BLOG

Automação no WhatsApp: tudo o que você precisa saber

automação no whatsapp

O WhatsApp já é um dos principais meios de comunicação entre marcas e seus clientes. Com o grande volume de conversas, a automação do aplicativo torna-se uma necessidade para empresas que querem prestar um bom atendimento.

Mas, de fato, você sabe o que significam os serviços automatizados para o app? Consegue identificar todos os benefícios de usá-los em sua empresa? 

É justamente sobre este tema que vamos conversar nos próximos minutos; confira:

Veja, logo abaixo, o que é automação no WhatsApp e como você pode usá-la de maneira estratégica no seu negócio.

O que é automação de WhatsApp 

Automação de WhatsApp diz respeito a processos, tarefas e atividades que são executadas no aplicativo de mensagens de forma automática – isto é, sem a intervenção humana durante a operação.

O envio automatizado de textos pelo app, por exemplo, acontece sem que profissionais tenham que fazer manualmente o trabalho.

A comunicação que acontece no mensageiro precisa de duas partes, certo? São elas: o remetente e o destinatário das mensagens.

Sem a automação, todas as conversas têm que ser feitas de forma manual. Então, a cada nova interação com um potencial ou atual cliente, uma pessoa da equipe precisa responder individualmente.

Com o serviço de automação de WhatsApp, essas tarefas são feitas de maneira fácil e precisa, sem depender da atenção do time para que seja executada naquele exato momento.

Como funciona a automação do WhatsApp

Ainda que a operacionalização seja independente da mão de obra humana, é necessário que uma pessoa faça as configurações anteriores à atividade.

Ou seja, um profissional configura os comandos, dando os direcionamentos necessários para que o sistema de automatização realize as tarefas necessárias no momento adequado.

Veja este exemplo:

Uma empresa deseja que o cliente receba uma mensagem no WhatsApp sempre que o pedido feito na loja virtual for confirmado.

Então, o atendente vai até o sistema de automatização e faz as configurações para esta atividade, informando o texto que deseja enviar ao comprador assim que houver a confirmação.

Para isso, ele escolhe um dos templates disponibilizados pela ferramenta e o personaliza; veja este exemplo:

Automação do WhatsApp Business – o que você precisa saber

Vimos que ferramentas de automatização do WhatsApp são serviços que tornam automáticas algumas funções do aplicativo.

Mas, para que a atividade possa ser feita de forma profissional e completa, o app deve ser utilizado em sua versão Business.

Desde 2018, quando foi lançado, o WhatsApp Business oferece uma série de benefícios aos seus usuários

Diferentemente da original, a conta comercial pode ter perfil com link para site do negócio, catálogo de produtos e serviços, além de outras funções – como etiquetagem de conversas.

Por isso, se você quer usar serviços de automatização para WhatsApp e manter conversas profissionais pelo app, precisa utilizar a sua versão Business.

Tipos de automação para WhatsApp Business – vantagens e desvantagens

A seguir, conversaremos sobre as principais ferramentas para a comunicação profissional feita pelo aplicativo; confira:

Envio em massa

O envio em massa, como o nome sugere, consiste no disparo de dezenas e até centenas de mensagens ao mesmo tempo.

O gestor da conta seleciona os contatos para os quais deseja disparar o conteúdo e, então, o configura para que a ferramenta execute a tarefa.

A mensagem é elaborada e, assim que o comando for ativado, o texto é enviado para a lista de leads e/ou clientes previamente selecionados pela empresa.

A atividade é comum para o envio de campanhas, lembretes, notificações e outros conteúdos que podem ser recebidos por várias pessoas ao mesmo tempo.

Vantagens

  • Grande número de contatos recebe, de uma só vez, a mesma mensagem;
  • Facilidade para o disparo de campanhas;
  • Baixo custo para comunicação de massa.

Desvantagens

  • Alto risco de o WhatsApp considerar o envio em massa como spam e banir a conta;
  • Dificuldade para personalização do conteúdo;
  • Chances de baixo engajamento devido ao texto massivo.

Chatbot

Outra alternativa para quem deseja automatizar a comunicação no WhatsApp é a utilização dos serviços de chatbot.

Com ele, a empresa programa respostas prontas a determinadas perguntas feitas pelas pessoas que entram em contato com ela.

Dessa forma, as conversas acontecem segundo a ativação de textos por comandos dados. Por exemplo:

Uma marca tem um chatbot. Para isso, programou que sempre que alguém enviar uma mensagem contendo “horário de atendimento”, a ferramenta responderá com “de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”.

Assim, segundo as configurações feitas pela organização, o chatbot vai interagir com aqueles que entrarem em contato pelo chat disponibilizado no site da empresa. 

