BLOG

Click to Chat: como e porque usar o botão para WhatsApp nos anúncios

A lista de transmissão é um incrível recurso para quem quer enviar mensagens para vários contatos ao mesmo tempo no WhatsApp Business, mas de forma individual.

Assim, você consegue alcançar os seus leads, passando o recado para diferentes pessoas, enquanto agiliza suas tarefas e economiza tempo

Essa é uma funcionalidade nativa do WhatsApp Business – isto quer dizer que você não precisa pagar para utilizar a função. Mas, é preciso ter alguns cuidados! 

Se você não a utilizar adequadamente, sua conta no aplicativo pode até ser banida. Por isso, todo cuidado é pouco ao usar a lista de transmissão no WhatsApp.

Para facilitar o seu trabalho, evitar perdas e, principalmente, ter sucesso com o uso da funcionalidade, fizemos este guia completo!

Nele, você terá acesso a todas as principais informações e dicas para transformar a sua lista de transmissão em uma verdadeira máquina de vendas no WhatsApp Business.

Então, continue com a gente e descubra tudo sobre a função do aplicativo de mensagens. 

O que é lista de transmissão no WhatsApp Business

Lista de transmissão é um recurso do WhatsApp que permite o envio de uma mesma mensagem para diferentes contatos cadastrados no seu celular.

Os textos, fotos, áudios, vídeos e outros arquivos são encaminhados uma única vez. Mas, todos os usuários que pertencem à lista receberão as mensagens de forma individual, como se você tivesse enviado a mensagem separadamente para cada uma das pessoas.

Essa é uma ótima maneira de enviar conteúdos para vários contatos do WhatsApp Business com uma comunicação ágil e, ao mesmo tempo, mais próxima dos seus leads e clientes.

Afinal, os recebedores sentirão como se estivessem recebendo um texto individual e personalizado – quando, na realidade, você teve o trabalho de apenas um único envio.

Ótima ideia, não?

Diferenças entre a lista de transmissão e os grupos do WhatsApp

É muito comum que exista confusão entre as listas de transmissão e os grupos no aplicativo de mensagem. Mas, existem diferenças importantes entre os recursos, como:

Grupos de WhatsAppListas de Transmissão de WhatsApp
Os grupos são coletivos e visíveis – dessa forma, todos os membros se veem e podem participar ativamente.As listas são unilaterais e secretas – ou seja, só você pode ver quem participa delas. 

Os membros podem nem saber que foram inseridos em uma e, assim, também desconhecem os outros participantes da transmissão.

Nos grupos, todas as mensagens enviadas podem ser respondidas dentro deste local. Mas, se algum membro preferir, pode responder individualmente a elas, diretamente a quem enviou.Nas listas, todos os envios e respostas acontecem diretamente na janela individual de mensagens do contato para o qual você enviou o conteúdo.
É possível adicionar contatos não salvos como membros dos grupos.A sua conta de WhatsApp e o destinatário devem ambos se adicionar para que a lista de transmissão funcione corretamente.

Como fazer lista de transmissão no WhatsApp Business – passo a passo

Criar a lista de transmissão no WhatsApp é simples. Mas, você deve ter atenção aos detalhes para que tudo saia certinho, está bem? Então, vamos lá! 

1 – Clique em “Nova Transmissão”

Vá até o aplicativo e clique sobre os três pontinhos – ou três bolinhas – que ficam no canto superior direito do app. Em seguida, aparecerá uma lista de opções e, depois, selecione  “nova transmissão”.

2 –  Selecione os contatos

O WhatsApp abre uma janela com todos os contatos cadastrados no seu aparelho de celular. É importante observar que você pode selecionar até 256 números para criar a sua lista.

Um fato importante: a pessoa que você deseja adicionar a sua transmissão precisa ter o número de WhatsApp do seu negócio salvo no próprio celular para que ela possa receber as mensagens.

Assim, você precisa adicionar o número de telefone da pessoa ao seu celular e ela também deve fazer o mesmo, salvando o contato da sua empresa no smartphone dela.

Por isso, escolha cuidadosamente os contatos que deseja adicionar a sua lista, certificando-se de que eles têm seu número salvo. Isso vai aumentar as taxas de entrega das suas mensagens.

