BLOG

Como fazer uma Figurinha para WhatsApp – Tutoriais e Uso em Marcas

As figurinhas para WhatsApp são uma maneira divertida e bastante descontraída para comunicar emoções e pensamentos nas conversas realizadas pelo aplicativo.

Após o lançamento da funcionalidade, os usuários do mensageiro precisavam buscar novos exemplares entres os seus contatos para atualizar a sua galeria de stickers.

Mas, com o passar do tempo, foi ficando mais fácil fazer as figurinhas – especialmente, depois que outros apps de criação destes elementos se popularizaram. 

Até mesmo os stickers animados já estavam disponíveis nestes aplicativos e eram facilmente criados.

Agora, é possível fazer figurinhas personalizadas diretamente pelo WhatsApp, você sabia? Pois o recurso está disponível na modalidade Web do mensageiro e facilita – bastante – a criação destes elementos.

Quer saber como você pode criar stickers no WhatsApp e usá-los em suas conversas entre amigos, familiares e, até mesmo, com clientes? Então, veja o que trouxemos para você:

Siga com a gente e descubra maneiras de fazer figurinhas para a sua conta de WhatsApp.

Boa leitura!

Como fazer figurinhas pelo WhatsApp Web

O WhatsApp liberou a função de criação de figurinhas diretamente pelo computador! Ainda em teste para alguns usuários, a funcionalidade estará disponível para todas as contas, em breve.

Veja se você já pode fazer o sticker pelo site do app – e, caso ainda não possa, confira o tutorial para aplicá-lo assim que puder:

  1. Acesse o site do WhatsApp Web;
  2. Vá até uma conversa para a qual deseja enviar a nova figurinha e clique no ícone de anexo;
  3. Em seguida, localize e clique sobre o botão de figurinha;
  4. Será aberta uma nova janela para que você pesquise a imagem que será transformada em sticker – então, escolha o arquivo e clique em “Abrir”;
  5. Uma tela de edição aparecerá – nela, faça os ajustes necessários e clique em “OK”, no canto superior direito;
  6. Depois que a figurinha estiver pronta, basta enviá-la para a conversa clicando no botão verde com seta, no canto inferior direito.

Como vimos, além de fazer o sticker, o WhatsApp possibilita a sua edição. Então, é possível ajustar a imagem, cortá-la e fazer contornos livres, sobrepor emojis e outras figurinhas, além de inserir textos e fazer desenhos.  

O aplicativo facilitou bastante a criação de figurinhas, certo? Mas, é preciso observar que, deste modo, elas não são salvas automaticamente na galeria de stickers do aplicativo.

Por isso, depois de fazer a figurinha usando o WhatsApp Business, vá até o app instalado no celular e a favorite. 

Assim, toque e segure sobre a mensagem com o sticker criado, vá até o canto superior da janela e clique nos “três pontinhos”. Então, toque sobre “Favoritar” para que a figurinha seja salva na galeria.

Como fazer figurinhas para WhatsApp usando outros aplicativos

Mesmo que o WhatsApp Web facilite a criação dos stickers, ele ainda é limitado em alguns pontos – como em relação às imagens animadas, por exemplo.

Dessa forma, para criar figurinhas mais elaboradas ou em grande volume, outros apps colaboram para o trabalho.

Selecionamos 2 aplicativos gratuitos para que você faça stickers para o seu WhatsApp; veja, a seguir:

Sticker.ly

Um dos pioneiros do mercado, o Sticker.ly se denomina como “um inteligente editor de fotografias que pode transformar com facilidade suas fotos em figurinhas”.

Assim, ele não apenas transforma os arquivos em stickers como, também, ajuda na edição destes conteúdos.

