Como informar atualizações sobre a entrega para seu cliente de forma automática?

Você, como cliente de alguma marca, bem provavelmente já ficou ansioso com a entrega de algum produto, certo? 

Receber as atualizações do pedido é uma das etapas que mais geram apreensão nos compradores. E, por isso, enviar o rastreio do pacote para o cliente é uma parte importantíssima da sua pós-venda. 

Inclusive, a obrigatoriedade de informar o código de rastreamento virou Projeto de Lei, em 2018. Mesmo que ainda esteja sendo analisada, a proposta demonstra a necessidade de deixar o consumidor bem informado sobre a sua compra.

Assim, manter o cliente atualizado sobre o andamento do pacote em trânsito é fundamental para que ele fique tranquilo sobre a sua encomenda e sinta credibilidade sobre a sua empresa.

Mas, se o seu negócio já tem um volume de vendas considerável ou você está projetando vender mais nos próximos meses, é preciso ter atenção.

Com tantos códigos a serem enviados, fazer esta tarefa manual pode ser algo muito trabalhoso. Portanto, encontrar meios de enviar os rastreios de forma automática é fundamental para agilizar a sua rotina e manter a qualidade de atendimento.

Pensando nisso, trouxemos para você uma incrível solução para informar os seus clientes sobre atualizações da entrega, de maneira totalmente automática.

Quer saber como fazer isso? Então, continue e descubra com a gente!

Atualizações sobre entrega – por que é tão importante manter seu cliente atualizado

Em 2018, foi criado o Projeto de Lei PL 10052/2018, que trata sobre a obrigação das empresas em fornecer o rastreamento de objetos postados. O PL faz menção ao código de rastreio como forma de proteção ao consumidor em relação à compra realizada.

Mas, ainda que as atualizações sobre a entrega não sejam obrigatórias legalmente, a sua empresa deve manter o cliente informado sobre o andamento do pedido e, a seguir, vamos mostrar a você os motivos. Confira!

Em primeiro lugar, o fornecimento do código de rastreio já é uma prática de mercado. Qualquer grande e-commerce ou marketplace informa os compradores sobre a situação do pedido e do pacote enviado.

Então, se a sua loja não estiver alinhada ao que as empresas consolidadas fazem habitualmente, o cliente pode ficar desconfiado sobre a credibilidade de sua marca. 

Além disso, você também deve pensar nas pessoas que estão começando a fazer compras recentemente.

De acordo com pesquisa divulgada pela Neotrust, somente no primeiro trimestre de 2021, quase 4 milhões de consumidores compraram online pela primeira vez. 

Isto quer dizer que o número de novos compradores virtuais ainda é expressivo e, com isso, existe um volume considerável de pessoas que ainda estão se adaptando às compras online.

É dever da empresa, então, fornecer todos os meios e dados que possam facilitar a inserção deste público que tem pouca experiência com o comércio digital.

Por fim, seu cliente ficará mais tranquilo ao entender onde está localizado o seu pedido. Com o rastreamento do pacote, ele poderá acompanhar todas as movimentações desde a saída da empresa até à chegada ao local de entrega.

Então, informar o comprador sobre as atualizações do pacote é uma tarefa importante, especialmente, para garantir a satisfação do cliente.

Vantagens do rastreio de pedidos para o cliente

  • Mais confiabilidade de que o pedido foi enviado
  • Monitoramento do pacote e, assim, possibilidade de se organizar melhor para receber o produto
  • Acompanhamento da localização do pedido e rápida intervenção caso aconteça qualquer desvio ou problema durante o transporte e a entrega

Vantagens do rastreio de pedidos para a empresa

Mas, se você acha que o rastreamento dos pedidos é vantajoso apenas para os clientes, está enganado. Informar o comprador sobre as atualizações do envio também é interessante para o seu negócio. 

Ao enviar o código de rastreio para o cliente, o atendimento da empresa pode ser desafogado das perguntas comuns sobre a encomenda. Afinal, ele mesmo poderá monitorar as atualizações do pacote.

Confira, ainda, outras vantagens para o negócio em fornecer dados sobre o rastreamento das vendas:

  • Controle logístico compartilhado das entregas – ou seja, a empresa e o cliente podem monitorar juntos o andamento do pedido
  • Adequação às práticas de mercado do e-commerce e, assim, preenchimento dos requisitos básicos esperados pelos compradores
  • Facilidade para acompanhar o trânsito do pacote e verificação de possíveis problemas com a entrega

Como enviar atualizações sobre a entrega para seu cliente de forma automática

Você viu como o código de rastreio é um dado importante para o comprador. Afinal, pense com a gente: a relação de compra e venda online precisa de muita confiança de ambas as partes, não é mesmo?