Vantagens

  • Atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • Resolução prática de questões simples dos clientes;
  • Filtragem das demandas apresentadas, fazendo com que as conversas sejam direcionadas para os atendentes apenas em situações necessárias.

Desvantagens

  • Atendimento mecanizado e sem personalização;
  • Possibilidade de resistência dos atendidos – especialmente, de gerações mais velhas;
  • Pode causar confusão e insatisfação dos clientes.

Envio a partir de ações do usuário e de outros sistemas

Por fim, uma solução oferecida pelos serviços de automação está relacionada ao envio de mensagens a partir de ações realizadas pelo usuário – ou, ainda, por outros sistemas integrados.

De forma bem simplificada, podemos dizer que a ferramenta é acionada quando uma tarefa é realizada. Então, ela envia o conteúdo por WhatsApp ao contato selecionado.

Pense na seguinte situação:

Uma loja virtual deseja notificar os clientes, pelo WhatsApp, a cada movimentação feita em seus pedidos. Então, ela contrata serviços de automação de envio de mensagens pelo app.

Dessa forma, se o status se alterar de “aguardando pagamento” para “pago”, o e-commerce enviará um texto previamente configurado pela empresa ao comprador, informando a novidade em sua compra.

Para que isso seja possível, a ferramenta de automatização deve ser integrada a outros sistemas – como os de lojas virtuais e de serviços de Marketing.

Depois que a integração for devidamente feita, basta configurar os envios e aguardar para que as mensagens sejam enviadas de acordo com as ações dos usuários e dos sistemas.

Vantagens

  • Economia de tempo e dinheiro no envio de notificações simples, mas realmente necessárias;
  • Precisão das informações prestadas aos clientes, de forma ágil;
  • Atendimento qualificado e personalizado – uma vez que as mensagens são individuais.

Desvantagens

  • Limitação diária de envio de mensagens, a fim de resguardar a conta;
  • Em alguns casos, pode ser necessário ter conta em outras plataformas.

De acordo com a demanda de cada negócio, o serviço de automação ideal será aquele que atende com propriedade as necessidades organizacionais e dos clientes.

Por isso, verifique o tipo de serviço mais adequado ao que sua empresa precisa e faça a contratação.

Para conhecer os serviços de automatização pelo WhatsApp, com envio de mensagens segundo ações dos clientes, acesse agora mesmo o site do Notificações Inteligentes.

Por que você deve automatizar seu WhatsApp? 7 motivos e maneiras para usar automação de forma estratégica em seu negócio

Até aqui, nós pudemos entender o que é a automação para o WhatsApp e os seus principais tipos. A partir de agora, vamos conhecer os motivos para usar este formato de serviço em sua rotina de atendimentos da empresa; confira:

1 – Atendimento no WhatsApp eficiente e de qualidade

O atendimento de qualidade é pré-requisito para qualquer negócio, certo? Mas, com a transformação digital pela qual a sociedade vem passando, este fator torna-se cada vez mais exigido pelos clientes.

A internet proporcionou vários benefícios às pessoas; dentre eles, a comunicação rápida e eficaz é um dos aspectos vantajosos de grande destaque.

No Brasil, o WhatsApp tem protagonismo em relação ao uso de aplicativos de mensagens. Como consequência, ele também é o favorito das pessoas para se comunicarem com as empresas.

De acordo com pesquisa, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com marcas

Nesse sentido, empresas que têm grande volume de conversas no app precisam encontrar maneiras para fazer seu atendimento online de forma ágil e com qualidade.

Mas, não basta “apenas conversar” com o público; é preciso atendê-los de maneira a gerar uma excelente experiência. Ainda segundo o levantamento:

  • 93% dos consumidores consideram a experiência um fator importante ou muito importante em um processo de compra; e
  • 76% já deixaram de fazer uma compra por causa de uma experiência negativa.

Portanto, os serviços de automação para o aplicativo são uma solução simples e de baixo custo para transformar o aplicativo em uma central de atendimento qualificada.

Ao enviar mensagens aos clientes de forma automática após alguma ação, por exemplo, o público fica atualizado em suas demandas básicas de forma facilitada e rápida.

A agilidade e precisão das informações – ainda que sobre questões simples – é capaz de criar uma excelente experiência para a clientela.

Então, as ferramentas que automatizam tarefas no WhatsApp são aliadas no aperfeiçoamento do atendimento oferecido pelas empresas neste canal de comunicação digital.

2 – Completa Central de Atendimento

O WhatsApp Business oferece mais funcionalidades do que a versão que deu origem ao aplicativo. Entretanto, ainda assim, o app é bastante limitado para o uso profissional.

Uma característica que descreve isso com precisão é a utilização por poucos dispositivos para uma mesma conta. Desde que foi lançado (em 2009), até o ano de 2021, somente uma única pessoa poderia ter acesso à mesma conta do WhatsApp. 

