BLOG

Atualizações no WhatsApp [2022]: tirar o online

Uma das atualizações mais esperadas do WhatsApp finalmente chegou! A partir dela, o mensageiro oferece a possibilidade aos usuários de tirar o “online” do status. A medida foi anunciada pela própria empresa e a ideia é que a opção chegue para todos em breve. 

Mas, além dela, outras novidades foram divulgadas pela companhia; são elas: saída silenciosa de grupos e bloqueio de capturas de tela em imagens com visualização única.

Se você ainda não foi contemplado com a retirada do online do WhatsApp, fique tranquilo! Por aqui, a gente vai mostrar maneiras para você se manter offline no aplicativo, ainda que esteja usando o app.

Veja, a seguir, os tópicos sobre os quais vamos conversar nos próximos minutos:

Continue com a gente e descubra detalhes sobre a atualização do WhatsApp.

Atualização do WhatsApp [2022]: ficar offline no aplicativo

De acordo com pesquisa Mobile Trend, feita pelo Grupo Croma, o WhatsApp é utilizado como ferramenta de trabalho por 60% dos entrevistados.

Além disso, o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones do país, segundo levantamento realizado pela Opinion Box.

A escolha massiva dos brasileiros pelo WhatsApp como canal de comunicação não é à toa. O mensageiro é fácil e simples de ser utilizado.

Para Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma:

Os smartphones se tornaram itens indispensáveis na vida das pessoas, que ficam conectadas quase o tempo todo. Desse modo, a comunicação via WhatsApp se torna mais prática e efetiva, principalmente quando envolve mais de uma pessoa na mesma conversa”.

Mas, o status do aplicativo também pode ser uma dor de cabeça para quem o utiliza no ambiente corporativo.

Nem sempre é possível estar disponível para novas conversas e o aviso de “online” pode complicar as relações mantidas nesse ambiente digital.

Por isso, em muitos casos, o usuário gostaria apenas de conferir novas mensagens ou verificar conteúdos sem ser interrompido por outras notificações.

Então, a atualização do WhatsApp para ficar offline será positiva para aqueles que preferem se manter ocultos durante o uso do aplicativo. 

O próprio mensageiro afirmou que: “ver quando amigos ou familiares estão online nos faz sentir ainda mais ligados uns aos outros. Mas todo mundo tem aquele momento em que quer ver o WhatsApp sem ser incomodado”. 

Assim, o app anuncia sua atualização para ficar off: “para esses momentos, trouxemos a possibilidade de selecionar quem pode ou não ver quando você está online”.

Além da possibilidade de ocultação do status, o aplicativo anunciou outras duas mudanças:

  1. Saída silenciosa de grupos do WhatsApp; e 
  2. Bloqueio de capturas de tela para mensagens de visualização única.

Confira detalhes:

Saída silenciosa de grupos do WhatsApp

O aplicativo também promete que, a partir da nova atualização, os participantes de grupos poderão sair sem que os demais membros percebam. Até então, o grupo sinalizava, no meio das conversas, que uma pessoa havia saído.

Segundo o mensageiro, “em vez de notificar o grupo todo quando alguém sair, só os administradores saberão”. Fontes também afirmam que os outros membros ainda terão acesso à lista de participantes.

Então, a partir da atualização, as pessoas poderão sair de grupos de WhatsApp de forma silenciosa, sem despertar a atenção dos demais contatos.

Quer saber como administrar grupos de WhatsApp de maneira prática e efetiva?
Conheça agora mesmo o Grupos Inteligentes.

Bloqueio de capturas de tela para mensagens de visualização única

A exemplo de outros aplicativos – como o Instagram – , o WhatsApp lançou há um tempo a versão de foto com visualização única. Então, a funcionalidade faz com que o contato que recebe a mensagem possa ver a imagem apenas uma vez, sem repetição.

Com o update, a ideia é que o aplicativo bloqueie a função de captura de tela (o famoso print), quando o recebedor abrir a foto recebida. 

Segundo o aplicativo, a novidade tem como objetivo oferecer ainda mais proteção aos usuários do mensageiro.

O recurso está em teste e, de acordo com WhatsApp, “será implementado em breve”. 