Principalmente para o cliente, o nível de confiabilidade deve ser muito alto, já que ele está pagando por um produto que ainda não tem em mãos e ainda deverá esperar dias para recebê-lo.

Mesmo com outras formas de passar segurança – como a facilidade de cancelamento do pagamento, caso a operação tenha sido realizada com cartão de crédito, por exemplo – , o rastreio tem um grande impacto sobre a sensação de confiança do comprador.

Quanto mais recursos e mecanismos as empresas digitais utilizarem para aumentar a  segurança e a confiança do público, melhor.

Mas, lembre-se: o básico deve ser feito, de forma efetiva, para passar confiabilidade ao cliente. Por isso, ainda que bastante simples e primário, informar as atualizações sobre a entrega ao comprador é muito importante.

Com as diversas tarefas do negócio, uma rotina agitada e as vendas crescentes, enviar o código de rastreio individualmente para os clientes pode demandar muito tempo seu e da sua equipe de atendimento.

Dessa forma, fazer o envio automático do rastreamento a cada nova compra é uma necessidade urgente para os negócios.

Por isso, você precisa conhecer e utilizar o Saiu Pra Entrega. De maneira 100% automatizada, o sistema envia notificações ao comprador sobre o andamento do pedido.

Assim, sempre que houver uma nova venda em sua loja virtual, o cliente receberá atualizações por e-mail, SMS e/ou WhatsApp de forma automática – isto é, sem a intervenção de qualquer profissional do seu atendimento. 

Já imaginou como pode ser vantajoso notificar automaticamente os clientes sobre o andamento dos pedidos? Um adianto e tanto para as tarefas do seu dia a dia, não é mesmo? 

Então, veja a seguir alguns detalhes do Saiu Pra Entrega e como você pode utilizar o sistema para enviar, aos compradores da sua loja virtual, atualizações automáticas sobre o rastreio dos pedidos.

Saiu Pra Entrega – envio automático de códigos de rastreio

O Saiu Pra Entrega é um serviço online que possibilita que a sua loja envie para os clientes, automaticamente, atualizações sobre a movimentação do pacote.

Integrado às principais plataformas de e-commerce, de transportadoras e de ferramentas digitais, ele consegue conectar os dados das transações de maneira simplificada e automatizada.

Dessa forma, sempre que o seu e-commerce tiver novas vendas, o Saiu Pra Entrega vai receber as atualizações do pedido e enviar notificações aos seus clientes.

Por exemplo: pense em uma loja virtual que utiliza o WooCommerce como plataforma de vendas, faz envios pelos Correios e usa os serviços do Saiu Pra Entrega.

Um comprador fez um pedido no site e, na sequência, o pagamento. Estando tudo certo, a loja confirma a compra e se prepara para enviar o pacote. 

Depois de despachar a encomenda pela transportadora, seus atendentes devem atualizar o status do pedido, pelo Woocommerce, com o código de rastreio fornecido pelos Correios.

Então, a cada nova movimentação do pacote sinalizada pelo rastreamento, o Saiu Pra Entrega envia mensagens para o cliente, informando sobre a localização do produto.

De acordo com as configurações definidas pela loja, este envio 100% automático pode ser feito para o e-mail, número de SMS e/ou WhatsApp do cliente.

Bem prático e simples, não é verdade?

Funcionalidades do Saiu Pra Entrega

Veja, a seguir, o que o Saiu Pra Entrega faz para o seu negócio:

  • Envio de avisos sobre:
    • Despacho de mercadoria
    • Saiu para a entrega
    • Extravio, perda e outros problemas comuns dos Correios
    • Recusa na entrega por falta de pessoas na residência ou outros problemas
  • Todas as movimentações de mercadorias, disponibilizadas pelas transportadoras e pelos Correios
  • Rastreamento internacional

Integrações do Saiu Pra Entrega

Para que as mensagens automáticas possam ser enviadas aos clientes, é necessário que a sua loja virtual esteja instalada em uma das plataformas mencionadas abaixo.

Além disso, as transportadoras e ferramentas de e-commerce utilizadas precisam ser uma das listadas, a seguir.

Então, confira todas as integrações possíveis com o Saiu Pra Entrega:

E-commerce

  • Bling
  • Convertize
  • Convertpack
  • Digital Manager Guru
  • E-com PLus
  • Irroba
  • Kapsula
  • Shopify
  • Simplo 7
  • WooCommerce
  • Yampi

Transportadoras

  • Correios
  • Jadlog
  • Movvi Entregas

Ferramentas

  • Yampi
  • Convertpack
  • Bling
  • Notificações Inteligentes

Métricas para avaliação das entregas 

Um importante diferencial do Saiu Pra Entrega é que, além de todas as suas funcionalidades e benefícios, o sistema fornece métricas sobre as entregas.