O aplicativo liberou a utilização de até 4 dispositivos para um mesmo número somente 12 anos depois do seu lançamento.

O uso deve ser feito pelo WhatsApp Web – que pode ser acessado diretamente do navegador ou como programa, sendo baixado no computador ou notebook do usuário.

De qualquer forma, o uso simultâneo do app através do WhatsApp Web ainda é bastante limitado. O mesmo painel será visualizado por todos e não há maneiras eficazes para fazer o gerenciamento das conversas.

Com o serviço de automação, por outro lado, é possível utilizar uma completa central de atendimento.

Nela, vários usuários podem ter acesso à mesma conta de forma profissional e qualificada. 

Um gestor fica responsável pela distribuição das conversas, por exemplo, e pode monitorar o progresso dos atendimentos.

Além disso, outras funcionalidades são encontradas em centrais de atendimento automatizadas – como notas para outros atendentes e mensagens pré-definidas.

Por tudo isso, os serviços de automação de mensagens pelo WhatsApp são uma excelente maneira para ter uma central de atendimento completa, que facilita a gestão das conversas digitais.

3 – Atendimento múltiplo pelo WhatsApp + Facilidade na transferência de atendente

Como mencionado, as ferramentas de automatização fornecem muito mais do que “apenas” processos automatizados. Elas também podem oferecer outros benefícios que envolvem o atendimento como um todo.

Nas centrais de atendimento, além do uso múltiplo, é possível direcionar a conversa para o atendente certo. A função facilita a vida de gestores, profissionais de atendimento e, é claro, dos clientes.

Um infoprodutor que faz um lançamento pode receber mensagens com diferentes temas, certo? Entre eles, estão: dúvidas técnicas sobre o infoproduto, questões sobre preço e formas de pagamento, além de dificuldades com a assinatura.

Com a central de atendimento que possibilita a transferência de atendentes, será possível encaminhar cada pessoa para o devido profissional, que poderá prestar informações de maneira adequada segundo a sua expertise.

A funcionalidade dá mais agilidade e controle dos atendimentos à gestão, tornando as conversas mais precisas e eficazes.

4 – Integração do WhatsApp com outros sistemas

Plataformas de e-commerce e serviços de Marketing Digital podem ser integrados às ferramentas de automação, potencializando – e muito! – a comunicação das marcas.

Assim, os sistemas “conversam” entre si, gerando informações preciosas para serem trabalhadas durante os atendimentos automatizados. 

Pense em uma loja virtual integrada ao WhatsApp via ferramenta de automação. Segundo as configurações previamente feitas pelos profissionais, toda a movimentação feita na conta do cliente poderá ser enviada a ele por mensagem no aplicativo.

Sem qualquer intervenção humana, o e-commerce informa ao serviço quando um pedido feito for entregue, por exemplo. Então, a ferramenta de automatização recebe esse comunicado e dispara o envio de uma mensagem ao cliente a fim de notificá-lo sobre essa novidade.

Dessa forma, a conexão entre sistemas permite uma comunicação rápida e precisa com a clientela da empresa, enviando notificações importantes de maneira automatizada e prática.

5 – Precisão de envio

Você pode verificar que as ferramentas de automação conectam-se com plataformas de e-commerce e outros serviços digitais, certo?

Assim, as informações saem diretamente da fonte e vão até o cliente sem sofrer qualquer intervenção.

Nesse sentido, as chances de erros se reduzem consideravelmente e as mensagens enviadas aos contatos da marca contém dados precisos sobre compras e outras ações.

Então, em vez de os atendentes e vendedores procurarem manualmente detalhes sobre as operações para enviá-los aos clientes, a integração entre sistemas possibilita um atendimento com dados exatos.

Tudo isso, é claro, acontece sem que as pessoas envolvidas precisem demandar tempo de sua rotina de trabalho para a atividade. 

6 – Economia de tempo

Outro aspecto bastante vantajoso dos serviços de automatização diz respeito à economia de tempo que eles proporcionam às equipes de atendimento.

Ao automatizar o envio de mensagens com informações básicas – e, ao mesmo tempo, bastante relevantes – as ferramentas fazem parte significativa do trabalho operacional dos times.

Então, as horas que seriam dedicadas a responder perguntas como “meu pedido já foi enviado?”, “qual é o código de rastreio da minha compra?” e “como faço para renovar a minha assinatura” são utilizadas em questões que realmente dependem do atendimento humano.

Notificações enviadas de maneira automática podem ser consideradas uma forma de comunicação pró-ativa. Afinal, ela antecipa demandas e dúvidas da clientela e oferece as informações antes mesmo que os compradores façam perguntas. 