Uma grande vantagem do Sticker.ly é que ele possibilita a criação tanto de figurinhas estáticas, quanto de animadas

Então, para fazer stickers com o app, siga este passo a passo:

  1. Baixe e instale o Sticker.ly;
  2. Clique no botão de “+” e carregue a imagem ou vídeo diretamente do seu celular;
  3. Logo depois, faça as edições – como retirar fundo, recortar o arquivo, inserir texto e emoji, entre outros;
  4. Toque em avançar e vá para a próxima tela – aqui, será possível inserir tags que facilitarão a localização do sticker nas pastas;
  5. Em seguida, crie um pacote (público à comunidade do app ou privado a ela) para armazenar a figurinha;
  6. São necessárias, pelo menos, 3 criações para que a pasta possa ser adicionada à galeria do app mensageiro – feito isso, toque em “Adicionar ao WhatsApp”;
  7. Depois que o pacote é criado e adicionado ao aplicativo, você também pode compartilhá-lo usando o link disponibilizado pelo Sticker.ly;
  8. Por fim, basta localizar a nova aba com as criações na seção de figurinhas do WhatsApp e usá-las em suas conversas.

Sticker Maker

Outro gigante do mercado neste segmento é o Sticker Maker. Sua característica mais marcante é a criação de várias figurinhas ao mesmo tempo, em um pacote com até 30 unidades.

É possível, ainda, enviar imagens feitas diretamente da câmera do celular, além de selecionar arquivos da galeria. O Sticker Maker também permite fazer stickers usando apenas textos – interessante, não é mesmo?

Confira, abaixo, o tutorial para criar figurinhas usando o Sticker Maker:

  1. Baixe e instale o Sticker Maker – Android e iOS;
  2. Em seguida, crie um novo pacote de figurinhas;
  3. Toque em cada um dos espaços disponibilizados na nova tela para inserir imagens; você pode:
    1. Tirar foto;
    2. Abrir galeria;
    3. Selecionar o ficheiro;
    4. Selecionar imagem de biblioteca de figurinhas; ou
    5. Criar sticker só com texto.
  4. Gire, recorte, faça a seleção inteligente ou use a opção de mão livre para ajustar a imagem de acordo com o que você precisa;
  5. Logo depois, é possível adicionar textos e contornos à imagem que está sendo editada;
  6. Finalizada a edição, toque em “Salvar” para terminar a sua criação;
  7. Agora, toque em “Adicionar ao WhatsApp” para que você possa usar os stickers em suas conversas pelo aplicativo.

De que maneiras as marcas podem usar figurinhas em seus atendimentos

Até aqui, vimos como fazer figurinhas usando o WhatsApp Web e outros aplicativos, certo? Agora, vamos ver boas práticas para o uso de stickers nos atendimentos feitos pelo mensageiro.

Faça stickers personalizados com a marca

Uma dica bem interessante para empresas que se comunicam com seus clientes via WhatsApp é criar figurinhas exclusivas.

Então, sempre que possível, tenha imagens únicas da marca para fazer stickers – como artes e fotos interessantes.

Uma padaria pode criar figurinhas com uma fotografia própria de seus pães acompanhados por uma xícara de café, por exemplo. 

A imagem pode conter alguma frase como “hora do cafézinho” e ser distribuída nos grupos de WhatsApp da loja e entre seus contatos.

Além disso, é importante inserir o logo da marca quando for possível

O sticker é um elemento de tamanho pequeno e, nem sempre, a inserção pode colaborar para a leitura geral da imagem. Por isso, você pode adicionar o logo em algumas imagens, mas é importante ter cuidado durante esta adição.

Outra ideia interessante é a utilização de elementos que identifiquem a marca – como as cores da identidade visual e imagens exclusivas.

Por fim, uma sugestão para personalizar o conteúdo e descontrair a comunicação da empresa com stickers é usar fotos da equipe. Isso deve ser feito de acordo com o tipo de negócio e com a disponibilidade do time, está bem?

Então, capriche na criação de figurinhas exclusivas a fim de gerar ótimos resultados com a comunicação digital do seu negócio.

Crie Memojis e faça figurinhas 3D

Memojis são ilustrações criadas em dispositivos com sistema iOS e que reproduzem a imagem humana. 

Então, uma pessoa pode atribuir suas características físicas em uma espécie de boneco virtual, que também executa movimentos no ambiente em que ele “circula”.

No app da Apple, é possível personalizar os Memojis e enviá-los para seus contatos em conversas realizadas pelo dispositivo.

A ideia pode ser levada diretamente do sistema de smartphone para as janelas do WhatsApp! Para isso, basta conferir se as ilustrações 3D foram inseridas automaticamente no banco de figurinhas do aplicativo mensageiro.

