BLOG

Como fazer um funil de vendas no WhatsApp utilizando RD Station e Notificações Inteligentes

Ao contrário do que muitos pensam, o funil de vendas é uma ferramenta comercial que também pode ser utilizada – e com sucesso! – nas estratégias de WhatsApp Marketing.

Com resultados significativos em envios de e-mail marketing, o funil também tem excelente repercussão no aplicativo de mensagens.

O RD Station, conhecido sistema para o disparo de e-mails, é uma ótima opção para que seu negócio envie conteúdos de topo, meio e fundo de funil pelo WhatsApp.

Para isso, é necessário integrar o RD Station a outra incrível ferramenta digital: o Notificações Inteligentes

Nossas soluções são voltadas ao envio automatizado de mensagens pelo app – como atualizações do pedido, lembrador de Pix e várias outras funcionalidades.

Quer saber como fazer um funil de vendas no WhatsApp usando o RD Station e o Notificações Inteligentes?

Então, fique com a gente e saiba como esta incrível reunião de ferramentas pode trazer resultados impressionantes para o seu negócio. Confira!

Funil de Vendas  e Jornada de Compra – o que são e importância para as empresas

Topo do Funil x Aprendizado e Descoberta + Reconhecimento do Problema

Meio do Funil x Consideração da Solução

Fundo do Funil x Decisão de Compra

Passo a Passo para criar um funil de vendas para o WhatsApp utilizando RD Station e Notificações Inteligentes

  1. Abra ou acesse sua conta no RD Station
  2. Crie uma automação
  3. Abra ou acesse a sua conta no Notificações Inteligentes
  4. Crie uma loja
  5. Copie link do Webhook e cole na sua automação do RD Station
  6. Clique em ativar automação
  7. Personalize as mensagens 

Dicas para funil de vendas no WhatsApp

Funil de Vendas  e Jornada de Compra – o que são e importância para as empresas

Existem algumas ferramentas de Marketing e da área comercial que são muito úteis para a construção de relacionamento com o público-alvo da marca e conversão de potenciais clientes em clientes.

Duas delas são bastante conhecidas e se complementam, gerando bons resultados para as empresas; são elas: funil de vendas e jornada de compra.

O funil de vendas recebe este nome porque ele é uma representação gráfica da estratégia em formato de funil. A ideia é que, com o passar das suas etapas, o número de pessoas vá diminuindo e portanto, a quantidade de potenciais clientes se “afunila”.

Então, esta ferramenta é dividida em 3 etapas: topo, meio e fundo – o que veremos em detalhes, mais a frente.

Por outro lado, a jornada de compra descreve o caminho percorrido pelos possíveis compradores.

Ela começa no total desconhecimento das pessoas sobre a demanda por um produto/ serviço, passando pela descoberta do problema e solução e chegando à conversão, no momento da decisão de compra.

Para que os potenciais clientes mudem de etapa no funil e avancem em sua jornada de compra, é importante que eles sejam devidamente nutridos com conteúdos.

Isto é, eles precisam receber materiais – como mensagens, imagens, vídeo e outros – que gerem consciência sobre o problema/necessidade até que eles sejam convencidos a efetuarem a compra.

Logo abaixo, você vai conferir detalhes sobre cada uma das fases do funil de vendas e da jornada de compra e como elas se complementam como ferramentas comerciais e de Marketing.

Topo do Funil x Aprendizado e Descoberta + Reconhecimento do Problema

O topo do funil é onde está a maior parte dos potenciais clientes. Nesse momento, a principal tarefa é ATRAIR o máximo possível de pessoas para a marca.

Isso pode ser feito com o uso de blogsposts e redes sociais, por exemplo. No WhatsApp, essa fase é o primeiro contato do prospect com a marca – e pode ser com interações simples, como uma dúvida enviada no app.

Aqui, o potencial cliente está em fase de aprendizado e descoberta. Ou seja, o desejo de compra ainda “nem passou pela sua cabeça” e ele não conhece ou “ouviu falar” algo relacionado ao produto/serviço, mas ainda não tem vontade de comprá-lo.

Então, é papel da marca fazer com que o potencial cliente descubra em si próprio necessidades e desejos relacionados à oferta e, além disso, reconheça o problema.

