio e lembretes sobre vencimento de boleto são enviados para os compradores de forma automática.

Então, se você quer trazer mais agilidade e efetividade para o atendimento do seu e-commerce precisa conhecer em detalhes o Notificações Inteligentes.

Acesse o nosso site e descubra como podemos trazer resultados reais para o seu negócio.

Conheça, agora mesmo, todos os serviços do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas Vendas no Mês Você Faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.