Conheça a nova funcionalidade de pagamentos direto no WhatsApp

Que o WhatsApp é uma excelente ferramenta de vendas não é novidade para ninguém, não é mesmo? 

Logo assim que se tornou tão popular entre os brasileiros, os empreendedores perceberam no app uma ótima oportunidade para se aproximar de seus clientes e realizar novos negócios.

Agora, além de todas as suas funcionalidades voltadas para a comunicação empresarial, o aplicativo de mensagens também permite que pagamentos sejam feitos diretamente entre usuários, sem que haja a necessidade de sair da plataforma.

A tão aguardada função, chamada de WhatsApp Pay, vai agilizar bastante as transações entre as pessoas que utilizam o app.

Por isso, você precisa conhecer detalhes sobre a ferramenta de pagamento do WhatsApp e como pode configurar a funcionalidade para fazer novos recebimentos.

A seguir, trouxemos tudo o que você precisa saber para colocar a função em prática no seu negócio. Vamos conferir?

O que é o WhatsApp Pay?

WhatsApp Pay é o sistema de pagamento do aplicativo de mensagens WhatsApp. Com ele, qualquer pessoa com conta no mensageiro e com conta no Facebook Pay pode realizar transferência de dinheiro diretamente pelo app.

A ideia, de acordo com a própria empresa, é possibilitar transações financeiras entre familiares e amigos utilizando o WhatsApp e sem a cobrança de taxas.

As pessoas podem, por exemplo, transferir dinheiro e receber pagamentos pelo aplicativo. Dessa forma, elas não precisam utilizar qualquer outro intermediador além do serviço disponibilizado pelo mensageiro.

A transação ocorre sem qualquer taxa tanto para quem envia o valor, quanto para quem o recebe. Ou seja, as transferências via WhatsApp são gratuitas para ambas as partes.

Além disso, o WhatsApp Pay permite a visualização do histórico de pagamentos e recebimentos realizados e tem um sistema de segurança que utiliza criptografia, PIN e impressão digital para proteger os dados de pagadores e recebedores.

Em 30 de março de 2021, o Banco Central do Brasil aprovou a utilização do serviço do aplicativo. Assim, ele passou a ser oficialmente liberado para ser usado no território brasileiro.

Quais os métodos de pagamentos aceitos no WhatsApp Pay?

Atualmente, o WhatsApp não aceita pagamentos realizados com cartão de crédito para operações feitas entre seus usuários. 

As transações pagas com crédito ainda estão em teste. Para isso, o app está implantando este método gradualmente apenas em contas de empresas que usam a versão WhatsApp Business. 

Além disso, estes usuários profissionais que estão participando dos testes devem ter a conta do Facebook Pay configurada para “Receber pagamentos por vendas”.

Dessa forma – e por enquanto – , todas as transferências realizadas via WhatsApp Pay entre pessoas físicas só podem ser realizadas com cartão pré-pago, cartão de débito ou um cartão múltiplo que tenha a função de débito.

Além disso, o cartão escolhido deve ser emitido por um dos seguintes bancos e com as respectivas bandeiras que listamos, a seguir:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Como funciona o pagamento pelo WhatsApp – Perguntas e Respostas

Fazer pagamentos ou receber dinheiro via WhatsApp é tão simples quanto qualquer outro método online.

Para realizar a transação, pagador e recebedor devem ter conta no aplicativo e, além disso, a funcionalidade precisa estar habilitada para ambos os usuários.

Será necessário, ainda, ter uma conta no Facebook Pay. Mas, caso um dos envolvidos ainda não tenha se cadastrado na plataforma de pagamento do Facebook, poderá realizar o cadastro no momento da primeira transação financeira pelo WhatsApp Pay.

Em seguida, basta realizar a operação. Para isso, tanto o recebedor quanto o pagador podem iniciar a transação, seja enviando o valor para o usuário que receberá o dinheiro, seja solicitando a quantia desejada.

A seguir, você vai ver as principais dúvidas sobre o meio de pagamento do WhatsApp e as respostas a essas questões. Confira!

Existe limite de transferência no WhatsApp Pay?