Dessa forma, eles são nutridos com as mensagens enviadas pelo WhatsApp, sendo atualizados com dados importantes sobre as transações realizadas.

Então, o tempo da equipe dedicado a estas atualizações é reduzido consideravelmente. Com a economia, ela poderá focar em atender com ainda mais qualidade questões complexas levantadas pelo público.

7 – Foco no que dá resultado

Serviços qualificados e automatizados proporcionam uma série de vantagens tanto para o cliente quanto para a empresa.

Como você pode conferir, a central completa, com atendimento múltiplo e conexão com diferentes sistemas gera envios precisos e economia de tempo à equipe.

Nesse sentido, o negócio pode focar seus recursos naquilo que realmente dá resultado

Em vez de despender horas e horas da rotina organizacional com respostas a questões simples e corriqueiras, todo o time terá mais tempo para pensar estratégias que levem a empresa ao objetivo desejado.

Então, a organização estará focada em tarefas que melhorem os resultados em vendas, aumentem a satisfação dos clientes e proporcionem experiências únicas às pessoas.

Com a automatização do atendimento pelo WhatsApp, a empresa pode dedicar-se com mais afinco a atividades-chave para o seu sucesso.

Dessa maneira, a utilização de ferramentas de envio automatizado de mensagens é um grande “ganha tempo” para que os negócios foquem em seu core-business.

Como saber qual ferramenta de Automação para WhatsApp é a melhor para meu negócio?

Depois de conferir todos esses motivos para usar a automatização de WhatsApp na empresa, você deve estar se perguntando:  “como posso descobrir qual ferramenta é a mais indicada para minha marca?”.

Para responder a essa questão, o primeiro passo é entender qual é a demanda central da empresa. Então, analise o que de fato a organização precisa na sua rotina de atendimentos para, então, passar para a próxima etapa.

Agora, observe o que o mercado tem a oferecer como soluções em automação. Como vimos, é possível automatizar o envio em massa, chatbot e notificações ativadas por ações dos clientes.

Analise os prós e contras de cada uma delas e verifique as opções disponíveis; dessa forma, você terá informações relevantes para se decidir pelo melhor serviço.

Em seguida, pesquise os principais fornecedores para o tipo de automação de que a empresa precisa. Verifique planos, preços e soluções oferecidas.

Então, contrate o serviço que realmente esteja de acordo com as necessidades e objetivos de atendimento do negócio.

Aqui, no Notificações Inteligentes, você conta com uma completa solução em automatização de envio de mensagens pelo WhatsApp.

Integrado a dezenas de plataformas de e-commerce e a serviços de Marketing Digital, proporcionamos ao seu negócio a melhor experiência em automação para o app.

Nossa central de atendimento possibilita um gerenciamento holístico das conversas e a devida configuração das mensagens que serão enviadas.

Assim, a cada ação feita em sistemas de loja virtual, venda de infoprodutos e outros tipos de comercialização, o Notificações Inteligentes envia mensagens personalizadas para seu cliente.

Conheça detalhes sobre todos os serviços que oferecemos para que o seu negócio tenha sucesso na internet. Conheça as soluções do Notificações Inteligentes.

Como automatizar o WhatsApp Business com Notificações Inteligentes

Com o Notificações Inteligentes, você e sua equipe terão mais tempo para focar em atividades-chaves ao negócio, dedicando mais tempo a atendimentos humanizados e tornando o WhatsApp uma verdadeira máquina de vendas.

Veja alguns casos de uso mais comuns:

E-commerce

  • Rastreamento de mercadoria;
  • Lembrador de boletos;
  • Andamento do pedido.

Mercado de encapsulados

  • Emissão de pedido com boleto;
  • Pagamento de boleto realizado;
  • Pedido despachado.

Cursos e Infoprodutos

  • Aguardando processamento do cartão de crédito;
  • Boleto impresso;
  • Carrinho abandonado;
  • Estorno feito;
  • Pagamento aprovado;
  • Pedido cancelado (cartão recusado);
  • Status da assinatura.

Para levar todos os benefícios da automatização para o seu atendimento, veja como é simples:

  1. Acesse o site do Notificações Inteligentes;
  2. Conheça nossos planos e escolha aquele que seja mais adequado ao seu negócio;
  3. Faça a integração com a plataforma de e-commerce e/ou serviços de Marketing Digital;
  4. Configure as mensagens que deseja enviar – como notificações sobre pedido, pagamento, rastreio e outras;
  5. Pronto! Agora é só aguardar as ações dos clientes e verificar as mensagens enviadas.

Não perca mais tempo para automatizar o atendimento pelo aplicativo, de maneira prática e com excelente custo-benefício. Venha, agora mesmo, para o Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.

Comece Agora

Você está a um passo de aumentar suas vendas e reduzir reclamações.