Como usar o ChatGPT para negócios? 

O ChatGPT está revolucionando o uso da inteligência artificial (IA). Ainda que a IA não seja novidade, a ferramenta está popularizando as principais funcionalidades da tecnologia.

O modelo de linguagem oferece diversos recursos que facilitam e agilizam tarefas operacionais — indo desde a criação de conteúdos até a codificação.

Quer saber como você pode usar a inteligência artificial para gerar melhores resultados à sua empresa? Então, siga com a gente por este conteúdo e descubra como usar o ChatGPT em benefício do seu negócio:

Boa leitura!

Maneiras de usar o ChatGPT nos negócios

A seguir, a gente conversa sobre as possibilidades que a inteligência artificial traz para as empresas. Veja, então, como utilizar o ChatGPT para gerar ganhos ao negócio:

Reduza o tempo de atividades operacionais

A busca por respostas, a criação de soluções simples e o desenvolvimento de textos básicos podem ser realizados com a tecnologia. Então, o uso do ChatGPT pode gerar economia às organizações na realização de tarefas operacionais.

Um atendente, por exemplo, pode fazer uma lista com perguntas frequentes recebidas do público-alvo e buscar as informações no ChatGPT. Então, ele filtra os melhores conteúdos, acrescenta informações úteis e, assim, cria um banco de respostas rápidas.

Gere leads qualificados

Você sabia que é possível fazer a integração do ChatGPT ao seu site ou aplicativo, integrá-lo ao formulário e, assim, gerar conteúdos personalizados?

Pois é, a inteligência artificial consegue responder de forma personalizada o que os usuários inserem nos formulários. Dessa maneira, você pode coletar dados com mais precisão e conforme as necessidades organizacionais.

O resultado são leads mais qualificados segundo os critérios estabelecidos pelo negócio. Então, as equipes de marketing e de vendas terão dados mais precisos. Com isso, poderão desenvolver estratégias e táticas comerciais mais assertivas.

A tecnologia também pode ser usada na criação de fluxos de marketing. Basta solicitar ao ChatGPT informações sobre o tema e, com as respostas, dá para desenvolver um fluxo mais assertivo.

Crie bons conteúdos

Peça uma “mãozinha” ao ChatGPT para a criação de textos, artigos, copies e outros materiais textuais para a sua marca.

Ao receber uma solicitação, a tecnologia busca informações relevantes em seu próprio repertório. Assim, a inteligência artificial produz conteúdos para o negócio.

Melhore o atendimento da empresa

As pessoas estão em busca de autonomia em tarefas simples. Por isso, elas gostam de automatização em funções que podem ser rapidamente executadas pelo próprio usuário.

Nesse sentido, o ChatGPT colabora para dar mais autonomia a ações básicas, executadas por visitantes, clientes e outros perfis do público-alvo da empresa.

É possível integrar a inteligência artificial ao site da empresa e proporcionar conversas automatizadas. Então, questões genéricas poderão ser respondidas via IA integrada ao site organizacional.

Além disso, a sua equipe pode criar scripts de vendas usando a tecnologia. Então, solicite ao ChatGPT roteiros comerciais assertivos e relevantes ao seu público-alvo.

Tenha insights

O ChatGPT também é uma ótima fonte de ideias. A inteligência artificial colabora para novos insights com base nas informações que ela disponibiliza nas conversas.

Você pode, por exemplo, inserir um tópico de seu interesse e solicitar que a IA informe assuntos relacionados a ele.

Então, explore diferentes pontos sobre um mesmo assunto fazendo perguntas variadas ao ChatGPT.

Dicas para usar o ChatGPT com sucesso nos negócios

Ainda que esteja sendo desenvolvido desde 2018, o ChatGPT está ganhando mais popularidade agora. Por isso, é uma tecnologia bastante recente.

Mas, já foi possível observar que algumas atividades colaboram para a eficiência do uso da IA.

Abaixo, selecionamos algumas sugestões que vão auxiliar você a ter mais sucesso com o ChatGPT:

Não pare na primeira pergunta e resposta

O uso da inteligência artificial desenvolvida pela empresa OpenAI é simples. Basta acessar o site, inserir a sua pergunta e obter a resposta elaborada pela linguagem.

Quando um usuário executa esse processo, o ChatGPT oferece algumas informações relacionadas, caso elas estejam disponíveis.