Assim, fica muito mais fácil avaliar como o serviço das transportadoras está sendo prestado junto aos clientes e, em caso de deficiências, realizar melhorias.

O Saiu Pra Entrega apresenta os seguintes dados sobre os envios:

  • Tempo médio de entrega de pacotes
  • Pacotes cadastrados por mês
  • Capacidade de pacotes do plano
  • Quantidade de pacotes que estão em progresso – ou seja, que não foram entregues ainda
  • Número de pacotes que tiveram a entrega recusada
  • Quantidade de pacotes transportados por cada transportadora
  • Notificações enviadas e entregues por e-mail
  • Notificações enviadas e entregues por SMS

Benefícios de enviar atualizações de entrega automaticamente

Como você viu, fazer o envio do rastreio é fundamental para as vendas online. Seu cliente precisa se sentir confiante o suficiente não apenas antes de realizar a compra mas, também, após o pedido ser efetuado.

Então, informar sobre as atualizações do pacote é uma tarefa essencial das lojas virtuais.

Sabemos que são muitas as atividades relacionadas ao e-commerce. Somente nas etapas após a operação comercial, existem diversas tarefas, como confirmação do pedido, verificação de estoque, separação, emissão de nota fiscal, embalagem, despacho, dentre outras.

Por isso, tudo o que puder ser automatizado durante esse processo é capaz de agilizar o trabalho e facilitar a rotina do atendimento, comercial, almoxarifado e diferentes áreas da empresa. 

Assim, entre tantas outras operações realizadas diariamente e a cada nova venda, ter uma “ajudinha” tecnológica pode ser muito bem-vinda, não é mesmo?

 

Podemos dizer, então, que o principal benefício para o negócio com o envio automatizado das atualizações do pedido é ganho de tempo e agilidade nos procedimentos relacionados à venda.

Também o cliente é beneficiado com a economia de tempo! Afinal, em vez de ter que entrar na loja virtual ou em sua caixa de e-mail, localizar o pedido e monitorar o trânsito, ele receberá as atualizações a cada nova movimentação do pacote.

As notificações chegarão até ele via e-mail, SMS ou mensagem de WhatsApp. Assim, ele acompanhará as novidades de maneira prática em seus principais meios de contato. 

Como enviar rastreio de pedido pelo WhatsApp com o Saiu Pra Entrega

O Saiu Pra Entrega envia notificações sobre o rastreio de maneira nativa por 2 canais: e-mail e SMS.

Se você quiser enviar as mensagens sobre a entrega via WhatsApp, será necessário utilizar outra plataforma: o Notificações Inteligentes.

Assim, integrando os serviços do Saiu Pra Entrega e Notificações Inteligentes, você conseguirá automatizar o envio do rastreamento das suas vendas também pelo WhatsApp.

Além desta funcionalidade, o Notificações Inteligentes oferece diversas outras automatizações que agilizam a rotina do seu negócio online – como lembrador de boletos e atualizações sobre o pedido.

Uma vez contratados estes serviços, basta realizar a integração com as plataformas de e-commerce, com as transportadoras e outras ferramentas digitais que você utilize.

Então, realize as configurações necessárias para o envio automático das mensagens por WhatsApp e, pronto! Sua loja virtual estará preparada para notificar automaticamente os clientes sobre as atualizações no rastreio do seu pedido, via WhatsApp. 

Assim, se você quer agilizar a rotina do seu negócio, atender às expectativas do seus clientes e do mercado, fornecer informações aos compradores de maneira ágil e prática, precisa conhecer os planos do Saiu Pra Entrega.

Não perca mais tempo com envios individuais dos códigos de rastreio! Veja agora todos os benefícios do Saiu Pra Entrega.

Você quer automatizar o seu WhatsApp?

Clique no botão abaixo para entrar em contato com o atendimento do Notificações Inteligentes:

Quem é Warley Aguiar?

Ele é co-fundador do Notificações Inteligentes, a maior empresa de gestão de relacionamento com o cliente da América Latina. Com mais de uma década de experiência no mercado digital, ele também liderou dezenas de lançamentos na internet.

Além dos seus negócios, Warley é apaixonado por impulsionar o sucesso dos outros. Ele investe seu tempo compartilhando conhecimentos na internet, sempre buscando maneiras de inspirar e elevar quem está ao seu redor.

Preencha o formulário abaixo para se cadastrar na plataforma:

Quantas vendas no mês você faz?

Em qual opção o seu negócio mais se encaixa?

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.