Descubra como você pode usar as fotos temporárias em seu WhatsApp para alavancar as vendas do negócio.

Como tirar o online do WhatsApp e ficar offline no aplicativo

Até aqui, você pode conferir as principais informações sobre a atualização do WhatsApp para ficar off no app. Agora, vamos à parte prática? 

Veja, então, como ocultar o status online do aplicativo mensageiro:

  1. Vá até o WhatsApp em seu smartphone e, na tela inicial, toque nos 3 pontinhos do canto superior da tela;
  2. Em seguida, localize “Configurações” e, na nova janela, toque em “Conta”;
  3. Agora, toque em “Privacidade” e, logo depois, em “Visto Por Último e Online”;
  4. Então, escolha entre as opções “Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”.
  5. Basta retornar à tela central do aplicativo para usar os seus recursos com o status online ocultado.

Ainda não recebi a atualização de tirar o online do WhatsApp – o que posso fazer?

De acordo com o anúncio da empresa, a atualização começaria a ser implementada para todos os usuários no mês de agosto, em 2022. Mas, se você ainda não consegue ficar offline no WhatsApp, trouxemos algumas soluções que podem resolver a questão; veja logo abaixo:

Atualize o WhatsApp

A primeira tarefa é atualizar o aplicativo. A novidade do WhatsApp está disponível para a última versão do mensageiro. Então, faça a atualização seguindo este passo a passo:

  1. Localize a nova versão do WhatsApp na loja de aplicativos:
    1. Para WhatsApp Messenger: vá até a Play Store (Android) ou App Store (Apple)
    2. Para WhatsApp Business: vá até a Play Store (Android) ou App Store (Apple)
  2. Em seguida, verifique se há um botão com a palavra “Atualizar”:
    1. Se não houver atualização disponível, será necessário aguardar mais um pouco
    2. Em caso positivo, toque sobre ele e aguarde o download
  3. Depois que a atualização foi baixada, reinicie o app e você já pode usar o WhatsApp com os novos recursos.

Vale a pena usar aplicativos paralelos para tirar o online do WhatsApp?

Como você pode conferir, algumas pessoas ainda não foram contempladas com a atualização do WhatsApp. Mesmo com o app em sua última versão, certos usuários não conseguem ocultar o status online do mensageiro.

Mas existem alguns aplicativos paralelos que prometem resolver a vida de quem quer usar o WhatsApp sem aparecer para outros usuários, como o GB e FM.

Há um tempo, estes apps já escondem o status dos demais contatos. Além disso, eles ocultam o “digitando” e “gravando áudio”, que também denunciam a presença online dos usuários.

Entretanto, a utilização de aplicativos considerados piratas não é uma boa ideia – afinal, pessoas e marcas que usam GB, FM e semelhantes podem ser penalizadas pelo WhatsApp. 

Em primeiro lugar, a conta não tem acesso a recursos do WhatsApp Business – catálogo e link para o site oficial, entre outros.

Ainda que usuários possam desfrutar de funcionalidades extras com os apps paralelos, não será possível contratar serviços de central de atendimento e envio automático de mensagens – como o Notificações Inteligentes.

Outro ponto a ser considerado é o risco de ataques e invasões de hackers, devido à pouca segurança destes mensageiros.

Além disso, a conta pode ser denunciada e até banida de forma permanente quando o aplicativo utilizado é o GB ou FM. Isso acontece porque eles ferem o Termos de Serviço do WhatsApp.

Uma vez que a empresa recebe uma denúncia ou percebe a utilização do mensageiro pirata, pode retirar o acesso do usuário à sua conta. 

Nesse caso, os danos podem ser bem graves – como prejuízos à imagem da marca, necessidade de reativação de contatos até a perda de vendas.

Por isso, não vale a pena arriscar a conta do WhatsApp pessoal ou comercial com o uso de apps paralelos para ocultar o status do WhatsApp.

Quero ter mais recursos para o meu negócio com o WhatsApp – conheça o Notificações Inteligentes

Até aqui, você pode conhecer as novidades anunciadas pelo WhatsApp – ocultação do status online, saída silenciosa dos grupos e bloqueio de print.