Entretanto, é interessante extrapolar a primeira resposta e buscar aprofundamento ao que a inteligência artificial ofereceu. Nesse sentido, não se contente com o primeiro material disponibilizado pelo ChatGPT. 

Depois que ele oferecer as primeiras informações, insira outras questões que detalham o conteúdo. Com isso, a própria máquina vai explorar novas possibilidades e oferecer respostas mais completas aos seus questionamentos.

Tente diferentes abordagens

Pode ser que, num primeiro momento, a inteligência artificial entenda a sua pergunta de uma forma diferente daquela que você gostaria de ser entendido. Nesse caso, observe o que você solicitou ao ChatGPT e altere a pergunta ou a solicitação.

Se a IA entendeu a pergunta corretamente, mas foi para uma linha de pensamento diferente daquela que você procurava, oriente o caminho da resposta.

Para isso, seja mais específico, use sinônimos e termos correlatos que ajudem a tecnologia a oferecer aquilo que você precisa.

Não faça só perguntas; também faça solicitações

De forma resumida, a gente pode dizer que o ChatGPT é um bate-papo entre máquina e um ser humano. Por isso, é comum que as primeiras inserções dos usuários nessa tecnologia sejam questionamentos.

A inteligência artificial, por sua vez, consegue expandir as suas funcionalidades quando você solicita alguma informação ou tarefa — em vez de apenas realizar perguntas.

Então, no lugar de inserir a pergunta “o que é ChatGPT”, você pode solicitar: “Você poderia me dar uma descrição detalhada sobre o que é ChatGPT?”.

Dessa forma, a IA entenderá mais facilmente o que você precisa e aumentam as chances de receber uma resposta ou solução mais completa.

Dê feedbacks

A linguagem aperfeiçoada por OpenAI está em constante evolução. Ela usa deep learning para que a máquina aprenda constantemente com as ações executadas por seus usuários.

É possível que o ChatGPT ofereça respostas equivocadas ou distorcidas. Por isso, o próprio serviço orienta que os seus usuários ofereçam retornos sobre aquilo que estão recebendo.

Caso encontre algum erro ou dado que seja diferente da realidade, você pode informar diretamente à empresa que existe um erro na informação do conteúdo oferecido.

Dessa forma, o seu feedback é fundamental para que a máquina aprenda e aperfeiçoe a si própria.

Observe o mercado

Voltamos a destacar que o uso de inteligência artificial está se popularizando muito recentemente. Por isso, ainda existem muitas dúvidas e gaps na utilização da IA.

Uma maneira de descobrir novas funcionalidades e aprimorar o seu uso nos negócios é a observação do que vem sendo feito por outros usuários.

Acompanhe o que outras empresas e pessoas estão fazendo com ChatGPT e analise como esse uso pode ser adaptado às demandas e a realidade da sua empresa.

Assim, estude bastante, faça testes e veja como a IA pode ser vantajosa para a sua organização.

5 recursos do ChatGPT úteis aos negócios

Mas, afinal, o que o ChatGPT pode fazer? Ao contrário de outras soluções de IA comuns no mercado — como tradutores digitais —, esse modelo consegue reunir diferentes funcionalidades.

Então, você pode realizar várias tarefas com a tecnologia. Descubra, abaixo, alguns recursos do ChatGPT:

1 – Pesquisa de informações

Sem sombra de dúvidas, o Google é o buscador mais utilizado de toda a internet há anos. A empresa tem tanta relevância no mercado que podemos dizer que ela moldou a maneira como conteúdos são produzidos e publicados na web.

O ChatGPT, por sua vez, chega com uma proposta diferenciada para as buscas dos usuários. Com ele, é possível lançar uma pergunta ao modelo de linguagem e receber respostas. 

Atualmente, uma pessoa pode fazer uma pesquisa no Google inserindo algumas palavras-chave como “o que é ChatGPT?”. O buscador, então, oferece uma série de conteúdos que considera relevantes para responder ao questionamento.

O Google apresenta as informações segundo critérios próprios de qualidade e de relevância. Assim, ele mostra textos, imagens, vídeos e outros materiais, segundo as suas regras.

Já o ChatGPT responde à dúvida do usuário como em uma conversa. No caso da pergunta “o que é ChatGPT”, ele responde em um chat:

ChatGPT é um modelo de linguagem de grande escala desenvolvido pela OpenAI, baseado na arquitetura Transformer. Ele foi treinado com milhões de exemplos de texto na internet e é projetado para gerar respostas humanas a perguntas em diversas áreas, como notícias, entretenimento, tecnologia e outros. O ChatGPT pode ser usado para conversar, responder a perguntas, criar texto e realizar outras tarefas relacionadas a linguagem natural”.

