BLOG

Entenda o que é outsourcing e as suas vantagens

Empresas que querem ampliar a sua força de trabalho podem recorrer ao outsourcing. O termo em inglês para “terceirização” se refere à contratação de empresas e prestadores de serviços para tarefas específicas na organização.

Então, o outsourcing possibilita que um empreendimento aumente a sua mão de obra sem ter que alterar o quadro de funcionários. 

Dessa forma, pode haver redução de custos trabalhistas, modernização da equipe e diminuição da burocracia com a contratação e manutenção de talentos terceirizados.  

A seguir, conversamos em detalhes sobre o assunto:

Esperamos que este conteúdo o ajude a perceber se a terceirização é o modelo ideal para a sua empresa. 

No final deste artigo, você ainda confere uma informação-bônus sobre uma ferramenta que colabora para o aumento da capacidade de atendimento do seu negócio, sem a necessidade de novos funcionários.

Acompanhe!

O que é outsourcing (terceirização)

Outsourcing (ou terceirização) é a prática de contratação de empresas e prestadores de serviços para a execução de determinada tarefa em uma organização. 

No Brasil, os empreendimentos podiam terceirizar apenas atividades-meio (atividades de apoio) até a implementação da Lei de Nº 13.429 — a Lei da Terceirização. Assim, uma indústria só podia aderir ao outsourcing para serviços contábeis e de limpeza, por exemplo.

As atividades-fim (atividades principais) não eram contempladas pela legislação brasileira sobre o outsourcing até a reforma trabalhista.

Mesmo depois da publicação da lei, o tema era bastante discutido. Entretanto, em 2020, o assunto foi decidido quando o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a Lei da Terceirização.

Desde então, as empresas podem terceirizar qualquer atividade. Assim, uma fábrica pode adotar o outsourcing desde a produção dos seus itens até a serviços de contabilidade e de limpeza, por exemplo. 

A terceirização pode ocorrer tanto de forma pontual ou recorrente, segundo as necessidades organizacionais. 

Mas, é importante observar que o outsourcing é considerado um trabalho temporário, usado para “atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços”, de acordo com a legislação vigente.

Um negócio que deseja implantar o outsourcing pode contratar um empreendimento por duas maneiras:

  • Empresa de trabalho temporário: no geral, monta equipes ou disponibiliza funcionários para trabalharem diretamente na contratante. Exemplo: companhias de faxina.
  • Empresa tomadora de serviços: presta serviços para a contratante, mediante contrato. Exemplo: escritório de contabilidade ou autônomo freelancer.

Portanto, as organizações brasileiras têm a possibilidade de terceirizar atividades-fim e atividades-meio contratando empresas (com suas equipes) ou prestadores de serviço. 

Vantagens do outsourcing para empresas

A terceirização tem vários pontos vantajosos para os contratantes .A seguir, você conhecerá alguns benefícios do outsourcing para empresas do mercado brasileiro, confira:

Possível redução de custos com a contratação de pessoal

No Brasil, caso seja reconhecido o vínculo empregatício entre uma empresa e um trabalhador, é necessário efetivar o funcionário segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os seguintes elementos configuram o vínculo empregatício entre contratante e contratado:

  • Serviço prestado por pessoa física;
  • Pessoalidade — isto é, a tarefa é executada pelo indivíduo;
  • Não-eventualidade — em outras palavras, continuidade do serviço; 
  • Subordinação — ou seja, o contratado está subordinado às ordens da organização; e 
  • Onerosidade — pagamento pela prestação de serviços.

Uma empresa com pessoas trabalhando sob todas as características acima precisa assinar a carteira de trabalho do funcionário e respeitar todas as diretrizes da legislação trabalhista brasileira.

Os custos para contratação via CLT incluem o pagamento de benefícios e tributos específicos. Nesse sentido, um único funcionário pode custar mais do que o dobro do seu salário à organização, somando todos os encargos trabalhistas.

O outsourcing está sob a legislação da terceirização, como vimos. Então, as regras para a contratação de empresas e de prestadores de serviço são mais flexíveis.

Trata-se de uma relação empresa para empresa, isto é B2B (Business to Business). Logo, a contratante não tem encargos trabalhistas com o contratado.