Então, contatos adicionados e, pronto! Sua lista já foi criada.

3 – Configure a lista de transmissão

Nesta etapa, você está em uma janela semelhante à de um grupo. Mas, como você já sabe, as mensagens enviadas na lista vão individualmente para os contatos – enquanto, no grupo, esse recebimento é visto por todos.

Antes mesmo de começar a fazer os seus envios, vale editar as configurações da lista a fim de facilitar o seu trabalho.

Depois de a transmissão ser criada, você pode editar as seguintes configurações:

  • Nome da lista
  • Destinatários
  • Etiquetas

É interessante nomear a lista para que você possa identificá-la em meio a outras, além de grupos e janelas de conversas.

Para isso, você pode clicar sobre as três bolinhas na janela principal da lista e, em seguida, em “dados da  lista de transmissão”. Depois, localize um ícone em formato de caneta ou lápis, clique sobre ele e digite o nome escolhido.

Neste mesmo local, você também pode editar os destinatários; isto é, adicionar ou excluir outros contatos à lista de transmissão. Esta ação é secreta e só você pode ver. 

Dessa maneira, é possível acrescentar ou retirar pessoas da transmissão quantas vezes quiser e sem que elas saibam.

Na mesma página, ainda, você pode adicionar etiquetas que vão categorizar a conversa. Então, se quiser etiquetar a lista com “novos clientes”, “pedido finalizado” ou outros, faça o seguinte:

  • Vá a “dados da lista de transmissão”
  • No canto superior direito da janela, localize o ícone de etiqueta 
  • Em seguida, selecione as etiquetas que gostaria de utilizar – ou, se preferir adicione uma nova

Com a “casa organizada”, vai ficar muito mais fácil localizar a lista e fazer envios mais acertados. 

4 – Envie a mensagem para os contatos da lista

Tudo certo: lista criada, destinatários adicionados e configurações feitas. Agora, você já pode começar a enviar, de uma só vez, mensagens individuais para os seus variados contatos.

É possível enviar todo o tipo de conteúdo: textos, áudios, imagens, vídeos, localização, catálogo e outros.

Lembre-se de que os materiais enviados vão aparecer na sua janela de transmissão, mas eles “entrarão” para as janelas individuais de conversa com cada um dos contatos adicionados a ela. 

Então, as respostas as suas mensagens serão feitas em conversas individuais – e nunca aparecendo na sua janela da lista.

Caso muitos destinatários retornem o contato, você deve estar pronto para responder individualmente a todos eles, ok? 

Como usar lista de transmissão no WhatsApp Business Web

Se você é adepto do WhatsApp Business Web pela praticidade de utilizar o aplicativo de mensagens pelo computador ou notebook, temos uma triste notícia sobre as listas.

No site original do app adaptado para desktop, não é possível fazer novas transmissões. 

No entanto, existe uma solução que pode ajudá-lo a criar listas diretamente do seu computador: WA Web Sender – Free WhatsApp Messages.

Veja detalhes, a seguir:

WA Web Sender – Free WhatsApp Messages

O WA Web Sender – Free WhatsApp Messages é uma extensão do Google Chrome. Isto é, ele é uma espécie de aplicativo que você deve baixar e instalar no seu navegador para poder utilizá-lo.

Sua principal função é executar as funcionalidades da lista de transmissão. Assim, é possível enviar uma só mensagem para diferentes contatos e de forma individual.

Mas, além disso, o WA Web Sender tem um grande diferencial: a extensão permite o disparo de mensagem até mesmo para números que não foram adicionados ao seu aparelho de celular.

Assim, você pode abrir a extensão e adicionar novos destinatários:

  • Copiando e colando os números, que devem estar separados por vírgula ou
  • Subir um arquivo CSV

Ou seja, dá para usar uma lista previamente salva, colando diretamente na extensão ou adicionando um arquivo de Excel. Bem fácil e prático, não é mesmo?

Mas, atenção: a grande diferença mesmo é que as pessoas da sua lista não precisam ter seu número salvo na agenda. 

É uma ferramenta incrível para ter disparos em massa! Olha só:

Você precisa ter alguns cuidados, como: não enviar para lista maiores que 500 contatos, colocar um tempo de pausa mínimo de 3 segundos entre mensagens e pedir a confirmação das mensagens no final, para que não se configure como spam.