Assim, a tecnologia oferece respostas mais objetivas aos questionamentos levantados. 

2 – Escrita de textos

Uma das funcionalidades do ChatGPT é a produção de textos para uso em diferentes funcionalidades — como e-mail marketing, newsletter, artigos para blog, copy, redes sociais, entre outros.

Como vimos, a tecnologia responde perguntas usando textos. Logo, basta inserir alguma questão no chat para obter frases sobre o tema. 

Importante destacar que o próprio ChatGPT informa que os conteúdos gerados podem conter erros. Portanto, fique atento à veracidade e qualidade das informações prestadas, revisando criteriosamente os resultados. 

3 – Criação de respostas para clientes

Sabe aquelas perguntas que a empresa recebe constantemente? O ChatGPT pode colaborar para respondê-las. Então, a organização deve reunir as questões mais frequentes, lançá-las na ferramenta e selecionar as melhores respostas para o seu público-alvo.

4 – Assistente para criação de códigos

Outra funcionalidade bastante útil do ChatGPT trata sobre a geração de códigos. A linguagem consegue responder dúvidas e problemas relacionados à codificação. Assim, o usuário insere uma pergunta e a IA oferece soluções possíveis, segundo seu banco de dados. 

5 – Geração de ideias

A tecnologia pode ser o desbloqueio de criatividade que você estava esperando. O ChatGPT colabora para a geração de insights ao fornecer diferentes ideias sobre determinado assunto.

Para isso, o usuário informa uma palavra-chave, título ou tema e solicita que a linguagem forneça respostas, soluções e ideias sobre o assunto.

Relembrando: o que é ChatGPT?

ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial; de forma resumida, podemos dizer que ele funciona respondendo a mensagens feitas pelos usuários.

Como em um bate-papo, uma pessoa faz uma pergunta ao ChatGPT e este responde, como se fosse outra pessoa interagindo. 

GPT significa Generative Pre-trained Transformer e é caracterizado pela deep learning – isto é, pelo aprendizado profundo da máquina.

Dessa forma, o modelo é capaz de aprender e se aperfeiçoar ao longo do tempo segundo as interações realizadas com humanos. Então, ainda que ele apresente erros, a tendência é que as suas respostas sejam cada vez mais precisas.

O ChatGPT foi criado em 2018 pela empresa OpenAI. Segundo Olhar Digital, a inteligência artificial desenvolvida passou a chamar atenção em 2020, com o lançamento da sua poderosa terceira versão (ChatGPT-3).

Ainda de acordo com o portal de notícias especializado em tecnologia, o ChatGPT-3 é um “modelo treinado com mais de 175 bilhões de parâmetros e uma base muito robusta de textos”.

Isso significa que a IA utiliza uma imensa fonte de informações publicadas na internet — incluindo redes sociais — para fornecer respostas a seus usuários. 

Limitações do ChatGPT

A linguagem está sendo aprimorada com o deep learning, como vimos. Por isso, ela ainda está em processo de aperfeiçoamento. 

Segundo a própria OpenAI, existem algumas limitações do ChatGPT; entre elas, podemos destacar:

  • Respostas plausíveis, mas incorretas ou sem sentido;
  • Dificuldade de interpretação pela máquina das perguntas recebidas;
  • Modelo excessivamente detalhado e, por vezes, repetitivo;
  • Ausência de perguntas esclarecedoras quando há inserção de questões ambíguas;
  • Possibilidade de instruções prejudiciais e comportamento tendencioso.

Nem sempre esses erros acontecem, mas é preciso ficar atento a potenciais equívocos do ChatGPT. 

A tendência é que a tecnologia melhore cada um desses pontos com o passar dos anos e com a massificação do uso da inteligência artificial.

Assim, o ChatGPT precisa de aprimoramentos, mas pode ser usado para acelerar processos operacionais e melhorar o atendimento dos negócios, entre outros benefícios.

Quer conhecer outras tecnologias que potencializam o resultado da sua empresa na web? Então, você precisa conhecer o Notificações Inteligentes.

Automatizamos o envio de mensagens pelo WhatsApp, gerando ganho de tempo às equipes e qualidade ao atendimento.

Conheça detalhes sobre as soluções em automatização do Notificações Inteligentes.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.