Para enviar os Memojis, você deve seguir este passo a passo simples:

  1. Depois de criar o seu Memoji, vá até uma janela de conversa no WhatsApp;
  2. Abra o teclado e toque no botão “Adesivos de Memoji”;
  3. Em seguida, selecione o adesivo que deseja enviar;
  4. Então, toque no botão “Enviar” e, pronto, Memoji enviado!

O uso de criações 3D é cada vez mais comum para as marcas. Exemplos como a Lu do Magalu, e Nat, da Natura, mostram que a personificação é uma boa tática para alguns segmentos.

Nem sempre é possível criar uma estratégia tão robusta como a realizada por estas grandes corporações. Mas, ações como o uso de Memojis podem dar uma “cara humana” ao atendimento da empresa e aproximar o público nas conversas.

Faça stickers animados com pequenas operações

Sabe aquela dúvida que você sempre recebe de alguns clientes? Ela pode ser respondida de maneira fácil e divertida com os stickers animados.

Um caso de uso bem interessante é para tutoriais curtíssimos. Você pode fazer um vídeo de poucos segundos que mostra a localização exata de um botão na tela da loja virtual, por exemplo.

Outra situação em que as figurinhas animadas são bastante efetivas é para apresentar uma sequência bem rápida de ação – como copiar o link de pagamento de Pix.

Então, pense em situações que podem ser beneficiadas com os stickers que se mexem e crie alguns deles para a sua clientela. 

Dica Bônus: use as figurinhas com moderação

A gente sabe que os stickers facilitam a conversa e, até mesmo, agilizam o atendimento pelo WhatsApp. Entretanto, é preciso ter atenção com o seu uso.

Nem todas as marcas têm um perfil mais casual para abusar das figurinhas. Por isso, esteja atento ao tom de voz organizacional para conferir se as imagens correspondem com a comunicação desejada.

Então, se os stickers estiverem dentro do perfil comunicativo da companhia, tenha em mente o quanto a sua utilização é aceitável.

Conversas que começam, se estendem e terminam repletas de figurinhas podem gerar cansaço visual para os clientes.

Além disso, em alguns casos, o uso excessivo deste elemento pode gerar impressão de falta de profissionalismo da marca.

Por isso, seja razoável com a utilização dos stickers em atendimentos profissionais pelo WhatsApp.

Quero ter mais recursos de comunicação no WhatsApp. O que devo fazer?

Ao longo deste conteúdo, você conferiu:

  • Tutorial para fazer os stickers diretamente no WhatsApp Web;
  • Passo a passo para criar figurinhas no Sticker.ly e no Sticker Maker;
  • Dicas para utilizar os elementos de forma estratégica na comunicação organizacional pelo aplicativo de mensagens.

A figurinha é um elemento bastante útil e divertido de se levar para o atendimento realizado pelo WhatsApp.

Mas, você sabia que é possível elevar o nível de personalização das conversas e usar outros elementos interessantes no mensageiro?

Com o Notificações Inteligentes, a sua empresa envia mensagens personalizadas de forma automática para os leads e clientes da marca.

Nosso incrível sistema de automatização permite que o seu negócio dispare notificações a potenciais e atuais compradores com agilidade e precisão.

Então, a cada ação realizada na loja virtual – como pedido e pagamento, por exemplo – os clientes receberão mensagens em seu WhatsApp com atualizações.

Além da facilidade que a automatização traz, a nossa ferramenta entrega textos personalizados, tornando o atendimento mais humanizado.

Veja os elementos de personalização de mensagem que Notificações Inteligentes oferece para que o seu negócio aperfeiçoe a comunicação digital:

  • Email do cliente;
  • Primeiro nome do cliente;
  • Nome completo do cliente;
  • Último nome do cliente;
  • Código do pedido (ou transação);
  • Situação do pedido;
  • Valor total dos produtos;
  • Valor total do pedido;
  • Nome do produto; e
  • Quantidade de itens.

Confira detalhes sobre as Customizações Avançadas do Notificações Inteligentes.

Assim, de forma prática e rápida, basta usar estes dados para personalizar as conversas e humanizar o atendimento pelo WhatsApp. 
Então, se você quer ter agilidade e praticidade no envio de mensagens personalizadas para os seus clientes, via WhatsApp, conheça detalhes sobre os planos do Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.