Se algum contato reclamar das mensagens e optar por sair da lista, retire-o e evite de ser denunciado. Isso pode gerar o banimento da sua conta.

Dicas para ter sucesso com as listas de transmissão

Até agora, você já conferiu vários detalhes técnicos sobre as listas e como você pode criá-las e editá-las, certo?

Mas, além de fazer todas as configurações certas, é importante que você tenha boas práticas e boas estratégias ao se comunicar com seus leads e clientes pelas transmissões.

Pensando nisso, selecionamos dicas e sugestões que vão melhorar consideravelmente as suas chances de sucesso ao utilizar este recurso do WhatsApp.

Então, acompanhe e confira!

O que não fazer

– Usar comunicação no plural

Leia esta mensagem de texto enviada por transmissão e encontre o erro:

Mensagem: Olá, clientes! Hoje temos uma oferta especial para vocês. Venham até a nossa loja.

Vamos por partes: a principal vantagem da lista é que ela faz o disparo de várias mensagens como se elas tivessem sido enviadas individualmente, certo?

Então, o seu lead ou cliente recebe o conteúdo em uma janela de conversa, como se ela fosse privada entre ele e você. Por isso, ele espera que o diálogo seja de um para um, com naturalidade. 

Só que é justamente nesse momento que muitas marcas erram na comunicação e “entregam” que utilizam a transmissão.

Ao elaborar seus textos para as listas, você tem que usar a linguagem dos textos no singular. Ou seja, usar palavras que são designadas para uma só pessoa, como “você”, “cliente” e outros.

Afinal, o destinatário recebe a mensagem de forma individual – e não coletiva, como em um grupo.

No exemplo acima, um simples ajuste já resolve tudo; olha só:

Mensagem: Olá, cliente! Hoje temos uma oferta especial para você. Venha até a nossa loja.

– Enviar muitas mensagens, fazendo spam

Quando uma pessoa entra em um grupo de WhatsApp, ela já sabe que pode receber uma enxurrada de mensagens.

Mas, ao adicionar o número de telefone da sua marca, ela não espera ser bombardeada com tantos recebimentos.

Especialmente ao utilizar a transmissão, tenha cuidado para não enviar mais mensagens do que seu cliente espera

Como ele pode não saber que faz parte da lista, você tem o dever de tornar esta relação a mais natural possível.

Em casos extremos de disparo, o destinatário pode denunciar sua conta como spam a fim de se livrar dos recebimentos. Assim, sua conta de WhatsApp pode até ser banida!

Por isso, torne as suas transmissões em envios amigáveis e inteligentes.

O que fazer

– Solicite a autorização de inclusão

É interessante que você peça a autorização dos seus contatos para adicioná-los às listas. Apesar de serem “secretas”, a adesão das pessoas às transmissões pode tornar as suas ações muito mais eficazes.

– Incentive o cadastro do seu número

Também solicite aos possíveis novos destinatários que adicionem, em seu celulares, o número de WhatsApp do seu negócio. Você pode, por exemplo, oferecer alguns brindes, vantagens ou descontos especiais para estimular a ação.

– Faça envios programados e com respostas prontas

Crie um cronograma de envios e prepare as mensagens com calma e antecedência ao envio. 

Se possível, também elabore respostas às possíveis dúvidas que possam surgir. Isso vai facilitar bastante seu trabalho ao atender os leads e clientes.

– Analise os disparos

Acompanhe o resultado das entregas. Observe os destinatários que mais respondem e aqueles que nunca ou quase nunca interagem. Feito isto, crie ações específicas para estes grupos de pessoas.

Como o WhatsApp Marketing pode ajudar o seu negócio na internet

Você sabia que o uso das listas de transmissão faz parte do WhatsApp Marketing? O conceito do marketing tradicional aplicado ao app de mensagens pode trazer resultados impactantes para o seu negócio.

Quer saber como? Então, você precisa conhecer nosso exclusivo curso sobre o tema, é o Método Border Collie

Nele, você conhecerá as melhores práticas e estratégias de mercado. Verá, ainda, ferramentas incríveis para o WhatsApp – como Notificações Inteligentes, Grupos Inteligentes e Saiu pra Entrega.

Conheça nossos planos agora mesmo.