Por exemplo: uma empresa que vende pneus pode destacar o grave risco de dirigir um automóvel com os itens fora do padrão. Como consequência, um potencial cliente pode se perguntar “será que os pneus do meu carro estão em dia?”.

Meio do Funil x Consideração da Solução

Depois que o prospect avançou no funil, é a hora de chegarmos ao meio desta estrutura. Nesse ponto, o potencial comprador já tem aquela “pulguinha atrás da orelha” sobre a dificuldade que ele detectou no topo.

Muitos dos que estavam na primeira etapa abandonam o percurso – o que é comum. Portanto, o número de pessoas no meio é menor do que a quantidade de prospects da fase anterior.

Agora, a empresa deve CONVERTER os indivíduos que estão no meio, levando-os até o fundo do funil. Para isso, será necessário fazer com que eles pensem e considerem as opções disponíveis.

Aqui, a marca fala abertamente sobre a sua oferta, mas deve trazê-la com alternativas do mercado. A ideia é que o prospect entenda que a solução oferecida pela empresa em questão é a melhor em comparação com a concorrência (isto, é claro, se ela realmente for a melhor).

Então, ofereça materiais ricos por e-mail, WhatsApp e redes sociais – como ebooks e vídeos mais elaborados – que demonstrem que o produto/serviço da organização é uma boa escolha frente às demais disponíveis no mercado.

Lembra do exemplo do pneu? No meio, a empresa pode falar sobre os “Top 5 modelos de pneu mais seguros da atualidade” e listar 1 dos seus itens entre outros 4 da concorrência, por exemplo.

Fundo do Funil x Decisão de Compra

Chegamos ao fundo do funil, onde a quantidade de pessoas é ainda menor. Por outro lado, nesta etapa estão indivíduos que realmente aprenderam e descobriram o problema, consideraram as soluções do mercado e, agora, estão prontos para fazer a compra.

Mas, é comum que nem todos estejam realmente seguros ainda para efetivar a aquisição. Então, é missão da marca FECHAR o negócio.

Para que a tomada de decisão aconteça o mais rapidamente possível e que o prospect esteja confiante, a empresa deve apresentar todos os motivos para que ele se decida e compre.

Destacar os pontos fortes, benefícios e diferenciais da oferta é uma das tarefas mais importantes. 

Nessa hora, é preciso ser enfático comercialmente, mostrando preço, formas de pagamento, depoimento de clientes, casos de sucesso e quaisquer outras informações que dêem o “último empurrãozinho” para que o potencial comprador feche o negócio.

No exemplo da marca de pneus, ela deve destacar no fundo do funil que o seu modelo XYZ é o melhor do mercado e que o preço do item é de R$X, com parcelamento em até Y vezes. 

Ela pode oferecer, ainda, serviço de alinhamento e balanceamento gratuito para quem fizer a compra até determinada data, por exemplo.

Assim, a comunicação no fundo do funil – seja pelo WhatsApp, seja por qualquer outro canal – deve ser direta, persuasiva, apontar todas as vantagens da oferta e levar o potencial cliente à compra.

Passo a Passo para criar um funil de vendas para o WhatsApp utilizando RD Station e Notificações Inteligentes

Agora que você já sabe detalhes sobre o que é e como funciona o funil de vendas, vamos para a parte prática.

A seguir, você vai entender o que é necessário para utilizar o RD Station e o Notificações Inteligentes nas suas estratégias comerciais e de Marketing com o WhatsApp; confira!

Abra ou acesse sua conta no RD Station

O RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing – isto é, ele oferece soluções em criação de campanhas, nutrição de leads, geração de oportunidades comerciais qualificadas e outras atividades de Marketing Digital.

Para utilizar as suas funcionalidades, é necessário criar uma conta, caso ainda não a tenha. Então, acesse o site do RD Station, clique na ferramenta RD Station Marketing e inicie o processo de abertura de conta. 

Informe e-mail comercial, nome e demais dados solicitados, e escolha o plano que atenda às suas necessidades.

Crie uma automação

Com a conta aberta no RD Station, você precisa criar uma automação. No painel da ferramenta, localize a opção “Automação de Marketing” e clique sobre ela.