Sim, existe limite de transferência pelo aplicativo. De acordo com o próprio WhatsApp, os valores máximos de pagamento pelo app são os seguintes:

  • Por transação: R$1.000
  • Transações diárias: até 20
  • Valor máximo de transferências movimentadas mensalmente: R$ 5 mil

Ao atingir qualquer um destes limites, o WhatsApp suspende temporariamente as operações para aquela conta. Os usuários só poderão realizar novas transações quando o limite diário, de transação ou mensal for reposto.

Além disso, o banco que estiver sendo utilizado via cartão pré-pago ou de débito pode estipular seus próprios limites diferentes dos definidos pelo WhatsApp. Então, também observe as políticas da instituição bancária que você estiver utilizando.

Quem pode utilizar o WhatsApp Pay?

O serviço de pagamento do aplicativo foi liberado em 2021 e, segundo a empresa, a ideia é gradualmente oferecer o WhatsApp Pay para todos os usuários até o fim do ano.

Quem já tiver a funcionalidade liberada pode convidar outras contas para utilizar a ferramenta de pagamento. Além disso, os bancos parceiros do app também podem enviar convites para os seus clientes.

No caso de empresas, o WhatsApp Pay está sendo testado em companhias que já usam o WhatsApp Business.

Quanto tempo demora para a transferência acontecer?

De acordo com o aplicativo, as transferências são “rápidas e podem ser realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

Porém, a empresa não informa em quanto tempo o dinheiro cai na conta de quem recebe o valor transferido.

É possível usar o WhatsApp Pay no computador, pelo WhatsApp Web?

Por enquanto, o pagamento via WhatsApp só pode ser realizado diretamente pelo aplicativo instalado no celular.

Assim, ainda não é possível utilizar o WhatsApp Pay no WhatsApp Web ou no software do mensageiro para computador.

É confiável receber pelo WhatsApp?

O WhatsApp já aposta em importantes mecanismos de segurança para proteger os dados de seus usuários. Além da criptografia, o app permite a utilização da confirmação em duas etapas – o que torna o seu uso ainda mais seguro.

Mas, além disso, o aplicativo implementou novos dispositivos para tornar as transações de dinheiro ainda mais confiáveis.

Dessa forma, o WhatsApp Pay utiliza meios de segurança do Facebook Pay, como PIN ou biometria, para fazer a aprovação das operações financeiras entre usuários. 

A empresa ainda afirma que os dados do cartão de crédito, cadastrados na plataforma, são “protegidos com criptografia e diversas camadas de segurança”.

Por fim, os serviços de pagamento operados pelo WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pagamentos – que é uma entidade autorizada pelo Banco Central – e são processados pela Cielo, no Brasil.

Então, o WhatsApp Pay conta com diversos mecanismos voltados para a segurança das transferências de dinheiro realizadas entre os usuários do aplicativo de mensagens.

Como sei se o pagamento pelo WhatsApp foi realizado?

Depois de realizar ou receber algum pagamento, o pagador ou o recebedor poderão conferir o status da operação. 

Para isso, eles podem acessar a informação diretamente na conversa realizada entre eles. 

Além disso, poderão conferir o status da transferência no histórico de pagamentos no WhatsApp Pay. 

Em qualquer uma das maneiras de conferência, se a transação foi bem-sucedida, aparecerá a informação de “Efetuado”.

O aplicativo também informa as seguintes situações referentes ao pagamento:

  • Solicitado
  • Processando
  • Pendente
  • Não efetuado
  • Expirado

Dessa forma, tanto quem solicitou o pagamento quanto quem está realizando a transferência consegue acompanhar o andamento da transação no WhatsApp.

Como configurar pagamento pelo WhatsApp? 5 passos

Até aqui, você já entendeu o que é o WhatsApp Pay e conferiu algumas questões importantes sobre limites, usuários capacitados ao uso do método, segurança e outras pontuações.

Agora, você vai ver como o pagamento pelo WhatsApp pode ser configurado em seu app.

Lembrando que, para realizar a configuração, a sua conta já deve estar habilitada para fazer as transações financeiras.

Outra observação importante é que este passo a passo não se refere ao WhatsApp Business. Como vimos, a versão para empresas e negócios ainda está realizando testes com a plataforma.

Enquanto isso, você pode fazer e receber pagamentos na versão original do WhatsApp.

Confira, a seguir, como configurar o WhatsApp Pay e transferir dinheiro pelo aplicativo de mensagens.

1 – Abra a conversa com quem deseja realizar ou receber a transferência

A primeira etapa é ir diretamente na janela de conversa de quem você espera receber o pagamento ou para quem você quer fazer a transferência.