Mas, você sabia que é possível transformar a utilização do aplicativo em uma verdadeira central de atendimento? Com o Notificações Inteligentes, o WhatsApp ganha dezenas de funcionalidades e potencializa os resultados do negócio.

Além disso, a ferramenta profissionaliza e qualifica as conversas mantidas pelo mensageiro com os leads e clientes da empresa. Assim, as suas chances de sucesso na internet – e fora dela – aumentam consideravelmente!

O Notificações Inteligentes pode ser integrado a dezenas de plataformas de e-commerce, de infoprodutos e empresas intermediadoras de pagamento. 

Então, em poucos minutos, você pode integrar o seu negócio digital à nossa ferramenta e aproveitar as diversas funcionalidades extras que oferecemos em nossos planos.

Com o nosso sistema, sua empresa poderá enviar as seguintes mensagens pelo WhatsApp, de forma 100% automática:

  • Notificações sobre vendas/entrega;
  • Mensagens de recuperação de carrinho;
  • Campanhas;
  • E muito mais!

A seguir, conversamos sobre as principais funcionalidades extras que o Notificações Inteligentes disponibiliza para o seu negócio; confira:

Funções oferecidas pelo Notificações Inteligentes 

  • Fila de envios

Sua empresa recebe muitas mensagens e, às vezes, é desafiador responder todas elas? Então, você precisa conhecer nossa função “fila de envios”. Com ela, é possível agendar e ter um controle melhor do processo de notificações.

Confira detalhes sobre a fila de envios.

  • Mensagens predefinidas

Permitem que a empresa cadastre textos e os utilize, por intermédio de atalhos, em seus atendimentos. De forma rápida, os atendentes têm disponíveis respostas às principais dúvidas levantadas pelos contatos.

Confira detalhes sobre as mensagens predefinidas.

  • Lembrador de boletos e de Pix

A conversão de boletos e Pix pode aumentar consideravelmente com a nossa funcionalidade de lembrete. Com ela, o sistema envia mensagens automáticas horas antes do vencimento e após, lembrando os clientes sobre o pagamento da compra realizada.

Confira detalhes sobre o lembrador de boletos e lembrador de Pix.

  • Mensagem de resposta automática

Recebeu uma mensagem fora do horário de atendimento da empresa?

O Notificações Inteligentes oferece a opção de configurar mensagens automáticas dentro da própria central de atendimento.

Confira detalhes sobre a mensagem de resposta automática.

  • Chat de atendimento

O alto volume de mensagens no WhatsApp não será mais um problema para a sua empresa. Com o chat de atendimento, é possível responder a todas as demandas com qualidade e profissionalismo usando o Notificações Inteligentes.

Confira detalhes sobre o chat de atendimento.

  • Customizações avançadas

Personalize os textos trocados em conversas no mensageiro e tenha uma comunicação humanizada pelo aplicativo. Nossa ferramenta oferece customizações avançadas, automatizando a inserção de dados dos clientes e das compras nas mensagens.

Confira detalhes sobre as customizações avançadas.

Com o Notificações Inteligentes, fica fácil realizar atendimentos personalizados pelo WhatsApp.

Mas, as funções extras que disponibilizamos para o app mensageiro não param por aí! 

Veja todas as funcionalidades a que você terá acesso com o Notificações Inteligentes.

O que você precisa lembrar sobre a atualização do WhatsApp

  • A empresa anunciou que, a partir de agosto de 2022, os usuários do mensageiro poderão tirar seu status de online do aplicativo;
  • A opção será oferecida às pessoas de maneira gradual e deverá ficar disponível para todos os que usam o app;
    • Caso a novidade ainda não apareça em seu aparelho, tente fazer a atualização do aplicativo diretamente no Google Play Store ou Apple Store;
  • Mas, além da ocultação do status, o WhatsApp divulgou duas outras novas funções: saída silenciosa dos grupos e bloqueio de captura de tela de imagens com visualização única.

Para ter acesso a mais funcionalidades do aplicativo em seu uso profissional, contrate um dos planos do Notificações Inteligentes.

Conheça nossos planos agora mesmo.