Em seguida, escolha entre criar um novo fluxo ou usar um dos modelos disponíveis – como “vender curso”, “indique e ganhe” e “cupom de desconto”.

Agora, localize o botão “Ações”, clique sobre ele e, logo depois, em “Enviar Leads para Integração”.

Na nova página, no campo referente à URL, você deverá adicionar o Webhook que está no Notificações Inteligentes. 

Então, vamos dar uma pausa na configuração do RD Station para encontrar este dado, ok? 

Abra ou acesse a sua conta no Notificações Inteligentes

O Notificações Inteligentes é uma ferramenta que automatiza o envio de mensagens pelo WhatsApp. 

Para fazer um funil de vendas pelo app, você precisa usar tanto o RD Station, como vimos, quanto o Notificações Inteligentes.

Portanto, acesse o site do Notificações Inteligentes, escolha um dos planos e crie a sua conta com os dados solicitados. Caso já seja cliente, apenas informe e-mail e senha para logar.

Crie uma loja

Com a sua conta criada, acesse o painel do Notificações Inteligentes, localize e clique no botão “Lojas”.

Logo depois, selecione “Criar Loja” e, no campo “Descrição”, forneça um apelido à integração criada.

No item “Plataforma”, escolha a opção com o nome “RD Station” e, então, clique na categoria “Automação de Marketing”.

Em seguida, desça pela página até encontrar a seção “Como fazer a integração” e copie a URL indicada – que será usada na configuração do RD Station.

Copie o link do Webhook e cole na sua automação do RD Station

Agora, é hora de voltar ao painel do RD Station. Depois de clicar em “Enviar Leads para Integração”, a página solicita o URL do Webhook, certo?

Pegue os dados copiados do Notificações Inteligentes – que mencionamos na etapa anterior – e cole no campo da informação.

Clique em ativar automação

Para finalizar a configuração, ative o fluxo de automação, clicando em “Ativar fluxo”. Feito isso, a integração do Notificações Inteligentes e do RD Station estará finalizada com sucesso.

Personalize as mensagens 

No Notificações Inteligentes, as mensagens são enviadas pelo WhatsApp de forma 100% automática, mas elas não deixam de ser personalizadas.

Então, com sua loja criada na ferramenta, é hora de personalizar os textos que serão enviados aos potenciais e atuais clientes.

No painel do Notificações Inteligentes, clique em “Personalizar Template”. Nessa área, você pode utilizar variáveis (como nome, email e produto comprado pelo cliente), além de inserir emojis.

Depois que a personalização estiver concluída, clique no botão “Atualizar Template” para salvar a mensagem.

Dicas para funil de vendas no WhatsApp

Para finalizar, separamos algumas dicas para que você tenha ainda mais sucesso com as suas estratégias comerciais e de Marketing na internet. Veja!

Combine e-mail com WhatsApp

Um canal não exclui o outro – muito pelo contrário! Assim, você pode usar e-mail e WhatsApp para alimentar os potenciais clientes e levá-los do topo para o meio e do meio para o fundo do funil.

Por isso, aproveite o melhor de ambos os meios de comunicação para potencializar as suas forças de Marketing e de vendas.

Não pratique spam!

Ninguém gosta de ser importunado com uma chuva de mensagens, não é verdade?

Então, seja criterioso com os conteúdos que deseja enviar, pense na frequência dos envios e leve materiais que sejam realmente relevantes para o seu público.

Além disso, solicite que o potencial cliente adicione o número de telefone da marca para que o WhatsApp não identifique a sua conta como spammer. 

Não fique falando sozinho

Por fim – e não menos importante – faça com que as mensagens enviadas ao longo do funil de vendas se aproximem do prospect e não sejam um monólogo.

Então, logo no primeiro envio, estimule a interação do contato. Você pode solicitar ao potencial cliente que confirme a sua identidade e, para isso, peça que ele envie uma mensagem com o texto “confirmo”, por exemplo.

Além disso, sempre traga assuntos que possam gerar conversas para tornar a comunicação fluida e produtiva.

Gostou do funil de vendas no WhatsApp com RD Station e Notificações Inteligentes? Então, comece a construir o seu funil agora mesmo!

Conheça nossos planos agora mesmo.