Caso prefira, você também pode realizar a configuração indo por este caminho:

  • Na tela principal do app, toque em “Mais opções”
  • Em seguida, vá a “Configurações”
  • Na nova tela, toque em “Pagamentos” 
  • Então, localize “Facebook Pay” e toque em “Continuar” 

Se você seguir estes procedimentos, pode ir direto para a etapa 3 deste passo a passo.

2 – Anexe o pagamento

Em seguida, vá até a área de anexos, localizando o ícone de clipe e, então, toque em “Pagamento”. Dê sequência à operação tocando em “Continuar”.

3 – Faça o cadastro no Facebook Pay

Nesta etapa, será necessário “logar” com a sua conta no Facebook Pay. Para isso, você deverá tocar em “Continuar” para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade de Pagamentos do WhatsApp, do Facebook e da Cielo.

4 – Crie um PIN ou cadastre sua impressão digital

O WhatsApp Pay oferece duas formas para que você mantenha a segurança de acesso ao método de pagamento: PIN ou impressão digital.

Se preferir o PIN, depois de aceitar os termos e fazer o cadastro, você precisa criar uma sequência com 6 dígitos. Então, insira o PIN criado, digite os números novamente – a fim de confirmá-los –  e toque em “Avançar”.

Mas, se você prefere a biometria para validar as transferências, toque em “Usar Impressão Digital”. Assim, dê sequência ao procedimento fazendo a leitura das suas digitais no aparelho celular.

5 – Insira dados pessoais e do cartão

Em seguida, informe ao aplicativo os seguintes dados e toque em “Avançar”:

  • Nome
  • Sobrenome
  • CPF

Agora, você precisa digitar os dados do seu cartão de débito ou cartão pré-pago, que são:

  • Número do cartão
  • Data de validade
  • Código CVV

Em seguida, toque em “Salvar”.

Pronto! Sua conta no WhatsApp Pay e no Facebook Pay já estão configuradas e você está habilitado a receber e a fazer pagamentos pelo app mensageiro.

Como receber pagamento pelo WhatsApp Business?

Até o momento, o WhatsApp Pay para a versão Business ainda está em teste para algumas contas. Por isso, não é possível fazer as transações financeiras utilizando o aplicativo de mensagens para empresas.

Saiba mais sobre WhatsApp Marketing com o Método Mestre do WhatsApp

Como você pode ver, o WhatsApp vem desenvolvendo e aperfeiçoando as suas ferramentas para negócios.

Desde que lançou a versão Business e chegando até o WhatsApp Pay, o aplicativo está criando maneiras mais práticas e efetivas para que você possa se comunicar com seus clientes e, assim, realizar mais vendas.

Agora, já é possível ter uma conta profissional com dados relevantes de contato do seu negócio – como website e e-mail.

Além disso, você pode criar um catálogo comercial na versão de negócios do aplicativo e, assim, facilitar a divulgação dos seus produtos e serviços.

E, é claro, o app mensageiro possibilita uma comunicação muito mais próxima e eficaz com seu público-alvo, trazendo novas oportunidades de vendas.

Mas, para utilizar todas as funcionalidades nativas do WhatsApp e aprender sobre técnicas e ferramentas que vão revolucionar o seu modo de fazer negócios no aplicativo, você precisa conhecer o método Mestre do WhatsApp.

Com informações exclusivas, o curso aborda estratégias de WhatsApp Marketing que vão duplicar as suas vendas pelo app de mensagens. 

O método Mestre do WhatsApp traz para você técnicas inéditas para:

  • Automatizar seu atendimento pelo WhatsApp, agilizando a sua rotina e a da sua equipe
  • Enviar mensagens no “um por um” com muito mais facilidade e eficácia
  • Realizar atendimento com vários números e atendentes em uma só conta
  • E muito mais

Quer descobrir como tornar o seu WhatsApp uma verdadeira máquina de negócios? Então, saiba como o método Mestre do WhatsApp pode revolucionar o seu atendimento e trazer resultados reais para a sua empresa.

Acesse o site do curso de WhatsApp Marketing e descubra como seu negócio vai faturar muito mais utilizando o aplicativo de mensagens. 

Conheça, agora, o método Mestre do WhatsApp.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas Vendas no Mês Você Faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.