Pontos de atenção

Ainda que a empresa que terceiriza sua mão de obra reduza custos relacionados à força de trabalho, é preciso observar que esses gastos podem estar embutidos no preço do contrato de outsourcing.

Empresas de trabalho temporário que disponibilizam pessoal para as organizações têm os seus próprios custos trabalhistas com a contratação dos seus funcionários. Além disso, elas precisam ter lucro. Logo, esses custos são repassados no serviço de terceirização

O mesmo acontece com o prestador autônomo, que não tem os benefícios trabalhistas e precisa fazer recolhimentos a fim de cobrir esses valores. Então, a tendência é que o custo individual das suas horas de trabalho seja maior do que o custo de um trabalhador via CLT.

Assim, pondere os benefícios da redução dos encargos trabalhistas em relação ao valor da contratação por outsourcing para entender se o seu negócio terá real economia financeira com a modalidade.

Modernização da força de trabalho

A transformação digital pela qual estamos passando nos últimos anos acelerou consideravelmente depois da pandemia do covid-19, que se iniciou em 2020.

O isolamento social foi uma das medidas mais importantes para a contenção do vírus e, como consequência, muitas empresas tiveram que realocar o seu time para o home office.

Como resultado, houve uma intensa aceleração das tecnologias relacionadas à produtividade e também houve maior adesão à cultura do teletrabalho.

Então, mesmo após a liberação do trabalho presencial, muitas organizações preferiram manter os seus times à distância. 

Agora, mais pessoas e empresas estão plenamente aptas ao home office, ao officeless (trabalho realizado de qualquer lugar do mundo) e ao modelo híbrido.

É possível fazer a contratação via CLT do trabalhador remoto. Mas, o outsourcing é uma possibilidade atrativa para aquelas organizações que desejam modernizar e aumentar a sua força de trabalho à distância, de modo prático.

A contratação de prestadores de serviço, inclusive, facilita o encontro de talentos disponíveis no mercado. 

Atualmente a Open Talent Economy (economia aberta de talentos, em tradução livre do inglês) é o desejo de muitos profissionais. Por ela, especialistas trabalham em diferentes projetos ao mesmo tempo.

Então, não há vínculo empregatício ligando o contratado ao contratante, tornando o outsourcing uma alternativa possível para aqueles que estão em busca de talentos.

Além disso, a popularização de metodologias ágeis (como o Scrum) tornou a terceirização uma realidade cada vez mais viável.

Os métodos foram criados para aplicação no desenvolvimento de softwares; mas, devido à sua qualidade, eles têm sido amplamente utilizados em diferentes setores. 

Assim, mais profissionais estão habituados ao trabalho focado e remoto — o que pode ser realizado à distância graças à estrutura da metodologia.

Por isso, empresas que desejam modernizar a sua força de trabalho encontram mais facilidades e agilidade com o outsourcing.

Pontos de atenção

Os novos modelos de trabalho são bastante atrativos para diferentes organizações; entretanto, é preciso observar que nem sempre eles são os mais indicados à cultura do negócio.

O home office e officeless, por exemplo, são bastante beneficiados pelo outsourcing porque ampliam as possibilidades tanto do contratante quanto do contratado. Mas, eles precisam de uma gestão efetiva e que conceda autonomia à sua equipe

A contratação de profissionais freelancers que atuam pela economia aberta de talentos também pode ser viabilizada pela terceirização. Entretanto, a organização deve fornecer toda a estrutura para que esse profissional opere à distância e com qualidade.

Então, modernizar o empreendimento com o outsourcing é uma excelente alternativa, desde que ele esteja devidamente preparado para lidar com os novos modelos de trabalho e suas demandas específicas.

Redução de burocracia para obter mais mão de obra

Ainda considerando os aspectos relacionados à contratação de funcionários via CLT, a terceirização diminui consideravelmente a burocracia envolvida no processo.

A redução pode ser vista tanto no recrutamento e seleção de pessoal, quanto durante a contratação e demissão da força de trabalho.

No modo tradicional, a busca por profissionais precisa ter atenção redobrada porque os processos burocráticos relacionados à contratação e à dispensa de pessoal são complexos e caros no Brasil.

Então, recrutar e selecionar pessoas para o novo cargo precisa ser uma tarefa muito bem-sucedida a fim de encontrar os indivíduos ideais para o trabalho. A boa escolha do pessoal reduz problemas demissionais e custos futuros com encargos trabalhistas.

Da mesma maneira, a manutenção desses profissionais contratados com carteira assinada gera atividades contábeis, tributárias e legais que demandam tempo da organização.

Até mesmo a demissão pode ser um processo bastante complexo, especialmente se houver algum problema trabalhista.

Portanto, o outsourcing é uma forma de reduzir a burocracia de todas essas etapas. A prestação de serviços é celebrada por contrato; então, todas as atribuições do contratante e do contratado são redigidas nesse documento.

No geral, quando o contrato é encerrado, a ligação entre as empresas se encerra junto. Dessa maneira, existe bem menos burocracia na contratação e no encerramento dos serviços.

A facilidade com que o contrato pode ser assinado e encerrado também facilita o processo de recrutamento e seleção. Então, a terceirização permite que o contratante escolha com mais liberdade, com boa “folga” para um possível erro.

Assim, o outsourcing é uma alternativa para organizações que desejam ter processos de contratação de pessoal mais simplificados.

Pontos de atenção

Contratar via terceirização não significa, necessariamente, a eliminação de burocracia, está bem? Como vimos, é preciso que um contrato seja redigido e respeitado. Então, o trabalho temporário executado por prestadores de serviço pode ter certas exigências contratuais.

Dessa maneira, esteja atento às questões legais envolvidas na prestação de serviços pelo outsourcing.

Como contratar empresas e profissionais pela terceirização

Até aqui, você pôde conferir o conceito de outsourcing, as suas vantagens de redução de custos, modernização da força de trabalho e diminuição da burocracia trabalhista.

Agora, você pode estar se perguntando: “como encontrar e contratar empresas e profissionais terceirizados?”. 

O processo é bem simples, no geral. Para isso, basta fazer uma busca por organizações que prestam serviços a outras organizações — isto é, empresas que operam no modo B2B.

Então, você deve pedir um orçamento conforme as suas demandas organizacionais. No caso de empresas que operam com funcionários temporários, é possível solicitar um número de novos trabalhadores, por exemplo.

Já com prestadores autônomos de serviços, você pode solicitar, por exemplo, um orçamento baseado em horas trabalhadas ao longo de um determinado período.

Depois que a proposta é apresentada e ambos os lados estão de acordo, é necessário redigir e assinar um contrato que discrimine a prestação de serviços.

Então, o trabalho é executado, o contratado emite a nota fiscal ao contratante e o pagamento pela execução é realizado.

Para encontrar e contratar profissionais freelancers, você pode contar com plataformas digitais de talentos de marketing e tecnologia, como a Crowd.

Ferramentas que colaboram para o outsourcing

Para aumentar a sua força de trabalho, uma empresa pode contar com outsourcing — ou seja, com a contratação de terceiros. Mas, também existem ferramentas que ajudam empresas a ampliar a sua capacidade produtiva sem o aumento da folha de salários

Nesse sentido, o Notificações Inteligentes é um excelente recurso que colabora para que as organizações expandam o seu atendimento digital com qualidade e economia de tempo, sem precisar contratar novos funcionários.

Com nossa solução, a sua empresa poderá enviar informes, campanhas, promoções, atualizações de pedido e outros de maneira 100% automática diretamente ao WhatsApp de seus atuais e potenciais clientes.

Nossa ferramenta automatiza o envio de comunicados pelo aplicativo e, ao mesmo tempo, personaliza as mensagens. Assim, será possível aumentar consideravelmente a capacidade de atendimento digital, mantendo a humanização das conversas.

Com Notificações Inteligentes, os seus atendentes e vendedores digitais terão economia de tempo em atividades operacionais — como envio de código de rastreio, por exemplo. Assim, eles poderão focar em atividades que gerem resultados reais ao negócio.

Então, utilize o Notificações Inteligentes como uma ferramenta para ampliar a sua capacidade de atendimento, reduzindo a necessidade de pessoal nessa área da empresa.

Conheça detalhes sobre os nossos planos e como podemos colaborar para a sua marca na internet. Saiba mais sobre o Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.